Logo Passei Direto
Buscar
O treinamento com armas será realizado nos estandes de tiro da Cactos, empresa vencedora da licitação.
No período acima; há:
A) 1 artigo e 3 preposições;
B) 4 artigos e 3 preposições;
C) 3 artigos e 4 preposições;
D) 3 artigos e 4 preposições;
E) 4 artigos e 5 preposições.
User badge image
Portuguesando

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar a frase: "O treinamento com armas será realizado nos estandes de tiro da Cactos, empresa vencedora da licitação." Primeiro, vamos identificar os artigos: - "O" (artigo definido) antes de "treinamento" - "os" (artigo definido) antes de "estandes" - "a" (artigo definido) antes de "Cactos" (considerando "da Cactos" como uma referência à empresa) Total de artigos: 3 Agora, vamos identificar as preposições: - "com" (preposição) - "nos" (preposição contraída de "em" + "os") - "de" (preposição) - "da" (preposição contraída de "de" + "a") Total de preposições: 4 Agora, analisando as alternativas: A) 1 artigo e 3 preposições - Incorreto B) 4 artigos e 3 preposições - Incorreto C) 3 artigos e 4 preposições - Correto D) 3 artigos e 4 preposições - Correto (mas repetido) E) 4 artigos e 5 preposições - Incorreto Portanto, a alternativa correta é: C) 3 artigos e 4 preposições.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo.
Os termos sublinhados acima constituem, respectivamente:
A. artigo – preposição – pronome
B. preposição – pronome – artigo
C. artigo – pronome – preposição
D. preposição – artigo – pronome
E. pronome – artigo – preposição

Em sua Nova Gramática do Português Contemporâneo, os autores Celso Cunha e Lindley Cintra afirmam, sobre o emprego do artigo definido, que ele se antepõe ao substantivo para indicar “que se trata de um ser já conhecido do leitor, seja por ter sido mencionado antes, seja por ser objeto de um conhecimento de experiência”. A frase em que o emprego do artigo sublinhado se deve ao primeiro caso apontado é:
(A) “O melhor amigo do homem é o uísque; o uísque é o cachorro engarrafado”. (Vinicius de Moraes)
(B) “Um menininho aproximou-se da estante com uma moedinha na mão e a depositou no cofre”. (Fernando Sabino)
(C) “A freira fugitiva sempre fala mal do convento”.
(D) “Terceira idade é aquela em que a gente bota os óculos para ouvir o rádio”. (Woody Allen)
(E) “Um corvo, após apoderar-se de um pedaço de carne, voou para uma amendoeira onde pousou com o alimento no bico”. (Esopo)

Mais conteúdos dessa disciplina