Com a proclamação da República feita sob um movimento liderado por um elite agroexportadora, que visava medidas governamentais pautadas em seus interesses, as ações sobre as populações indígenas vão ser abordadas segundo essas premissas e ações serão realizadas como:
decreto em 20 de novembro de 1889 que visava repassar a responsabilidade pelas questões indígenas da União para os estados, ou seja, as antigas províncias. O governo republicano também criou o Ministério dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio que tinha como um de seus objetivos, auxiliar as questões indígenas. Já em 1910, sob o governo do presidente Nilo Peçanha, é criado o Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPILTN) que passou a cuidar das questões indígenas no Brasil.
PRESTES, Fabiane da Silva; BUSOLLI, Jonathan; INVERNIZZI, Marina; LAROQUE, Luís Fernando da Silva. A questão indígena no Brasil: um olhar a partir do entrelaçamento entre história e direito. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XX, n. 160, maio 2017. Disponível em: . Acesso em 25 de junho 2019.
A respeito dos impactos dessas medidas e do modo como se caracterizou a questão indígena no Brasil desde a Proclamação da República, leia e analise as afirmações a seguir:
I. Ao longo do período republicano verificaremos o seguimento de políticas que ao fixar os indígenas a terra, acabavam lhe inserindo um novo modelo de sociedade.
PORQUE
II. o Estado ao extirpar as suas raízes nômades, os imprimia em uma organização por meio de um trabalho compulsório, sobretudo de exploração dos recursos do sertão.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
a.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
c.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d.
As duas asserções são proposições falsas.
e.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Ed
anteontem
Vamos analisar as duas asserções: I. Ao longo do período republicano verificaremos o seguimento de políticas que ao fixar os indígenas à terra, acabavam lhes inserindo um novo modelo de sociedade. Essa afirmação é verdadeira, pois durante a República, houve uma tentativa de fixar os indígenas em terras, o que de fato alterou suas formas tradicionais de vida e inseriu-os em um novo modelo social. II. O Estado ao extirpar as suas raízes nômades, os imprimia em uma organização por meio de um trabalho compulsório, sobretudo de exploração dos recursos do sertão. Essa afirmação também é verdadeira, pois o Estado buscou desmantelar as práticas nômades dos indígenas e muitas vezes os forçou a trabalhar em condições de exploração. Agora, vamos verificar a relação entre as duas asserções. A primeira asserção fala sobre a inserção dos indígenas em um novo modelo de sociedade, enquanto a segunda explica como isso ocorreu, através da extirpação de suas raízes nômades e a imposição de trabalho compulsório. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A alternativa correta é: e) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.