Logo Passei Direto
Buscar
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento construído pela equipe escolar em parceria com a família. Pauta-se na observação e na avaliação de um estudante com deficiência, TEA ou altas habilidades (ou qualquer outra necessidade inclusiva) e reúne necessidades, saberes prévios, potencialidades e habilidades, favorecendo a detecção e o enfrentamento de barreiras para o bem viver na escola.
Partindo da compreensão do que é o PEI e qual sua finalidade, analise as informações abaixo:
I. Elaborado de modo colaborativo pelos diferentes sujeitos da escola, em parceria com a família, o PEI é um instrumento pedagógico e sua escrita deve ser no começo do ano letivo, sem data de conclusão específica, com a intenção de desconstruir planejamentos de objetivos e metas pedagógicas para estudantes com deficiência.
II. O ponto de partida para o PEI consiste em questionar: o que, como, para que, e por que a pessoa com deficiência vai aprender determinado conteúdo. Contudo, é preciso respeitar as limitações dos estudantes com deficiência, sem a necessidade de incluir propostas diferenciadas para a superação de barreiras.
III. A construção do PEI deve prever a identificação e um relatório circunstanciado do(a) estudante, com suas necessidades educacionais específicas, bem como suas habilidades, afinidades, interesses e dificuldades.
IV. O PEI deverá conter objetivos e metas para a aprendizagem, bem como metodologias e materiais de apoio, como as tecnologias assistivas, e ainda critérios e métodos de avaliação, além de uma proposta de revisão e reformulação do documento, para quando e se isso for necessário.
a. Estão corretas apenas as alternativas II e IV.
b. Estão corretas apenas as alternativas I e IV.
c. Estão corretas apenas as alternativas II e III.
d. Estão corretas apenas as alternativas I, II e III.
e. Estão corretas apenas as alternativas III e IV.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. Elaborado de modo colaborativo pelos diferentes sujeitos da escola, em parceria com a família, o PEI é um instrumento pedagógico e sua escrita deve ser no começo do ano letivo, sem data de conclusão específica, com a intenção de desconstruir planejamentos de objetivos e metas pedagógicas para estudantes com deficiência. Falso, o PEI deve ser um documento dinâmico, mas não tem a intenção de desconstruir planejamentos; ele deve complementar e adaptar os objetivos e metas pedagógicas. II. O ponto de partida para o PEI consiste em questionar: o que, como, para que, e por que a pessoa com deficiência vai aprender determinado conteúdo. Contudo, é preciso respeitar as limitações dos estudantes com deficiência, sem a necessidade de incluir propostas diferenciadas para a superação de barreiras. Falso, é essencial incluir propostas diferenciadas para atender às necessidades específicas dos estudantes com deficiência. III. A construção do PEI deve prever a identificação e um relatório circunstanciado do(a) estudante, com suas necessidades educacionais específicas, bem como suas habilidades, afinidades, interesses e dificuldades. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e reflete a prática adequada na elaboração do PEI. IV. O PEI deverá conter objetivos e metas para a aprendizagem, bem como metodologias e materiais de apoio, como as tecnologias assistivas, e ainda critérios e métodos de avaliação, além de uma proposta de revisão e reformulação do documento, para quando e se isso for necessário. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta e descreve bem o que deve conter um PEI. Com base nas análises, as afirmativas corretas são III e IV. Portanto, a alternativa correta é: e) Estão corretas apenas as alternativas III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina