Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
A expansão global da Europa Ocidental entre as décadas de 1760 e 1870 diferiu em vários aspectos importantes do expansionismo e colonialismo dos séculos anteriores. Junto com a ascensão da revolução industrial, que os historiadores econômicos geralmente atribuem a década de 1760, e a expansão contínua da industrialização nos países construtores de impérios, ocorreu uma mudança na estratégia de comércio com o mundo colonial.
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I - As nações em industrialização tornaram-se cada vez mais ofertantes em busca de mercados para o volume crescente de seus bens produzidos por máquinas.
II - Especiarias, açúcar e escravos tornaram-se relativamente mais importantes com o avanço da industrialização.
III - a mudança nos padrões de comércio acarretou a longo prazo mudanças na política e prática colonial, bem como na natureza das aquisições coloniais.
IV - A urgência de criar mercados e a pressão incessante por novos materiais e alimentos acabaram se refletindo nas práticas coloniais.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.
User badge image
Desafios para Aprender

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I - As nações em industrialização tornaram-se cada vez mais ofertantes em busca de mercados para o volume crescente de seus bens produzidos por máquinas. Verdadeiro, isso é um reflexo direto da Revolução Industrial, onde a produção em massa exigia novos mercados. II - Especiarias, açúcar e escravos tornaram-se relativamente mais importantes com o avanço da industrialização. Falso, embora esses produtos tenham sido importantes no período colonial anterior, com a Revolução Industrial, a demanda por produtos manufaturados aumentou mais do que a demanda por esses itens tradicionais. III - A mudança nos padrões de comércio acarretou a longo prazo mudanças na política e prática colonial, bem como na natureza das aquisições coloniais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a nova dinâmica de comércio influenciou as políticas coloniais. IV - A urgência de criar mercados e a pressão incessante por novos materiais e alimentos acabaram se refletindo nas práticas coloniais. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a necessidade de novos mercados e recursos impulsionou a expansão colonial. Com base na análise, as afirmativas corretas são I, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: d) Apenas I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As ideias iluministas de liberalismo político e econômico se propagaram pela Europa colocando em xeque os princípios absolutistas. Os interesses da burguesia ao querer ampliar mercados para seus produtos, chocavam-se diretamente com o monopólio comercial comum a todos os regimes absolutistas.
Assinale a alternativa que corresponde a um dos principais influenciadores dos movimentos de revolta:
a. Voltaire
b. Diderot
c. Rousseau
d. Aristóteles
e. Montesquieu

A preocupação com a utilização correta dos fatores de produção ou recursos produtivos sempre esteve no centro das decisões governamentais e de toda a sociedade, e, por isso, a importante relação existente entre a economia e a história das nações. Neste sentido, analise as alternativas e assinale a que corresponde ao principal objeto de estudo da economia.
a. Analisar o impacto das taxas de juros no crescimento econômico
b. A relação entre taxa de juros, inflação e a quantidade de moeda em circulação
c. O problema do desemprego e da inflação
d. O uso dos recursos (fatores de produção) escassos, na tentativa de satisfazer as necessidades humanas ilimitadas
e. Analisar o comportamento humano e sua relação com o consumo de bens e serviços

Estado-nação é considerado uma política soberana territorialmente limitada - ou seja, um estado - que é governado em nome de uma comunidade de cidadãos que se identificam como uma nação. Atrelado aos ideais da Revolução Francesa, o tema teria nascido na Europa no final do século XVIII e início do século XIX, estando diretamente ligado à formação dos Estados Modernos, provenientes da Revolução Industrial e seguindo os pressupostos da essência do modo de produção capitalista.
Como modelo político, o Estado Nação funde dois princípios, que são:
a. Soberania do estado e livre iniciativa.
b. Soberania do estado e soberania nacional.
c. Princípio da cidadania e da soberania.
d. Soberania nacional e livre iniciativa.
e. Legitimidade e soberania do estado.

Mais conteúdos dessa disciplina