Logo Passei Direto
Buscar
O Direito Penal é um importante instrumento de preservação dos direitos e garantias do indivíduo em face do Estado Punidor. É neste contexto que se verifica a relevância dos princípios do Direito Penal, que servem como limitadores do poder punitivo estatal.
Considere as seguintes assertivas:
I - O Princípio da Presunção de Inocência: Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
II - Princípio do Devido Processo Legal: Ninguém será privado de sua liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.
III - Princípio da Ampla Defesa: O Ministério Público pode utilizar, no processo, todos os meios de defesa não proibidos pela lei.
a. Em nenhuma das assertivas
b. Na assertiva II, apenas.
c. Na assertiva I, apenas.
d. Nas assertivas II e III.
e. Nas assertivas I, II
User badge image
PublicoGestor

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das assertivas: I - O Princípio da Presunção de Inocência: Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Esta assertiva está correta. O princípio da presunção de inocência é um dos pilares do Direito Penal. II - Princípio do Devido Processo Legal: Ninguém será privado de sua liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Esta assertiva também está correta. O devido processo legal é fundamental para garantir os direitos do indivíduo. III - Princípio da Ampla Defesa: O Ministério Público pode utilizar, no processo, todos os meios de defesa não proibidos pela lei. Esta assertiva está incorreta. O princípio da ampla defesa se refere ao direito do réu de se defender, e não ao Ministério Público. O Ministério Público atua como parte acusadora, e a ampla defesa é um direito do acusado. Com base na análise, as assertivas I e II estão corretas. Portanto, a alternativa que contém todas as assertivas verdadeiras é: e) Nas assertivas I, II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Código Penal trata de maneira detalhada da aplicação da Lei Penal no espaço e, assim, torna claro para a sociedade onde as normas definidas pelo Legislador Brasileiro serão aplicadas. A regra para dirimir conflitos e dúvidas é a utilização do princípio da territorialidade, ou seja, aplica-se a Lei Penal aos crimes cometidos em território nacional. Tal preceito encontra-se no Código Penal (1940), cujo é dito no Art. 5° que: “Art. 5º – Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional”. Julgue os itens a seguir:
Escolha uma opção:
I - Considera-se território brasileiro a porção geográfica que compreende o espaço terrestre, aéreo, subsolo até 12 milhas marítimas mar adentro.
II - Considera-se território brasileiro o território por extensão que compreende as embarcações e aeronaves públicas fora do território nacional.
III - Não se considera território por extensão as embarcações privadas a serviço do Brasil em território estrangeiro ou embarcações privadas em “mar de ninguém”.
a. Apenas III é verdadeira.
b. Apenas I é verdadeira.
c. II e III são verdadeiras.
d. I e II são verdadeiras
e. Todas são verdadeiras.

Considere as seguintes situações: Pedro é brasileiro nato, maior e capaz e praticou vias de fato contra João, que também é brasileiro nato. Diante desta situação, Pedro responderá por:
I - contravenção penal e a ação penal será pública incondicionada.
II - contravenção penal e a ação penal será pública condicionada à representação.
III - Responderá por contravenção, na forma tentada, se tiver deixado de praticar o ato por circunstâncias alheias à sua vontade.
a. Apenas a assertiva III está correta.
b. Nenhuma das assertivas está correta
c. Apenas a assertiva I está correta.
d. Estão corretas as assertivas I e III.

