Logo Passei Direto
Buscar
Paciente masculino, 25 anos, em tratamento ortodôntico, apresentou achado incidental na região anterior esquerda da maxila. Radiografia panorâmica revelou pequena área radiolúcida distal ao canino superior esquerdo vital, com reabsorção dos dentes adjacentes.

Histologicamente, observou-se lesão cística revestida por epitélio odontogênico com hiperplasia variável, incluindo áreas com espessamentos focais em forma de placas projetando-se para o lúmen, diferenciação glandular proeminente e numerosas estruturas microcísticas, conferindo aspecto cribriforme. Áreas de epitélio tipo respiratório também estavam presentes.

A parede cística mostrou-se em grande parte sem inflamação, com focos de infiltrado inflamatório crônico. A coloração PAS-D evidenciou abundantes células mucosas no epitélio e nas estruturas ductais. Em alguns locais, havia proliferação epitelial escamosa mais exuberante (possivelmente por corte tangencial) e espículas de tecido duro na periferia.
User badge image
Lara Besen

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Com base na descrição do caso clínico, os achados radiográficos e histológicos sugerem a presença de uma lesão cística odontogênica. A descrição da lesão cística revestida por epitélio odontogênico com características como hiperplasia, áreas glandulares e aspecto cribriforme, além da presença de células mucosas, é bastante sugestiva de um tumor odontogênico. Considerando as informações apresentadas, a lesão mais compatível com esses achados é o cisto de ameloblastoma ou um ameloblastoma unicístico. Se houver opções específicas para escolher, por favor, forneça-as para que eu possa indicar a alternativa correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina