Logo Passei Direto
Buscar
As tecnologias podem ser definidas como o conjunto de conhecimentos, ferramentas, métodos e processos criados e aplicados pelo ser humano para resolver problemas, facilitar tarefas e melhorar a vida em diversas áreas, como comunicação, saúde, transporte, educação, entre outras. Elas envolvem tanto objetos tangíveis (como máquinas, equipamentos e dispositivos) quanto intangíveis (como softwares, técnicas e sistemas organizacionais).
Considerando a relevância da tecnologia para a vida em sociedade e os estudos já realizados, assinale a alternativa que apresenta corretamente a diferença entre tecnologia digital, tecnologia da comunicação e da informação e tecnologia assistiva.
a. A diferença está somente na nomenclatura, pois todas são iguais na oferta do conjunto de conhecimentos.
b. A diferença está no propósito, no uso e no público-alvo de cada uma, sendo que a tecnologia assistiva tem como objetivo principal promover a acessibilidade e a inclusão.
c. A diferença está nos recursos que cada uma propõe, porém, na educação, só se utiliza a tecnologia da comunicação e da informação.
d. A diferença está no público de cada uma, pois a tecnologia digital é a mais utilizada para propostas inclusivas.
e. Não existe diferença, pois todas possuem como objetivo facilitar a vida social, por isso, não apresentam diferenças significativas entre si, com exceção dos recursos desenvolvidos.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as alternativas para identificar a correta sobre a diferença entre tecnologia digital, tecnologia da comunicação e da informação, e tecnologia assistiva. a) A diferença está somente na nomenclatura, pois todas são iguais na oferta do conjunto de conhecimentos. - Esta afirmação é incorreta, pois cada tipo de tecnologia tem propósitos e aplicações diferentes. b) A diferença está no propósito, no uso e no público-alvo de cada uma, sendo que a tecnologia assistiva tem como objetivo principal promover a acessibilidade e a inclusão. - Esta opção é correta, pois realmente cada tipo de tecnologia tem um propósito distinto e a tecnologia assistiva é focada em acessibilidade. c) A diferença está nos recursos que cada uma propõe, porém, na educação, só se utiliza a tecnologia da comunicação e da informação. - Esta afirmação é enganosa, pois na educação também se utilizam tecnologias assistivas e digitais. d) A diferença está no público de cada uma, pois a tecnologia digital é a mais utilizada para propostas inclusivas. - Embora a tecnologia digital possa ser utilizada para inclusão, essa afirmação não abrange a diferença entre as tecnologias mencionadas. e) Não existe diferença, pois todas possuem como objetivo facilitar a vida social, por isso, não apresentam diferenças significativas entre si, com exceção dos recursos desenvolvidos. - Esta afirmação é incorreta, pois existem diferenças significativas entre os tipos de tecnologia. Portanto, a alternativa correta é: b) A diferença está no propósito, no uso e no público-alvo de cada uma, sendo que a tecnologia assistiva tem como objetivo principal promover a acessibilidade e a inclusão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento construído pela equipe escolar em parceria com a família. Pauta-se na observação e na avaliação de um estudante com deficiência, TEA ou altas habilidades (ou qualquer outra necessidade inclusiva) e reúne necessidades, saberes prévios, potencialidades e habilidades, favorecendo a detecção e o enfrentamento de barreiras para o bem viver na escola.
Partindo da compreensão do que é o PEI e qual sua finalidade, analise as informações abaixo:
I. Elaborado de modo colaborativo pelos diferentes sujeitos da escola, em parceria com a família, o PEI é um instrumento pedagógico e sua escrita deve ser no começo do ano letivo, sem data de conclusão específica, com a intenção de desconstruir planejamentos de objetivos e metas pedagógicas para estudantes com deficiência.
II. O ponto de partida para o PEI consiste em questionar: o que, como, para que, e por que a pessoa com deficiência vai aprender determinado conteúdo. Contudo, é preciso respeitar as limitações dos estudantes com deficiência, sem a necessidade de incluir propostas diferenciadas para a superação de barreiras.
III. A construção do PEI deve prever a identificação e um relatório circunstanciado do(a) estudante, com suas necessidades educacionais específicas, bem como suas habilidades, afinidades, interesses e dificuldades.
IV. O PEI deverá conter objetivos e metas para a aprendizagem, bem como metodologias e materiais de apoio, como as tecnologias assistivas, e ainda critérios e métodos de avaliação, além de uma proposta de revisão e reformulação do documento, para quando e se isso for necessário.
a. Estão corretas apenas as alternativas II e IV.
b. Estão corretas apenas as alternativas I e IV.
c. Estão corretas apenas as alternativas II e III.
d. Estão corretas apenas as alternativas I, II e III.
e. Estão corretas apenas as alternativas III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina