Logo Passei Direto
Buscar
É fato, que um contrato, independentemente de ser público ou privado, é um instrumento formal. No entanto, quando o contrato é um contrato administrativo, pode-se afirmar que a tal formalidade é ainda mais requerida e que é indispensável, sob pena de nulidade. Em outras palavras, os contratos e seus aditamentos terão forma escrita e serão juntados ao processo que tiver dado origem à contratação, divulgados e mantidos à disposição do público em sítio eletrônico oficial (Art. 91, caput, da Lei 14.133/2021).
Diante do contexto apresentado, pode-se afirmar que:
a. Antes de formalizar ou prorrogar o prazo de vigência do contrato, basta que a Administração verifique a regularidade fiscal do contratado.
b. Os contratos verbais são nulos e de nenhum efeito, sem exceções.
c. Será admitida a forma eletrônica na celebração de contratos e de termos aditivos, atendidas as exigências previstas em regulamento.
d. Contratos relativos a direitos reais sobre imóveis serão formalizados por escritura pública lavrada em notas de tabelião, cujo teor deverá ser mantido em sigilo.
e. Em hipótese alguma será admitida a manutenção em sigilo de contratos e de termos aditivos.
User badge image
Questões para o Sucesso

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas à luz da Lei 14.133/2021, que trata dos contratos administrativos. a) Antes de formalizar ou prorrogar o prazo de vigência do contrato, basta que a Administração verifique a regularidade fiscal do contratado. - Esta afirmação é incorreta, pois a formalização de contratos administrativos exige mais do que apenas a verificação da regularidade fiscal. b) Os contratos verbais são nulos e de nenhum efeito, sem exceções. - Embora a regra geral seja que contratos administrativos devem ser escritos, existem exceções em situações específicas, portanto, essa afirmação é exagerada. c) Será admitida a forma eletrônica na celebração de contratos e de termos aditivos, atendidas as exigências previstas em regulamento. - Esta afirmação está correta, pois a lei permite a formalização eletrônica, desde que respeitadas as exigências legais. d) Contratos relativos a direitos reais sobre imóveis serão formalizados por escritura pública lavrada em notas de tabelião, cujo teor deverá ser mantido em sigilo. - A parte sobre o sigilo é incorreta, pois contratos administrativos devem ser públicos. e) Em hipótese alguma será admitida a manutenção em sigilo de contratos e de termos aditivos. - Esta afirmação é verdadeira, pois contratos administrativos são, em regra, públicos, mas existem exceções em casos específicos. Diante da análise, a alternativa correta é: c) Será admitida a forma eletrônica na celebração de contratos e de termos aditivos, atendidas as exigências previstas em regulamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Fernanda e Cecília, fabricantes de material de limpeza e higiene pessoal, participaram de um pregão, do tipo menor preço, e se sagraram vencedoras. Após assinarem o contrato, iniciaram o fornecimento de Álcool Gel ao município contratante. Fernanda e Cecília não cumpriram rigorosamente o contrato, quanto aos prazos e qualidade do produto entregue. Ou seja, atrasaram as entregas e entregaram o álcool em desacordo com as especificações requeridas. O órgão não teve o mesmo comportamento, ou seja, cumpriu suas obrigações contratuais, entre elas, o pagamento em dia das entregas que já foram realizadas. Diante desse cenário, o ente público totalmente insatisfeito, não quer mais manter o contrato.
A partir da situação narrada, pode-se afirmar que, o ente público pode e deve extinguir o contrato, pelo motivo de:
a. Não cumprimento de reservas de cargos.
b. Razões de interesse público.
c. Caso fortuito ou força maior.
d. Alteração social que restringe a capacidade do contratado de concluir o contrato.
e. Não cumprimento ou cumprimento irregular do contrato.

