Logo Passei Direto
Buscar
A função do planejamento é a de planejar os trabalhos da obra antes do seu início, de tal forma que sejam escolhidos os métodos construtivos e os meios de produção mais adequados e estes sejam coordenados entre si, considerando-se todo o quadro de condicionantes internos e externos à empresa. O orçamento de obras é composto pelas composições de preço unitário de cada serviço ou atividade, que, por sua vez, são compostos por seus insumos e seus respectivos consumos.
Julgue os itens subsequentes, referentes a custos e orçamentos de obras de construção civil.
I. O preço de um empreendimento é composto das seguintes parcelas: custo direto, custo indireto relativo à administração central, custo indireto relativo à administração do canteiro de obras e lucro.
II. Entende-se por BDI de um empreendimento o custo indireto originário da administração central subtraído de impostos, taxas e lucro.
III. Mobilização (contratação e transferência de pessoal, equipamentos etc.), consultorias e trabalhos técnicos especiais não são considerados custos indiretos integrantes dos preços unitários componentes da planilha de custos de uma obra.
IV. Na composição de custos de uma obra, são considerados encargos sociais básicos, entre outros, a Previdência Social, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e o seguro contra acidentes de trabalho.
a) I, III e IV.
b) I, II e III.
c) I e II.
d) III e IV.
e) II e III.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada um dos itens: I. O preço de um empreendimento é composto das seguintes parcelas: custo direto, custo indireto relativo à administração central, custo indireto relativo à administração do canteiro de obras e lucro. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve as principais parcelas que compõem o preço de um empreendimento. II. Entende-se por BDI de um empreendimento o custo indireto originário da administração central subtraído de impostos, taxas e lucro. Falso, o BDI (Benefício e Despesas Indiretas) é um percentual que inclui custos indiretos, lucro e impostos, e não é simplesmente o custo indireto subtraído de impostos e lucro. III. Mobilização (contratação e transferência de pessoal, equipamentos etc.), consultorias e trabalhos técnicos especiais não são considerados custos indiretos integrantes dos preços unitários componentes da planilha de custos de uma obra. Falso, esses itens geralmente são considerados custos indiretos e podem ser incluídos na planilha de custos. IV. Na composição de custos de uma obra, são considerados encargos sociais básicos, entre outros, a Previdência Social, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e o seguro contra acidentes de trabalho. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois menciona encargos sociais que são parte dos custos de uma obra. Com base nessa análise, os itens verdadeiros são I e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a) I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina