Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Dados divulgados em agosto de 2017 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrava que a população brasileira era de 207, 7 milhões de habitantes. Analisando-se as características da população brasileira, é possível constatar que
a) a migração entre as regiões brasileiras parou de crescer há mais de uma década, o que mostra a regularidade da distribuição das atividades econômicas pelo país.
b) a taxa de mortalidade infantil, que é um dos indicadores mais utilizados para mostrar as condições de vida, em especial aquelas relacionadas à saúde, está em declínio.
c) a taxa de fecundidade tem permanecido em fraca expansão, mostrando que há uma tendência de se manter o crescimento vegetativo elevado, principalmente na zona urbana.
d) a taxa de urbanização, que mostra o dinamismo demográfico de um país, tem apresentado forte ampliação, fato que deve igualar as taxas entre as diferentes regiões do país.
e) a esperança de vida, que indica o tempo médio de vida dos habitantes, tem sido reduzida, principalmente devido aos problemas decorrentes do desemprego e da crise econômica.
User badge image
Ensinando Através de Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) A migração entre as regiões brasileiras parou de crescer há mais de uma década, o que mostra a regularidade da distribuição das atividades econômicas pelo país. - Essa afirmação não é verdadeira, pois a migração interna ainda ocorre, embora tenha mudado de padrões. b) A taxa de mortalidade infantil, que é um dos indicadores mais utilizados para mostrar as condições de vida, em especial aquelas relacionadas à saúde, está em declínio. - Esta afirmação é correta, pois o Brasil tem apresentado uma redução na taxa de mortalidade infantil ao longo dos anos. c) A taxa de fecundidade tem permanecido em fraca expansão, mostrando que há uma tendência de se manter o crescimento vegetativo elevado, principalmente na zona urbana. - Essa afirmação não é verdadeira, pois a taxa de fecundidade no Brasil tem mostrado uma tendência de queda. d) A taxa de urbanização, que mostra o dinamismo demográfico de um país, tem apresentado forte ampliação, fato que deve igualar as taxas entre as diferentes regiões do país. - Embora a urbanização tenha aumentado, a afirmação de que isso igualará as taxas entre as regiões não é necessariamente verdadeira. e) A esperança de vida, que indica o tempo médio de vida dos habitantes, tem sido reduzida, principalmente devido aos problemas decorrentes do desemprego e da crise econômica. - Essa afirmação é incorreta, pois a esperança de vida no Brasil tem aumentado, apesar de crises econômicas. Diante da análise, a alternativa correta é: b) a taxa de mortalidade infantil, que é um dos indicadores mais utilizados para mostrar as condições de vida, em especial aquelas relacionadas à saúde, está em declínio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após três séculos de construção de um espaço geográfico formado por luso-brasileiros, indígenas e negros, a partir do século XIX o Brasil passaria a receber uma renovação populacional. As elites agrárias, sentindo o peso do movimento abolicionista e das pressões da Grã-Bretanha pelo fim da escravidão, começaram a ter cada vez mais dificuldades para manter o tráfico de escravizados.
Sobre a realidade que envolve o contexto dos principais fluxos imigratórios para o Brasil e que contribuíram para a sua formação étnica e econômica, assinale a opção correta.
a) Os portugueses representam o grupo mais numeroso de imigrantes que vieram para o Brasil, mesmo considerando apenas a imigração a partir de 1822. Esse grupo se dedicou apenas a atividades urbanas e se concentrou especialmente no Estado de São Paulo.
b) A imigração italiana ocorreu a partir de 1870, concentrando-se no Estado do Rio Grande do Sul e Paraná, onde desenvolveram atividades ligadas ao setor vinícola. Somente a partir da segunda metade do século XIX e início dos anos 1970 esses imigrantes se fixaram no Estado de São Paulo.
c) A imigração dos espanhóis teve início no fim do século XIX, quando foram encaminhados para trabalhar nas fazendas de café no Estado de São Paulo. São considerados um dos cinco maiores grupos de imigrantes europeus que se deslocaram para o Brasil.
d) A imigração alemã associou-se a um programa de colonização idealizado pelo governo brasileiro, cujo objetivo era o desenvolvimento da agricultura e ocupação da Região Sudeste. Esse grupo de imigrantes teve grande importância na formação do mercado consumidor dessa região.
e) A entrada de japoneses no país teve início na primeira metade do século XIX, com a chamada "imigração subsidiada". Esse grupo se fixou no Estado de São Paulo e contribuiu para o desenvolvimento das plantações de café e, ali, especialmente, da pimenta do reino.

Um jovem de 18 anos foi morto ontem a tiros na periferia de Belfast na mais recente violência sectária na capital da Irlanda do Norte.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a 'Questão Irlandesa'.
a) A República do Eire, ou Irlanda, ocupa quase toda a extensão da segunda maior ilha do arquipélago britânico; ao norte, encontram-se os seis condados que integram o Reino Unido, que formam a Irlanda do Norte.
b) A Irlanda do Norte, ou Ulster, é habitada por uma maioria protestante, que se recusa a aceitar a integração à República da Irlanda.
c) A República da Irlanda, com população majoritariamente católica, não faz parte do Reino Unido.
d) A Irlanda do Norte é habitada por maioria católica que detém a maioria dos empregos, relegando à minoria protestante posições subalternas na sociedade local.
e) A maioria da população do Ulster é descendente de colonizadores ingleses e escoceses, que seguem o protestantismo e mantêm o controle econômico e político sobre a população nativa da região.

Mais conteúdos dessa disciplina