A radioproteção, ou proteção radiológica, é o conjunto de medidas que têm como objetivo proteger tanto as pessoas quanto o meio ambiente dos efeitos adversos provocados pela exposição à radiação. Apesar de os equipamentos modernos proporcionarem boas imagens, reduzindo o número de aquisições radiológicas, reduzem consequentemente a quantidade de radiação, e de oferecer várias vantagens para o diagnóstico, a exposição indevida à radiação ainda pode oferecer uma série de riscos para a saúde.
Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023.
Sobre a radioproteção, avalie as afirmações a seguir:
I. A limitação da dose individual define que a exposição à radiação deve ser mantida tão baixa quanto razoavelmente exequíveis.
II. O princípio da justificativa leva em consideração que qualquer atividade que envolve radiação ou exposição deve ser justificada e produzir um benefício.
III. O princípio da otimização, o exame deve ser planejado de forma que a exposição à radiação deve ser mantida o menor tempo possível, sem que haja diminuição da qualidade do exame para que não comprometa o diagnóstico.
IV. O princípio de ALARA recomenda que as doses individuais dos profissionais e indivíduos que estão expostos não excedam os limites anuais de dose equivalente estabelecidos.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
l e II.
Alternativa 2:
I e IV.
Alternativa 3:
II e III.
Alternativa 4:
III e IV.
Alternativa 5:
I, II e III.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre radioproteção: I. A limitação da dose individual define que a exposição à radiação deve ser mantida tão baixa quanto razoavelmente exequível. Verdadeiro, essa afirmação está correta e reflete o princípio de que a exposição deve ser minimizada. II. O princípio da justificativa leva em consideração que qualquer atividade que envolve radiação ou exposição deve ser justificada e produzir um benefício. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois qualquer uso de radiação deve ter um propósito claro e benéfico. III. O princípio da otimização, o exame deve ser planejado de forma que a exposição à radiação deve ser mantida o menor tempo possível, sem que haja diminuição da qualidade do exame para que não comprometa o diagnóstico. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois enfatiza a necessidade de otimizar a exposição sem comprometer a qualidade do diagnóstico. IV. O princípio de ALARA recomenda que as doses individuais dos profissionais e indivíduos que estão expostos não excedam os limites anuais de dose equivalente estabelecidos. Falso, o princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable) enfatiza que a exposição deve ser mantida tão baixa quanto razoavelmente possível, mas não se limita apenas a não exceder os limites anuais. Com base na análise, as afirmações I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: Alternativa 5: I, II e III.