Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
Qual, dos cinco tipos de caráter apresentado pelas pesquisas de Edson Mahfuz, podemos considerar como sendo o que mais explora as questões abstratas e menos físicas da arquitetura?
a. Caráter associativo
b. Caráter genérico
c. Caráter programático
d. Caráter imediato
e. Caráter essencial
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar os tipos de caráter apresentados por Edson Mahfuz e como cada um deles se relaciona com as questões abstratas e físicas da arquitetura. a) Caráter associativo - Geralmente se relaciona a conexões e interações, mas não necessariamente foca em questões abstratas. b) Caráter genérico - Refere-se a uma abordagem mais ampla e menos específica, mas não é o que mais explora questões abstratas. c) Caráter programático - Este tipo de caráter está mais relacionado à funcionalidade e à programação do espaço, não se concentrando tanto em questões abstratas. d) Caráter imediato - Refere-se a respostas rápidas e diretas, focando mais no presente e nas necessidades físicas. e) Caráter essencial - Este tipo de caráter tende a explorar as questões mais profundas e abstratas da arquitetura, indo além do físico. Dessa forma, a opção que mais se alinha com a exploração de questões abstratas e menos físicas da arquitetura é: e) Caráter essencial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O dicionário de significados define que: Morfologia é o tratado das formas que a matéria pode tomar. Do grego “morphe” (morfo = forma) e (logos = estudo). Morfologia vegetal, por exemplo, é a parte da Botânica que estuda as formas e estruturas dos organismos vegetais. Em Biologia, morfologia é o estudo da forma do organismo ou de partes dele. Um outro exemplo é a Morfologia social, que é a parte da Sociologia que estuda e classifica as estruturas ou as formas de vida social. No caso da língua portuguesa, morfologia é a classificação das palavras. Em arquitetura, o termo morfologia também existe tanto para o estudo urbano quanto arquitetônico, e o seu sentido é o estudo da forma e do espaço arquitetônico no decorrer da história.
Tendo como base o conceito de morfologia, assinale a alternativa correta sobre as relações estruturais morfológicas de composição.
I.As relações estruturais morfológicas de composição podem ser topológicas e geométricas. Topológicas e geométricas porque se referem às propriedades de organização entre as partes que configuram uma edificação.
II.Proximidade e fechamento são esquemas e estratégias projetuais para organizar as partes de uma edificação. São esquemas classificados como topológicos.
III.A relação estrutural morfológica de uma edificação pode-se dar por meio de um ponto. A organização das partes de uma edificação por meio de um ponto configura uma centralidade e, desse modo, é uma composição estável e concentrada. Em sua maior parte, são composições geradas a partir um elemento, volume ou espaço dominantes.
IV.As estratégias topológicas imprimem uma composição por meio das relações de proximidade e fechamento entre as partes, e as estratégias geométricas criam mecanismos de organização, sejam por pontos, linhas, coordenadas ou volumes. Ambas são classificações de relações estruturais morfológicas de composição de um edifício.
a. I e IV estão corretas.
b. I, II, III e IV estão corretas.
c. I e III estão corretas.
d. I, II, III e IV estão erradas.
e. II, III e IV estão corretas.

O pesquisador e arquiteto brasileiro Edson Mahfuz, a partir dos estudos de Norberg-Schulz, classifica alguns tipos de caráter que podem estar presentes nos projetos arquitetônicos. Entendendo que, para Schulz, o caráter de um espaço ou uma edificação é concebido por sua constituição física, o conceito sobre caráter arquitetônico indica a possibilidade de existir uma tipologia de caracteres.
A ideia desta classificação, segundo Mahfuz, foi identificar em propostas distintas a utilização de elementos definidores deste conceito tipológico e, portanto, propôs uma classificação. Do mesmo modo, classificar também é uma maneira de compreender a utilização deste termo viabilizado ao longo da história da arquitetura. Nesta classificação, o autor aponta 5 tipos. Sobre eles, assinale a alternativa correta.
a. O caráter essencial busca, através de um elemento comum da edificação, uma expressividade significativa para a mesma. Um exemplo é o sistema de circulação do edifício Renzo Piano, em Paris, o Museu Geoges Pompidou.
b. Cada obra arquitetônica possui apenas um tipo de caráter.
c. O caráter imediato, assim como o caráter genérico, são tipos de caráter que se definem a partir do uso dos materiais e técnicas construtivas, que se mostram visíveis de modo instantâneo na obra arquitetônica. Nesses tipos, ao olhar a edificação, a tônica dessas características é rapidamente percebida.
d. Sensações abstratas, como estranheza, liberdade, leveza e austeridade, também fazem parte das estratégias que possibilitam a construção de um tipo de caráter para a arquitetura. A este caráter, classificamos como caráter essencial.
e. Caráter associativo define-se a partir da concepção do partido da edificação, seja pela estrutura formal seja pela relação entre as partes da edificação.

Mais conteúdos dessa disciplina