A palavra interpretação não pertence exclusivamente aos estudiosos do direito. Ao contrário, é empregada com frequência nos múltiplos ramos do conhecimento e na própria vida comum. Interpretar é explicar, é precisar, é revelar o sentido. No direito existem alguns métodos de interpretação conhecidos, sendo eles:
Escolha uma opção:
I - O Método Filológico ou Literal que consiste na reconstrução do pensamento legislativo através das palavras da lei, em suas conexões linguísticas e estilísticas.
II - Método Teleológico: Junto ao momento lógico, deve-se levar em conta a finalidade da norma penal – a ratio legis, que determina o seu valor normativo (proteção de bens jurídicos). Ex: art. 159, CP.
III - A Interpretação Sistemática justifica-se pela ligação entre o Direito vigente e a sua origem (projetos de lei, discussões das comissões, Exposição de Motivos do Código Penal). Ex: art. 121, §1º (Eutanásia – motivo de relevante valor moral). Ratio legis (razão da lei) + Occasio legis (ocasião do surgimento da lei)
IV - A Interpretação Histórica que considera o sistema formado pelas leis, além da norma interpretada. Ex: art. 218-B, §2º, I combinado com art. 217-A, CP.
a. III e IV
b. II e IV
c. I e II
d. I
e. I e IV

O concurso de pessoas se trata de uma prática de conduta ilícita, onde é praticado por duas ou mais pessoas, tendo total vontade e consciência de todos os envolvidos. Considerando o caso acima narrado, Quais são os requisitos para que seja nomeado concurso de pessoas?
Assinale alternativas (V) e (F)
( ) Relevância causal entre as ações
( ) Liame subjetivo entre os agentes e identidade do fato.
( ) Apenas pluralidade de conduta.
( ) Tem que ter a existencia do periculum libertatis.
a. V-F-V-F
b. F-V-F-F
c. V-V-V-V
d. V-V-V-F
e. F-F-F-V

O tempo do crime é utilizado no direito para identificar qual lei estava em vigor, assim como se o agente que cometeu a infração era imputável à época dos fatos.
Qual a teoria adotada pela legislação brasileira quanto ao tempo do crime?
a. Ubiquidade
b. Retroatividade.
c. Atividade
d. Extraterritorialidade.
e. Territorialidade.

No que diz respeito aos crimes contra a pessoa previstos no Título I, da Parte Especial do Código Penal, julgue verdadeiro ou falso:
Escolha uma opção:
( ) A) o homicídio realizado para ocultar a prática de outro crime é qualificado pela conexão teleológica.
( ) B) homicídio híbrido é a coexistência de uma forma privilegiada com qualquer das qualificadoras, mesmo que mais de uma.
( ) C) a doutrina e a jurisprudência costumam classificar o crime de lesão corporal em leve, grave e gravíssima. Qualificam a última os resultados incapacidade permanente para o trabalho, perigo de vida, perda ou inutilização de membro, sentido ou função, deformidade permanente e aborto.
( ) D) a calúnia e a difamação previstas no Código Penal admitem a exceção da verdade e não são puníveis quando a ofensa for irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu procurador.
a. V, V, F, F
b. F, F, F, V
c. V, F, V, F
d. F, V, F, F
e. V, V, F, V

A pena é a resposta do Estado a determinado indivíduo, como uma consequência de uma infração penal praticada e são restritas ao tipo penal e não são de aplicação automática e desmedida.
Existem várias teorias que buscam estudar e compreender a finalidade da pena, seguindo óticas distintas, sobre o tema, marque a opção correta:
a. Para a Teoria Agnóstica da Pena, o agente que cometer o delito deverá ser punido exclusivamente por ter delinquido.
b. A Teoria Mista apresenta um conjunto dos interesses da Teoria Absoluta e da Teoria Relativa da Pena, cujo objetivo e finalidade são retribuir o indivíduo pelo mal causado com o cometimento do delito e, também, prevenir a prática de delitos futuros.
c. Teoria Absoluta: para essa teoria, a pena cumpre apenas a função de degenerar as pessoas que vierem a cometer alguma infração penal.
d. A Teoria mista da pena é um conjunto dos interesses da Teoria Agnóstica da Pena e da Teoria Absoluta, sendo a teoria que se amolda às normas brasileiras.
e. A Teoria Relativa da pena entende que a pena tem como objetivo retribuir o agente pela prática do crime. Seria uma resposta ao mal causado.

Mais conteúdos dessa disciplina