Logo Passei Direto
Buscar
A vaginose bacteriana é a infecção vaginal mais frequente e a principal causa de corrimento vaginal anormal em mulheres em idade reprodutiva. Essa patologia acomete o trato genital feminino inferior, sendo caracterizada por acentuada redução na microbiota vaginal normal, constituída predominantemente pelos lactobacilos, além do crescimento exacerbado de uma variedade de bactérias anaeróbicas. As bactérias que geralmente são mais associadas à vaginose bacteriana são Gardnerella vaginalis, Mobiluncus spp., Bacteroides spp. e Mycoplasma hominis. O exame citológico por meio dos esfregaços de Papanicolaou é amplamente aceito como método de rastreamento da infecção por Gardnerella vaginalis.
Com base seu conhecimento sobre infecção por Gardnerella vaginalis, marque a alternativa correta que indicam as características morfológicas observadas para concluir o diagnóstico de uma infecção causada por essa bactéria.
a) Presença de nuvem de cocobacilos sobre as células.
b) Presença de nuvem de cocobacilos sobre a membrana nuclear.
c) Presença de protozoário flagelado.
d) Presença de bactérias no interior de vacúolo.
e) Presença de bacilos gram-positivos e com morfologia delgada.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para identificar a infecção causada por Gardnerella vaginalis, é importante conhecer as características morfológicas dessa bactéria. Gardnerella vaginalis é um bacilo que, em exames citológicos, pode ser observado em uma nuvem de cocobacilos. Analisando as alternativas: a) Presença de nuvem de cocobacilos sobre as células - Esta opção é correta, pois a Gardnerella vaginalis é frequentemente observada dessa forma em esfregaços. b) Presença de nuvem de cocobacilos sobre a membrana nuclear - Essa descrição não é típica para Gardnerella vaginalis. c) Presença de protozoário flagelado - Isso não se aplica, pois Gardnerella vaginalis não é um protozoário. d) Presença de bactérias no interior de vacúolo - Essa descrição não é característica da infecção por Gardnerella vaginalis. e) Presença de bacilos gram-positivos e com morfologia delgada - Gardnerella vaginalis é um bacilo gram-negativo, portanto, essa opção está incorreta. A alternativa correta que indica as características morfológicas observadas para concluir o diagnóstico de uma infecção causada por Gardnerella vaginalis é: a) Presença de nuvem de cocobacilos sobre as células.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Também conhecido como citologia oncótica ou prevenção de câncer de colo uterino, o Papanicolau consiste no estudo das células do cérvix, realizando coleta da endocérvice utilizando a espátula de Ayres e da região da endocérvice, utilizando a escovinha endocervical, após coletada, as células são depositadas em uma lâmina. Este exame analisa possíveis condições carcinogênicas nas células coletadas.
Quanto a esse procedimento, é CORRETO afirmar:
a) Devem ser confeccionadas três lâminas para análise oriundas da mesma coleta, não precisando fixar imediatamente os esfregaços. Para fixar utilizar exclusivamente álcool a 95%.
b) A coleta de material biológico para o exame Papanicolau só deve ser realizado, na verdade, por enfermeiros, médicos, biomédicos ou farmacêuticos, porém, o auxiliar e o técnico de enfermagem ou técnico em laboratório participam do procedimento desde a orientação e preparo da paciente para o exame, quanto ao preparo da sala de exames e quanto aos cuidados para o correto acondicionamento e transporte desse material biológico até que este seja enviado ao laboratório para serem feitas as análises do material.
c) Se houver grande quantidade de muco ou secreção no colo, é aconselhado que retire o excesso para não perder a qualidade do material a ser colhido.
d) São orientações prévias: não estar menstruada; nas 24 horas que antecedem o exame não utilizar cremes ou duchas vaginais nem submeter-se a exames intravaginais; abstinência sexual de 24 horas antes da coleta da amostra.
e) O esfregaço ideal é aquele em que aparecem células do epitélio escamoso e estratificado.

Mais conteúdos dessa disciplina