Logo Passei Direto
Buscar
Em uma Análise Ergonômica do Trabalho, faz-se o Laudo Ergonômico do Trabalho, que é uma análise do risco ergonômico a que um indivíduo está sujeito em um posto de trabalho específico.
Quanto à análise ergonômica do trabalho, assinale a alternativa correta.
A) Os riscos ambientais são avaliados de forma qualitativa e quantitativa, procedendo-se, em seguida, ao enquadramento de acordo com os dispositivos legais.
B) O laudo ergonômico deve ser atualizado mensalmente, e o descumprimento deste dispositivo acarreta autuação e multa pelas autoridades competentes.
C) A exemplo do PPRA, os dados da análise ergonômica do trabalho deverão ser mantidos por um período mínimo de 50 (cinquenta) anos.
D) A análise ergonômica do trabalho pode ser feita por amostragem, sem necessidade de levantamento dos riscos ergonômicos de pessoa a pessoa.
E) O Laudo Ergonômico deve ser realizado pelo próprio trabalhador daquele posto de trabalho específico, pois ninguém melhor que ele para descrever as dificuldades da tarefa executada.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à Análise Ergonômica do Trabalho: A) Os riscos ambientais são avaliados de forma qualitativa e quantitativa, procedendo-se, em seguida, ao enquadramento de acordo com os dispositivos legais. - Esta alternativa está correta, pois a análise ergonômica deve considerar tanto a avaliação qualitativa quanto a quantitativa dos riscos. B) O laudo ergonômico deve ser atualizado mensalmente, e o descumprimento deste dispositivo acarreta autuação e multa pelas autoridades competentes. - Essa afirmação não é verdadeira, pois a atualização do laudo não tem um prazo fixo mensal. C) A exemplo do PPRA, os dados da análise ergonômica do trabalho deverão ser mantidos por um período mínimo de 50 (cinquenta) anos. - Essa informação não está correta, pois o prazo de armazenamento dos dados não é de 50 anos. D) A análise ergonômica do trabalho pode ser feita por amostragem, sem necessidade de levantamento dos riscos ergonômicos de pessoa a pessoa. - Essa afirmação não é adequada, pois a análise deve ser abrangente e considerar os riscos de cada trabalhador. E) O Laudo Ergonômico deve ser realizado pelo próprio trabalhador daquele posto de trabalho específico, pois ninguém melhor que ele para descrever as dificuldades da tarefa executada. - Embora o trabalhador possa contribuir, o laudo deve ser elaborado por um profissional qualificado em ergonomia. Diante da análise, a alternativa correta é: A) Os riscos ambientais são avaliados de forma qualitativa e quantitativa, procedendo-se, em seguida, ao enquadramento de acordo com os dispositivos legais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e especializada em questões do trabalho, sendo seus principais objetivos: proteção da saúde do trabalhador e melhoria de suas condições de vida. Dentro do Direito do Trabalho, a segurança do trabalho é chamada de Direito Tutelar do Trabalho. A Constituição Brasileira de 1988 foi de suma importância para a efetivação das normas de segurança do trabalho. Dentre os direitos sociais garantidos, o direito à saúde e à segurança dos trabalhadores está assegurado, de acordo com o artigo 7º, inciso XXII, que explicita: “redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”.
Com base no texto lido, analise a seguinte situação. Júlio César, engenheiro de produção e gestor de uma empresa, foi informado de que Paulo, digitador de todos os documentos e memorandos da mesma empresa, adquiriu Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT). Considerando o exposto sobre doença profissional e doença do trabalho, dentro do cenário apresentado, julgue as afirmacoes a seguir.
I. Paulo teve uma doença profissional decorrente de uma situação comum na categoria dos digitadores.
II. A Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT) adquirida por Paulo é considerada um acidente de trabalho.
III. A doença profissional é considerada um tipo de doença ocupacional, logo Paulo teve uma doença ocupacional.
A) I e III, apenas.
B) II, apenas.
C) I, II e III.
D) I, apenas.
E) II e III, apenas.

A Segurança e Medicina do Trabalho é um importante segmento da ciência, relacionado ao Direito do Trabalho, incumbido de oferecer condições de proteção à saúde do trabalhador no local de trabalho. O meio ambiente do trabalho integra o rol dos direitos humanos fundamentais e tem por objetivo o respeito da dignidade da pessoa humana.
A respeito das regras de segurança e saúde do trabalho, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, julgue os itens a seguir.
I. Bruno trabalha em uma oficina e está exposto a riscos inerentes à atividade. Nesse caso, cabe à empresa instruir os empregados em relação às precauções que devem ser tomadas para evitar acidentes do trabalho, e cabe a Bruno observar as normas de segurança e medicina do trabalho.
II. Pedro trabalha em uma indústria e seu empregador realizou uma reunião com todos os empregados, para instruções a serem adotadas no ambiente de trabalho. Sem justificativa, Pedro se recusou a aceitar as instruções expedidas pelo empregador. Nesse caso, a recusa constitui ato faltoso de Pedro.
III. A empresa em que Luís trabalha forneceu aos empregados máscara e óculos, para uso individual, como proteção aos riscos da atividade. Luís resolveu utilizar apenas os óculos. Nesse caso, não há que se falar em ato faltoso, pois, como os equipamentos são individuais, cada empregado tem autonomia para decidir sobre o seu uso.
A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, apenas.
D) III, apenas.
E) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina