Logo Passei Direto
Buscar
Nos países coloniais e dependentes, a burguesia nacional ainda podia desempenhar um papel progressista e até revolucionário, mesmo na época do imperialismo, especialmente se uma luta contra o imperialismo estrangeiro estava em andamento.
Ainda a esse respeito, analise as asserções abaixo:
I - A profundidade das transformações sociais e democráticas da sociedade dependiam da capacidade da classe trabalhadora de alcançar a hegemonia em momentos decisivos.
II - A força mais revolucionária era dos trabalhadores - o proletariado mais ou menos numeroso e o campesinato, que constituíam a maioria da população.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Aprendendo com Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada asserção: I - A profundidade das transformações sociais e democráticas da sociedade dependiam da capacidade da classe trabalhadora de alcançar a hegemonia em momentos decisivos. Verdadeira, essa afirmação reflete a ideia de que a classe trabalhadora tem um papel crucial nas transformações sociais e democráticas, especialmente em contextos de luta contra o imperialismo. II - A força mais revolucionária era dos trabalhadores - o proletariado mais ou menos numeroso e o campesinato, que constituíam a maioria da população. Verdadeira, essa afirmação também é correta, pois reconhece que tanto o proletariado quanto o campesinato são forças significativas em movimentos revolucionários, especialmente em sociedades coloniais e dependentes. Agora, vamos às alternativas: a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO) b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO) c. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (VERDADEIRO) e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. (FALSO) A alternativa correta é: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A expansão internacional dos estados capitalistas levou à criação de um mercado mundial e à integração dos países pré-capitalistas a este mercado, anunciando uma nova fase do capitalismo cujas implicações ainda estão sendo debatidas.
A esse respeito, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Os países situados na periferia do sistema capitalista mundial, tiveram seu desenvolvimento bloqueado em decorrência de suas relações econômicas com os países imperialistas capitalistas.
( ) O termo Terceiro Mundo tem sido utilizado em sua maioria para descrever países da África, Ásia e América Latina que compartilham rendas per capita relativamente baixas, altas taxas de analfabetismo, entre outros indicadores negativos.
( ) Países industrializados como Estados Unidos e Inglaterra são considerados países de Terceiro Mundo, devido a seus indicadores de inflação e desemprego.
a. V - V - F
b. F - F - V
c. F - V - F
d. V - V - V
e. V - F - F

As crises econômicas atravessadas pela França durante o séc. XVIII causaram o aumento de impostos para a população e serviu para aumentar o descontentamento e medo, a burguesia então se aproveitou desta insatisfação para impor o seu modelo.
Ainda a esse respeito, analise as afirmativas:
I - O regime absolutista tinha como base o mercantilismo.
II - O regime absolutista deu lugar ao liberalismo político e econômico.
III - As revoluções burguesas estabeleceram o domínio econômico e político da burguesia e abalaram as estruturas do sistema imperialista mundial.
IV - O regime absolutista tinha o comunismo como sistema econômico.
a. Somente I, III e IV estão corretas.
b. Somente II, III e IV estão corretas.
c. Somente II e III estão corretas.
d. Somente I, II e III estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Diferentes classes e grupos usavam diferentes métodos e formas de luta nas revoluções burguesas. Assim, a burguesia liberal recorria com mais frequência aos métodos da luta ideológica e parlamentar e o campesinato às revoltas anti feudais com a tomada de domínios nobres, a divisão de terras e assim por diante.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I - Os métodos de luta característicos do proletariado foram as greves, manifestações, revoltas urbanas e rebelião armada.
II - As revoluções burguesas, cada uma de sua maneira, contribuíram para a conquista da cidadania e dos direitos fundamentais.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As ideias iluministas de liberalismo político e econômico se propagaram pela Europa colocando em xeque os princípios absolutistas. Os interesses da burguesia ao querer ampliar mercados para seus produtos, chocavam-se diretamente com o monopólio comercial comum a todos os regimes absolutistas.
Assinale a alternativa que corresponde a um dos principais influenciadores dos movimentos de revolta:
a. Voltaire
b. Diderot
c. Rousseau
d. Aristóteles
e. Montesquieu

Mais conteúdos dessa disciplina