Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
Leia o excerto de texto a seguir: “Como a maioria das obras de Platão, A República é escrita na forma de diálogo, mais especificamente um diálogo narrado, em que Sócrates parece falar a uma audiência desconhecida, com tons bastante dramáticos.”
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Textos Clássicos de Filosofia Antiga acerca da estrutura das obras de Platão, assinale a opção correta:
A As obras de Platão estão estruturadas pela dialética, como proposta filosófica de depurar os argumentos apresentados.
B O mais correto seria listar esta obra de Platão entre as denominadas tragédias gregas, já que se trata de um texto escrito para o teatro.
C A República, na verdade, não deveria constar entre os diálogos platônicos, já que seu texto se constitui de um discurso político.
D Nos diálogos platônicos, a figura filosófica por excelência é a de Aristóteles.
E A forma dialogal foi uma maneira encontrada pelo filósofo para propor questões religiosas que contrariavam a tradição.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao excerto sobre "A República" de Platão e a estrutura das obras dele: A) As obras de Platão estão estruturadas pela dialética, como proposta filosófica de depurar os argumentos apresentados. - Esta opção está correta, pois a dialética é uma característica fundamental dos diálogos de Platão, onde ele busca refinar e depurar argumentos. B) O mais correto seria listar esta obra de Platão entre as denominadas tragédias gregas, já que se trata de um texto escrito para o teatro. - Esta opção é incorreta, pois "A República" não é uma tragédia, mas um diálogo filosófico. C) A República, na verdade, não deveria constar entre os diálogos platônicos, já que seu texto se constitui de um discurso político. - Esta opção é enganosa, pois "A República" é, de fato, um diálogo platônico, mesmo que aborde questões políticas. D) Nos diálogos platônicos, a figura filosófica por excelência é a de Aristóteles. - Esta opção é incorreta, pois a figura central nos diálogos de Platão é Sócrates, não Aristóteles. E) A forma dialogal foi uma maneira encontrada pelo filósofo para propor questões religiosas que contrariavam a tradição. - Esta opção é imprecisa, pois a forma dialogal é mais voltada para a exploração de questões filosóficas e éticas do que especificamente religiosas. Diante dessa análise, a alternativa correta é: A. As obras de Platão estão estruturadas pela dialética, como proposta filosófica de depurar os argumentos apresentados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte fragmento de texto: “A abordagem platônica distancia-se das explicações dos primeiros pensadores e abre a perspectiva para uma explicação metafísica da realidade na qual a psykhé é justificada pela existência de uma realidade transcendente e inteligível.”
Com base na leitura do fragmento de texto e dos conteúdos do livro-base Textos Clássicos de Filosofia Antiga, acerca da perspectiva platônica sobre o conhecimento, assinale a opção correta:
A Diferente das abordagens dos pensadores que o precederam, Platão propõe um modelo de razão e de conhecimento que ultrapassa a empiria (experiência).
B Para Platão, a alma assim como as ideias têm realidade concreta, por isso todo conhecimento deveria se basear na experiência.
C Para Platão, a alma assim como as ideias têm realidade concreta, por isso todo conhecimento deveria se basear na experiência.
D Como as ideias só são acessíveis após a morte, Platão defende a prática da hipnose como ferramenta de conhecimento filosófico.
E Como seguidor de Heráclito, Platão defende que neste mundo de mudanças constantes, o único conhecimento que temos seguro é a certeza da morte.

Mais conteúdos dessa disciplina