Logo Passei Direto
Buscar
Uma equipe da Universidade Estadual do Oregon desenvolveu uma variedade de alga rodófita cheia de proteína e nutrientes, com um diferencial delicioso: ela tem sabor de bacon.
Julgue as afirmativas que se seguem.
A) ( ) Em certas espécies de algas rodófitas, a parede celular pode apresentar uma camada mais externa mucilaginosa, composta de polissacarídeos como o ágar e a carreginina.
B) ( ) Uma dieta rica em Palmaria palmata poderia prevenir diversas doenças causadas por deficiência nutricional, como o hipotireoidismo, a anemia e o escorbuto.
C) ( ) Observando os principais nutrientes presentes na composição de Palmaria palmata, pode-se concluir que, no citoplasma de suas células, deve ocorrer intensa atividade de tradução por parte dos ribossomos.
D) ( ) Em presença de luz, as células de Palmaria palmata realizam, nos cloroplastos, a fotofosforilação do ATP e a fotólise da água, liberando CO2.
E) ( ) Certas espécies de algas rodófitas são capazes de estabelecer relações de antibiose ou amensalismo com outras espécies de seres vivos, causando o fenômeno da “maré vermelha”.
User badge image
Matematicamente

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas para determinar quais são verdadeiras ou falsas: A) ( ) Em certas espécies de algas rodófitas, a parede celular pode apresentar uma camada mais externa mucilaginosa, composta de polissacarídeos como o ágar e a carragenina. Verdadeiro. As algas rodófitas realmente possuem paredes celulares que podem conter polissacarídeos como o ágar e a carragenina. B) ( ) Uma dieta rica em Palmaria palmata poderia prevenir diversas doenças causadas por deficiência nutricional, como o hipotireoidismo, a anemia e o escorbuto. Verdadeiro. Palmaria palmata é rica em nutrientes e pode ajudar a prevenir essas deficiências. C) ( ) Observando os principais nutrientes presentes na composição de Palmaria palmata, pode-se concluir que, no citoplasma de suas células, deve ocorrer intensa atividade de tradução por parte dos ribossomos. Verdadeiro. A presença de nutrientes sugere que há atividade metabólica, incluindo a tradução de proteínas. D) ( ) Em presença de luz, as células de Palmaria palmata realizam, nos cloroplastos, a fotofosforilação do ATP e a fotólise da água, liberando CO2. Falso. Durante a fotossíntese, as algas utilizam CO2 e não o liberam. A fotólise da água resulta na liberação de oxigênio. E) ( ) Certas espécies de algas rodófitas são capazes de estabelecer relações de antibiose ou amensalismo com outras espécies de seres vivos, causando o fenômeno da “maré vermelha”. Falso. A "maré vermelha" é geralmente associada a dinoflagelados, não a algas rodófitas. Portanto, as afirmativas corretas são A, B e C. A única afirmativa falsa é a D. A afirmativa E também é falsa. Se você precisa de uma única resposta correta, a afirmativa D é a que contém um erro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em certas regiões do nordeste brasileiro são utilizados, na construção de habitações rurais, tijolos de diatomitos constituídos por carapaças compactadas de diatomáceas. Esse material corresponde a:
a) algas feofíceas ou algas pardas (marrons).
b) algas crisofíceas ou douradas.
c) artrópodos (quilópodos e diplópodos).
d) poríferos ou esponjas.
e) moluscos gastrópodos.

Uma “maré vermelha” se espalhou pela costa leste da Austrália e causou a interdição de diversas praias próximas a Sydney.
Com relação ao fenômeno supracitado, pode-se afirmar corretamente que:
A) é decorrente da matança indiscriminada de baleias e golfinhos próxima à baía de Sydney.
B) é decorrente da eliminação de pesticidas na água, o que causa grande mortandade de animais diversos.
C) é o resultado do florescimento de algas, não causando nenhum tipo de impacto ambiental.
D) ocorre predominantemente em águas agitadas e mais frias, onde há maior incidência de luz.
E) é devida à grande proliferação de certas algas pirrófitas, com liberação de toxinas que podem afetar a fauna local.

Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-se durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas.
A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque:
A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para a atmosfera.

Analise as afirmacoes abaixo.
I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas do mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae.
II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.
III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações.
A. I e II apenas.
B. II e III apenas.
C. I e III apenas.
D. I, II e III.

Analise as seguintes descrições dos organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista:
As descrições acima correspondem, respectivamente, às:
I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto –são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório;
II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade;
III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.
A) pirrófitas, euglenófitas e diatomáceas.
B) euglenófitas, bacilariófitas e pirrófitas.
C) euglenas, dinoflageladas e diatomáceas.
D) clorófitas, pirrófitas e rodófitas.

Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:
A) apresentarem nutrição autotrófica e heterotrófica.
B) fixarem gás carbônico e liberarem oxigênio para a atmosfera.
C) serem organismos procariontes unicelulares.
D) habitarem a água doce e locomoverem-se por flagelos.
E) possuírem vacúolo contrátil que elimina o excesso de água.

Mais conteúdos dessa disciplina