Quando a contratação requerer a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, a modalidade de licitação utilizada será o concurso. Nessa direção, o participante que se sujeitar às regras do edital poderá ser remunerado de duas formas, sendo elas: prêmio ou remuneração. Em outras palavras, segundo o art. 6º, inciso XXXIX, da Lei n.º 14.133/2021, “concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração aos vencedores”.
A partir do enunciado apresentado e dos conhecimentos adquiridos sobre a modalidade concurso, avalie as asserções a seguir: Está correto o que se afirma em:
I. O concurso observará as regras e condições previstas em edital, que indicará: I - a qualificação exigida dos participantes; II – as diretrizes e formas de apresentação do trabalho; e III - as condições de realização e o prêmio ou remuneração a ser concedida ao vencedor;
II. Nos concursos destinados à elaboração de projeto, o vencedor deverá ceder à Administração Pública, todos os direitos patrimoniais relativos ao projeto e autorizar sua execução conforme juízo de conveniência e oportunidade das autoridades competentes;
III. A modalidade concurso adota um rito especial que estará estabelecido em edital. Ademais, recepciona os critérios de julgamento melhor técnica ou conteúdo artístico.
a. III, apenas.
b. I apenas.
c. I e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I, II e III.

No que se refere a divulgação dos contratos administrativos, faz-se relevante destacar, que a referida divulgação deve acontecer via Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Em outras palavras, o legislador estabeleceu que a referida divulgação é indispensável para que o contrato seja considerado eficaz. Nessa direção, tanto os contratos quanto seus aditamentos, contados de suas assinaturas, devem ser divulgados nos seguintes prazos: (a) 20 (vinte) dias úteis, no caso de licitação; (b) 10 (dez) dias úteis, no caso de contratação direta. No entanto, se for caso de urgência, a eficácia de tais contratos ocorrerá a partir de sua assinatura, no entanto, sua publicidade no mesmo prazo deverá ser mantida. Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir: I. Se a divulgação for de um contrato de profissional do setor artístico, via inexigibilidade, os custos do cachê do artista, dos músicos ou da banda deverão ser identificados; II. No caso de obras, a Administração divulgará em sítio eletrônico oficial, em até 25 (vinte e cinco) dias úteis após a assinatura do contrato, os quantitativos e os preços unitários e totais que contratar e, em até 45 (quarenta e cinco) dias úteis após a conclusão do contrato, os quantitativos executados e os preços praticados; III. Os custos do transporte, hospedagem, infraestrutura, logística do evento e demais despesas específicas, não precisam ser identificados no ato de divulgação do contrato de profissional do setor artístico. Está correto o que se afirma em: a. I, II e III. b. I e III, apenas. c. II e III, apenas. d. I e II, apenas. e. I apenas.

O leilão é a modalidade de licitação empregada para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance (Art. 6º, inciso XL, 14.133/2021). Os bens inservíveis são aqueles que ainda têm algumas utilidades para alguns, porém, não mais para a Administração Pública; já os apreendidos são aqueles que são decorrentes de crime, por exemplo, bens contrabandeados; e os penhorados são os bens dados em penhor. Na modalidade “Leilão” será o vencedor aquele que oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. A partir do contexto apresentado, avalie as asserções a seguir: I. O Leilão poderá ser conduzido somente por leiloeiro terceirizado; II. A escolha do leiloeiro terceirizado deverá ser por meio de credenciamento, ou por meio de licitação na modalidade pregão, cujo critério de julgamento será por maior desconto; III. O rito adotado para o leilão é o rito comum, que deverá estar previsto por meio de Decreto. Ademais, para essa modalidade há necessidade de registro cadastral prévio, bem como fase de habilitação. Está correto o que se afirma em: a. I, II e III. b. I e II, apenas. c. II e III, apenas. d. I e III, apenas. e. II apenas.

Não há como falar de contratos administrativos, sem fazer menção às prerrogativas da Administração Pública. Entre tais prerrogativas, estão: (a) modificar unilateralmente; (b) extinguir unilateralmente; (c) fiscalizar; (d) aplicar sanções; (e) ocupar provisoriamente bens móveis e imóveis, entre outros. A justificativa para o exercício de tais prerrogativas, é a supremacia do interesse público sobre o particular.
Sobre as prerrogativas da Administração Pública, avalie as asserções a seguir: I. A extinção unilateral, decorre da necessidade de melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado; II. Risco à prestação de serviços essenciais, é uma das hipóteses de ocupação provisória de bens móveis e imóveis; III. As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos, não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado. Está correto o que se afirma em:
a. II apenas.
b. I e III, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina