Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Observe o texto e o mapa abaixo:
Em relação à geografia do novo país, está correto afirmar:
a) Localizado na África Austral, as ricas jazidas de ferro e cobre apresentam-se como oportunidades futuras em melhores dias para amenizar o alto índice de miséria existente.
b) Localizado entre a África Oriental e Central, e de maioria cristã e animista em oposição ao norte islâmico, o Sudão do Sul vê no petróleo as melhores perspectivas futuras.
c) Localizado na África Ocidental, o novo país tem nas áreas de plantation a base da economia exportadora de gêneros tropicais, como cacau e açúcar.
d) O conflito étnico entre tutsie e hutus levou a um genocídio nesse novo país da África Oriental, cuja separação em duas partes pareceu ser a única solução possível.
e) O novo país de maioria islâmica localiza-se na África Setentrional e o clima mediterrâneo favorece o cultivo de videiras e oliveiras, os principais produtos de exportação.
User badge image
Desafios para Aprender

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Localizado na África Austral, as ricas jazidas de ferro e cobre apresentam-se como oportunidades futuras em melhores dias para amenizar o alto índice de miséria existente. - Esta afirmação pode se referir a países como Zâmbia ou Botswana, mas não é específica o suficiente para um "novo país". b) Localizado entre a África Oriental e Central, e de maioria cristã e animista em oposição ao norte islâmico, o Sudão do Sul vê no petróleo as melhores perspectivas futuras. - O Sudão do Sul é um novo país, e a descrição se encaixa bem, pois é majoritariamente cristão e possui reservas de petróleo. c) Localizado na África Ocidental, o novo país tem nas áreas de plantation a base da economia exportadora de gêneros tropicais, como cacau e açúcar. - Esta descrição não se aplica a um novo país específico, pois não há um novo país na África Ocidental que se encaixe nessa descrição. d) O conflito étnico entre tutsis e hutus levou a um genocídio nesse novo país da África Oriental, cuja separação em duas partes pareceu ser a única solução possível. - Esta descrição se refere a Ruanda, que não é um "novo país" no contexto atual. e) O novo país de maioria islâmica localiza-se na África Setentrional e o clima mediterrâneo favorece o cultivo de videiras e oliveiras, os principais produtos de exportação. - Esta descrição não se aplica a um novo país, pois a maioria dos países da África Setentrional já existe há muito tempo. Após essa análise, a alternativa correta é: b) Localizado entre a África Oriental e Central, e de maioria cristã e animista em oposição ao norte islâmico, o Sudão do Sul vê no petróleo as melhores perspectivas futuras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após três séculos de construção de um espaço geográfico formado por luso-brasileiros, indígenas e negros, a partir do século XIX o Brasil passaria a receber uma renovação populacional. As elites agrárias, sentindo o peso do movimento abolicionista e das pressões da Grã-Bretanha pelo fim da escravidão, começaram a ter cada vez mais dificuldades para manter o tráfico de escravizados.
Sobre a realidade que envolve o contexto dos principais fluxos imigratórios para o Brasil e que contribuíram para a sua formação étnica e econômica, assinale a opção correta.
a) Os portugueses representam o grupo mais numeroso de imigrantes que vieram para o Brasil, mesmo considerando apenas a imigração a partir de 1822. Esse grupo se dedicou apenas a atividades urbanas e se concentrou especialmente no Estado de São Paulo.
b) A imigração italiana ocorreu a partir de 1870, concentrando-se no Estado do Rio Grande do Sul e Paraná, onde desenvolveram atividades ligadas ao setor vinícola. Somente a partir da segunda metade do século XIX e início dos anos 1970 esses imigrantes se fixaram no Estado de São Paulo.
c) A imigração dos espanhóis teve início no fim do século XIX, quando foram encaminhados para trabalhar nas fazendas de café no Estado de São Paulo. São considerados um dos cinco maiores grupos de imigrantes europeus que se deslocaram para o Brasil.
d) A imigração alemã associou-se a um programa de colonização idealizado pelo governo brasileiro, cujo objetivo era o desenvolvimento da agricultura e ocupação da Região Sudeste. Esse grupo de imigrantes teve grande importância na formação do mercado consumidor dessa região.
e) A entrada de japoneses no país teve início na primeira metade do século XIX, com a chamada "imigração subsidiada". Esse grupo se fixou no Estado de São Paulo e contribuiu para o desenvolvimento das plantações de café e, ali, especialmente, da pimenta do reino.

Um jovem de 18 anos foi morto ontem a tiros na periferia de Belfast na mais recente violência sectária na capital da Irlanda do Norte.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a 'Questão Irlandesa'.
a) A República do Eire, ou Irlanda, ocupa quase toda a extensão da segunda maior ilha do arquipélago britânico; ao norte, encontram-se os seis condados que integram o Reino Unido, que formam a Irlanda do Norte.
b) A Irlanda do Norte, ou Ulster, é habitada por uma maioria protestante, que se recusa a aceitar a integração à República da Irlanda.
c) A República da Irlanda, com população majoritariamente católica, não faz parte do Reino Unido.
d) A Irlanda do Norte é habitada por maioria católica que detém a maioria dos empregos, relegando à minoria protestante posições subalternas na sociedade local.
e) A maioria da população do Ulster é descendente de colonizadores ingleses e escoceses, que seguem o protestantismo e mantêm o controle econômico e político sobre a população nativa da região.

Mais conteúdos dessa disciplina