Buscar

Direito civil > herança >

Depois de feita a partilha, o juiz manda o quinhao dos herdeiros para o banco. Qual é o prazo que esse dinheiro fica lá?

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Barbato

Em alguns casos, 30 dias. Vale resaltar que em muitos casos o próprio juiz pode dar o prazo.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Não, após feita a partilha, o juiz não manda o quinhão de cada herdeiro para o banco.

A rigor, o patrimônio herdado, até que o formal de partilha seja registrado, compõe o chamado espólio, que será administrado pelo Inventariante, pessoa responsável por gerir os bens e dar andamento ao inventário, representando o espólio em juízo e/ou fora dele.

Uma vez cumpridos os trâmites regulares, o juiz determina a expedição do formal de partilha, o qual deverá ser levado a registro. Cumprida essa formalidade, os bens imóveis passarão a estar registrados em nome de cada um dos herdeiros. Em relação aos valores depositados, a finalização do inventário autoriza que os herdeiros, em posse do formal, possam levantar eventuais depósitos que lhes sejam de direito.

Em suma, não é o juiz quem manda cada quinhão ao banco de cada herdeiro, mas sim cada herdeiro que, após autorização judicial, dirige-se ao banco em que está depositado o dinheiro deixado pelo falecido e transfere para sua conta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais