Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta:
I. Assim como a classe média, o proletariado russo assimilava do Ocidente uma ideologia que ainda não esgotara a própria vitalidade.
II. Para Lênin os capitalistas encontraram na Rússia um governo solicito, uma massa de trabalhadores desorganizados e um padrão de vida reduzido, gerando ainda mais lucros.
III. Também uma relativa massa operária.
IV. Para Lênin os capitalistas encontraram na Rússia um governo solicito, uma massa de trabalhadores desorganizados e um padrão de vida reduzido, gerando ainda mais lucros.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e IV estão corretas.
User badge image
Questões para o Sucesso

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. Assim como a classe média, o proletariado russo assimilava do Ocidente uma ideologia que ainda não esgotara a própria vitalidade. Essa afirmativa é um pouco vaga, mas pode ser considerada correta, pois o proletariado russo, assim como a classe média, estava influenciado por ideologias ocidentais. II. Para Lênin, os capitalistas encontraram na Rússia um governo solicito, uma massa de trabalhadores desorganizados e um padrão de vida reduzido, gerando ainda mais lucros. Essa afirmativa é verdadeira e reflete a análise de Lênin sobre a situação da Rússia em relação ao capitalismo. III. Também uma relativa massa operária. Essa afirmativa é muito vaga e não fornece informações suficientes para ser considerada correta ou incorreta. IV. Para Lênin, os capitalistas encontraram na Rússia um governo solicito, uma massa de trabalhadores desorganizados e um padrão de vida reduzido, gerando ainda mais lucros. Essa afirmativa é idêntica à II e, portanto, também é verdadeira. Agora, vamos às alternativas: a. Apenas II e III estão corretas. (Incorreta, pois II e IV estão corretas, mas III é vaga) b. Apenas II, III e IV estão corretas. (Incorreta, pois III é vaga) c. Apenas I, III e IV estão corretas. (Incorreta, pois III é vaga) d. As alternativas I, II, III e IV estão corretas. (Incorreta, pois III é vaga) e. Apenas II e IV estão corretas. (Correta, pois II e IV são verdadeiras) Portanto, a alternativa correta é: e) Apenas II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Rússia saiu da Grande Guerra após conflitos internos. A realidade é que a Rússia via apenas perdas e doze anos antes já havia eclodido uma revolta contra o czar, após a derrota do país contra o Japão. O movimento foi dissolvido, mas algumas concessões foram feitas, como a constituição de uma assembleia representativa. Entretanto, o governo do czar permanecia despótico e corrupto, gerando desconfiança de todas as classes sociais.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Diferentemente da Europa ocidental, a Rússia permanecia praticamente agrária, baseando-se em um regime democrata.
( ) A classe média russa não havia se desenvolvido e ido para o espectro político. Em suma, o país vivia uma estagnação econômica e autonomia política e econômica de uma burguesia era praticamente nula.
( ) A pequena industrialização russa foi motivada pela entrada de capital estrangeiro, o que gerou também uma relativa massa operária.
( ) Ao contrário da classe média, o proletariado russo assimilava do Ocidente uma ideologia que ainda não esgotara a própria vitalidade.
a. V, F, V, F.
b. V, V, F, F.
c. F, V, V, V.
d. V, V, V, V.
e. F, F, V, V.

A África foi palco de bruscas mudanças entre os anos de 1880 e 1910, que coincide com as investidas imperialistas de países europeus sobre o vasto continente. Até 1880 algumas poucas áreas estavam sob o regime colonial europeu, e havia uma imensa área cujo o governo estava nas mãos de seus próprios reis, rainhas, impérios, chefes de clã, e toda sorte de governos.
Não obstante, quanto a este assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A colonização europeia no continente africano ocorreu de forma pacífica e sem resistências por parte das lideranças locais.
II. A colonização europeia no continente africano não veio sem hostilidades e resistências por parte das lideranças locais, que em sua grande maioria defenderam a soberania de seus povos ante as investidas dos europeus.
III. Entretanto, é importante pontuar que muitos viam com bons olhos a chegada de novas tecnologias e não viam a presença de europeus como ameaça a sua soberania, exemplo disso foi a criação de escolas primárias e secundárias na Costa do Ouro e na Nigéria. Além disso, muitos africanos ricos enviavam os filhos para a Europa, a fim de receberem educação superior.
IV. Até 1880 os africanos possuíam relações de livre comércio com a Europa e outras localidades, bem como julgavam-se militarmente e religiosamente – a religião foi uma importante arma contra colonialismo – caso os europeus ou qualquer outro povo ousasse ameaçar sua independência.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em imperialismo, que determinados países agem de forma imperialista, mas você sabe o que significa esse conceito? É preciso compreendê-lo enquanto condição histórica que anda lado a lado com o capitalismo, que diz respeito ao período específico, mas que possui múltiplas expressões ao redor do globo até os dias atuais.
Neste sentido, analise as asserções abaixo:
I. Muitas sociedades se definiram como impérios, como o Império Romano, Império Britânico, Império Português, Império Espanhol, dentre tantos outros.
II. Sobre o modus operandi imperialista, que em síntese podemos entender que é a expansão violenta por parte dos Estados, ou de sistemas políticos análogos, da área territorial da sua influência ou poder direto, e formas de exploração econômica em prejuízo dos Estados ou povos subjugados.
III. Além da conquista formal desses territórios, os países imperialistas também exerciam pressão política e econômica sobre a América Central, principalmente sobre os Estados Unidos.
IV. Na visão de Hobsbawm, o imperialismo inaugurou um novo capítulo no cenário mundial. O volume de exportações dos países imperialistas dobrou neste período, quilômetros e mais quilômetros de vias férreas foram construídas, colocando em jogo também a economia dos países periféricos.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Ainda hoje, usamos o conceito de imperialismo como um adjetivo para nos referir às nações cuja política externa tem como um dos escopos intervir na soberania de outros países. Não obstante, esse conceito está ligado ao contexto do último quartel do século XIX e início do século XX. A ideia de dominação esteve ancorada em aspectos econômicos, políticos e culturais e foi sujeita a algumas análises teóricas.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo:
I. Os países imperialistas exerciam pressão política e econômica sobre a América Latina, por isso todas as potências ousavam desafiar os Estados Unidos, que desde a Doutrina Monroe de 1823, mostrava hostilidade a qualquer tipo de colonização em seu país.
II. É preciso compreender o imperalismo enquanto condição histórica que anda lado a lado com o capitalismo, que diz respeito ao período específico, mas que possui múltiplas expressões ao redor do globo até os dias atuais.
III. Muitas sociedades se definiram como impérios, como o Império Romano, Império Britânico, Império Português, Império Espanhol, dentre tantos outros.
IV. Apesar da humanidade sempre ter convivido com Impérios, Eric Hobsbawm (2008) afirma que entre 1875 e 1914 nunca tantos governantes se declararam imperadores. Esse foi o caso da Alemanha, Áustria, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha e outros países fora da Europa, tais como China, Japão, Pérsia, dentre outros.
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

Por que ideias socialistas encontraram terreno fértil em um país que sequer havia passado pela industrialização de fato? Diferente da Inglaterra ou da França onde as demandas dos trabalhadores eram absorvidas pelas ideias reformistas dos liberais, na Rússia não vigorava essa tradição e muito menos havia esperança que houvesse mudanças por meio constitucionais. Desde o início, os líderes do movimento proletário acreditavam que era necessária uma ruptura violenta com o regime vigente e o que dizia o Manifesto Comunista, de Marx e Engels representava uma verdade para os trabalhadores (HILL, 1977).
Não obstante, analise as afirmativas abaixo:
I. A razão fundamental para a Revolução foi a incompatibilidade entre o regime czarista e as exigências da civilização moderna.
II. A Grande Guerra veio acelerar a crise, pois os conflitos anteriores que acabaram deflagrando a Grande Guerra, como o embate com o Japão em 1905, trouxeram não apenas a derrota, mas também geraram insatisfação com um governo ineficiente e corrupto.
III. O que se desenrolou na Revolução de 1905, que instituiu a Duma, uma espécie de assembleia legislativa, com representantes eleitos pelo povo.
IV. A guerra criou uma situação delicada para a Rússia e para o czar, na medida que as tropas avançavam elas ficavam sem os suprimentos básicos.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

Em 1880, graças ao desenvolvimento da revolução industrial na Europa e ao progresso tecnológico que ela acarretara – invenção do navio a vapor, das estradas de ferro, do telégrafo e sobretudo da primeira metralhadora, a Maxim –, os europeus que eles iam enfrentar tinham novas ambições políticas, novas necessidades econômicas e tecnologia relativamente avançada. Por outras palavras, os africanos não sabiam que o tempo do livre-cambismo e do controle político oficioso cedera lugar, conforme diz Basil Davidson, à “era do novo imperialismo e dos monopólios capitalistas rivais” (BOAHEN, 2010, p. 07).
Deste modo, analise as afirmativas abaixo quanto a este período:
I. Isso quer dizer que os europeus já não queriam apenas trocar produtos, mas sim exercer um controle político sobre o continente, assim naquela altura, o armamento europeu superava tecnologicamente as armas na África.
II. Com a partilha da África, o mapa do continente não sofreu nenhuma alteração.
III. Os tratados afro-europeus dividiam-se em duas categorias. Primeiramente houve aqueles sobre o tráfico de escravos e o comércio, que foram fonte de conflitos e provocaram a intervenção política europeia nos assuntos africanos. Depois, vieram os tratados políticos.
IV. As consequências da Conferência de Berlim se mostraram na legitimação do que se designou zonas de confronto.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas.

A ideia da existência de povos “inferiores” e “superiores”, encontrada como uma justificativa moral para o imperialismo, estava fortemente ancorada nos ideários de progresso econômico, moral, científico, bem como na concepção de darwinismo social. Mayer (1987), aponta que o darwinismo social se transformou na acepção aceita entre as classes dominantes e os governantes.
Diante este contexto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) O Imperialismo surge também como um instrumento essencial para fazer face às contradições do capitalismo e para prolongar a sua sobrevivência, estendendo-as ao âmbito internacional com a exploração de outros povos e permitindo com isso fazer concessões à classe operária das metrópoles capitalistas.
( ) Para os marxistas, a superação do Imperialismo, só seria possível mediante a superação do próprio socialismo.
( ) Outra tese acerca do imperialismo advém da corrente social-democrata. Essa abordagem nega a relação entre capitalismo e imperialismo, bem como a crença de que qualquer tendência imperialista que o capitalismo possa ter e possa ser eliminada através reformas democráticas e econômico-sociais.
( ) Para Schumpeter o imperialismo é resultado de fatores pré-capitalistas. Não haveria, portanto, um interesse econômico direto na expansão imperialista, mas sim um fator político de manutenção de poder e prestígios.
a. F, V, V, F.
b. V, F, V, F.
c. V, F, V, V.
d. V, F, F, V.
e. F, V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina