Logo Passei Direto
Buscar
O Estado é aquela comunidade humana que, dentro de determinado território – este, o ‘território’, faz parte de suas características – reclama para si (com êxito) o monopólio da coação física legítima.
Sobre o conceito de Estado e suas interações, afirma-se que:
I – As finalidades ou funções do Estado podem ser divididas em três grandes áreas, bem estar, segurança e justiça.
II – O Estado também tem elementos que o constituem. São eles: o povo, o território e o governo soberano.
III – O povo é compreendido como um conjunto de pessoas submetidas a um ordenamento jurídico de ordem privada.
IV – o território é representado pelo espaço físico, material, ou espacial do Estado. Já o governo soberano é a negação do poder político que é exercido por meio do Estado.
a Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 4 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 horas

Vamos analisar cada afirmativa: I – As finalidades ou funções do Estado podem ser divididas em três grandes áreas: bem-estar, segurança e justiça. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois essas são, de fato, áreas fundamentais das funções estatais. II – O Estado também tem elementos que o constituem. São eles: o povo, o território e o governo soberano. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois esses são os elementos clássicos que constituem o Estado. III – O povo é compreendido como um conjunto de pessoas submetidas a um ordenamento jurídico de ordem privada. Falso, o povo é um conjunto de pessoas que estão sob um ordenamento jurídico de ordem pública, não apenas privada. IV – O território é representado pelo espaço físico, material, ou espacial do Estado. Já o governo soberano é a negação do poder político que é exercido por meio do Estado. Falso, a parte que diz que o governo soberano é a negação do poder político está incorreta. O governo soberano é, na verdade, a manifestação do poder político do Estado. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A origem da vertente da qual deriva a administração pública gerencial brasileira está ligada ao intenso debate sobre a crise de governabilidade e credibilidade do Estado na América Latina durante as décadas de 1980 e 1990. Esse debate se situa no contexto do movimento internacional de reforma do aparelho do Estado, que teve início na Europa e nos Estados Unidos.
Sobre o, afirma-se que:
I – administração pública gerencial surgiu como uma alternativa a um Estado em crise, endividado, imerso em altos custos operacionais, e fragilizado pela crise fiscal, a qual foi decorrente de gastos excessivos, realizados no Estado do Bem-Estar Social, aliados à crise de governabilidade que foi intensificada pelo processo de globalização.
II – Ao compreender que sua função principal é competir com o mercado, o Estado estatizou inúmeros serviços e criou entidades públicas que compõem a administração indireta, objetivando atuar de forma descentralizada, com mais agilidade e flexibilidade.
III – Entre 1960 e 1970, cresceu amplamente a satisfação da sociedade com relação à administração burocrática.
IV – O Estado, em sua concepção fundamental, não foi engendrado para atuar em concorrência com o mercado. Por isso, toda ação do Estado estava pautada na leis que se destinavam a assegurar a impessoalidade das condutas, a moralidade administrativa, a transparência e a eficiência.
a Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
e Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

O Brasil, ao iniciar em 1995 sua reforma da gestão pública, foi o primeiro país em desenvolvimento que tomou essa iniciativa, menos de dez anos depois que Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia iniciaram suas reformas. Desde então a Reforma da Gestão Pública de 1995 vem avançando no país, principalmente ao nível dos estados e municípios.
O texto acima fala da Reforma da Gestão Pública em 1995, onde ela objetivava descentralizar os serviços e delegar os poderes e manter os setores que fariam a composição da área de atuação do Estado dividido em quatro setores. Assinale abaixo a alternativa que melhor descreve as atividades não exclusivas.
a As atividades não exclusivas são responsáveis por garantir a cumprimento das leis e os financiamentos de políticas públicas. Incluem as agências reguladoras, de financiamento, de fomento, de controle dos serviços sociais e da seguridade social;
b As atividades não exclusivas são responsáveis por serviços que podem ser executadas pelo setor privado (saúde, educação, pesquisa, cultura, lazer).
c As atividades não exclusivas são de responsabilidade das altas autoridades do Estado. São os agentes políticos da estrutura administrativa: presidente, ministros (Poder Executivo); deputados, senadores (Poder Legislativo); ministros do Supremo Tribunal Federal, desembargadores, juízes, procuradores, promotores de justiça (Poder Judiciário).
d As atividades não exclusivas são de total responsabilidade das forças armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica com o suporte da Polícia Civil e o Serviço de Inteligência Nacional.
e As atividades não exclusivas são responsáveis pela produção de bens e serviços no qual envolve empresas públicas como a Caixa Econômica Federal, Agência de Correios e Telégrafos, entre outras.

Waldhemar concluiu o ensino médio e trabalha para Chico, o presidente da câmara do município de Monte Azul dos Anjos, que apóia o prefeito local sempre que necessita do apoio do poder legislativo. Chico, por suas relações de compadrio com Waldhemar, quer indicá-lo para a diretoria de finanças do departamento de águas e esgotos da cidade. Contudo, o prefeito nega apoiar a indicação, justificando que adota um novo modelo de gestão, inspirado no setor privado.
Avalie as seguintes proposições e a relação proposta entre elas:
I – A atitude de prefeito foi incoerente com os princípios da Administração Pública Gerencial, visto que, apesar de ser um modelo inspirado no setor privado, ele abandona o fim da administração pública, que é transformar os recursos em bens e serviços públicos para os cidadãos. A atitude do prefeito foi incorreta.
II – Na Administração Pública, não há prerrogativas de amizade e afinidade, pois o preenchimento de cargos deve ser realizada por mérito e deve-se à aprovação em concurso público, independentemente de afinidade do chefe do respectivo departamento. Essas e outras peculiaridades compeliram a adaptação do modelo gerencial.
a as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b a asserção II é uma proposição falsa, e a I é uma proposição verdadeira.
c as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d a asserção II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
e as asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina