Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Sobre as síndromes mielodisplásicas, leia as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em:
I. A maior parte dos pacientes com síndrome mielodisplásica apresenta medula óssea normo ou hipercelular.
II. As síndromes mielodisplásicas são caracterizadas pela presença de hematopoese ineficaz, geralmente expressa por citopenia periférica e medula hipercelular.
III. Não são observadas anormalidades cromossômicas não são frequentes nas SMD.
I
II
III
I e II
I e III
User badge image
Questões para o Sucesso

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada afirmativa sobre as síndromes mielodisplásicas: I. A maior parte dos pacientes com síndrome mielodisplásica apresenta medula óssea normo ou hipercelular. Verdadeiro, a medula óssea pode ser normo ou hipercelular na maioria dos casos. II. As síndromes mielodisplásicas são caracterizadas pela presença de hematopoese ineficaz, geralmente expressa por citopenia periférica e medula hipercelular. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as síndromes mielodisplásicas realmente envolvem hematopoese ineficaz e citopenias. III. Não são observadas anormalidades cromossômicas não são frequentes nas SMD. Falso, essa afirmativa é contraditória. Na verdade, anormalidades cromossômicas são frequentemente observadas nas síndromes mielodisplásicas. Com base nas análises, as afirmativas I e II estão corretas. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Paciente de 30 anos, após um carnaval na Bahia, apresentou cansaço extremo, febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos. Após ele ter chegado à emergência, o médico solicitou um hemograma de emergência, que revelou 18.000 leucócitos/μL com presença de linfócitos atípicos. No esfregaço sanguíneo, foi observada ainda a presença de inúmeros linfócitos de tamanho maior que o usual e com citoplasma abundante, assim como um aumento de basofilia citoplasmática e polimorfismo nuclear. A partir desse hemograma, qual é o possível diagnóstico?
Mieloma múltiplo
Dengue
Mononucleose infecciosa
LLC
Coqueluche

De acordo com a relação de doenças relacionadas ao trabalho constantes no regulamento da Previdência Social, são agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacionais relacionados às síndromes mielodisplásicas:
Cromo e seus compostos tóxicos.
Benzeno e radiações ionizantes.
Fósforo amarelo e agrotóxicos arsenicais.
Tetracloreto de carbono e trinitrotolueno.
Amina aromática e compostos arsenicais.

Vários sintomas podem ser considerados como manifestações clínicas da trombocitemia essencial (TE). Aparece listada a seguir uma série de manifestações clínicas dessa doença.
Assinale o item que não representa uma manifestação clínica da TE:
Hiperplasia megacariocítica
Plaquetose
Trombocitose
Ganho de peso excessivo
Eritromealgia

Mais conteúdos dessa disciplina