Logo Passei Direto
Buscar
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta referente à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
I) A ELA é uma doença neuromuscular progressiva, definida pela fraqueza muscular decorrente do comprometimento dos neurônios motores. II) Devido à atrofia muscular, a pessoa torna‑se prisioneira do próprio corpo, com perda total da independência funcional, com desenvolvimento de depressão e ansiedade. III) Para ser diagnosticada com ELA, a pessoa precisa apresentar alterações clínicas decorrentes do comprometimento dos neurônios motores superiores e dos neurônios motores inferiores. IV) Com a progressão da doença, a função respiratória é prejudicada em virtude da paralisação do diafragma e de outros músculos respiratórios. V) As funções autonômicas (função cardíaca, digestão, micção, defecação, manutenção de pressão sanguínea e temperatura) são afetadas pela doença. Assinale a alternativa correta.
II, III e IV estão corretas.
II e III estão corretas.
III, IV e V estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
II, III e IV estão corretas.
User badge image
EnfermagemEmFoco

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada afirmativa sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): I) A ELA é uma doença neuromuscular progressiva, definida pela fraqueza muscular decorrente do comprometimento dos neurônios motores. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. II) Devido à atrofia muscular, a pessoa torna‑se prisioneira do próprio corpo, com perda total da independência funcional, com desenvolvimento de depressão e ansiedade. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a ELA pode levar à perda de independência e a problemas emocionais. III) Para ser diagnosticada com ELA, a pessoa precisa apresentar alterações clínicas decorrentes do comprometimento dos neurônios motores superiores e dos neurônios motores inferiores. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o diagnóstico de ELA envolve a presença de sinais de comprometimento tanto dos neurônios motores superiores quanto dos inferiores. IV) Com a progressão da doença, a função respiratória é prejudicada em virtude da paralisação do diafragma e de outros músculos respiratórios. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a ELA afeta os músculos respiratórios, levando a dificuldades respiratórias. V) As funções autonômicas (função cardíaca, digestão, micção, defecação, manutenção de pressão sanguínea e temperatura) são afetadas pela doença. Falso, a ELA não afeta diretamente as funções autonômicas, embora possa haver complicações secundárias. Agora, vamos ver as alternativas: - II, III e IV estão corretas. (Falso, pois I também está correta) - II e III estão corretas. (Falso, pois I e IV também estão corretas) - III, IV e V estão corretas. (Falso, pois V está incorreta) - Todas as alternativas estão corretas. (Falso, pois V está incorreta) - I, II, III e IV estão corretas. (Verdadeiro, pois todas essas afirmativas estão corretas) - II, III e IV estão corretas. (Falso, pois I também está correta) Portanto, a alternativa correta é: I, II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A fisiopatologia da meningite, independentemente do agente causador, baseia-se na tríade: toxemia, hipertensão craniana e irritação meníngea, que produzem os diferentes sinais e sintomas da doença, ou seja, após a entrada na corrente sanguínea, o agente atravessa a barreira hematoencefálica, cai no espaço subaracnóideo, multiplica-se com rapidez por não haver anticorpos nesse local; ocorre a liberação de substâncias altamente inflamatórias, que estimulam a produção de citocinas, o rompimento da barreira hematoliquórica, a passagem de proteínas e leucócitos do sangue para o líquor e o edema cerebral. Assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I) As manifestações clínicas serão categorizadas conforme a síndrome clínica apresentada: síndrome infecciosa (toxemia), hipertensão craniana e irritação meníngea. II) A síndrome infecciosa é o resultado da liberação de substâncias mediadoras da resposta inflamatória na corrente sanguínea. Manifesta‑se por queda no estado geral, febre, apatia e anorexia. III) A hipertensão craniana é decorrente do edema cerebral imposto pela reação inflamatória dentro da caixa craniana; caracteriza‑se apenas por cefaleia. A diminuição do edema pode levar ao rebaixamento do nível de consciência. IV) A irritação meníngea é consequência da inflamação nas meninges; é caracterizada pela rigidez da nuca, pelos sinais de Kernig e de Brudzinski positivos e pela fotofobia. A rigidez na nuca é um sinal precoce da doença e está relacionada aos espasmos dos músculos do pescoço. Assinale a alternativa correta.
I, II e IV
I e II
III e IV
I, II e III
I, II, III e IV
I, II e IV

O Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada pela redução da secreção ou na ação, do hormônio insulina, produzido pelo pâncreas, acarretando aumento anormal de glicose circulante na corrente sanguínea, associado a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. Assim, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I) As manifestações clínicas do diabetes são a poliúria (aumento na produção da urina), a polidpsia (sede excessiva), a polifagia (aumento do apetite), o cansaço, a dor nas pernas e o ganho súbito de peso corporal. II) O diabetes tipo 1 é resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico, levando à deficiência de insulina; acomete entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença; surge geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também; é tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas. III) O diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia; ocorre em cerca de 90% dos diabéticos; manifesta-se mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar; pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar, mas pode exigir também o uso de insulina e/ou outros medicamentos. Assinale a alternativa correta.
II e III estão corretas.
II e III estão corretas.
I e II estão corretas.
I e III estão corretas.
Todas estão corretas.
Todas estão erradas.

A gastrite e a úlcera gástrica são doenças que levam à lesão da mucosa gástrica. Na gastrite essa lesão é superficial, enquanto na úlcera gástrica a erosão pode estender‑se profundamente, até as camadas musculares do estômago. Assinale a alternativa incorreta.
O tratamento da gastrite e da úlcera gástrica está baseado no uso de anti-inflamatórios, uma vez que a causa é a inflamação da mucosa gástrica e não se faz necessária a alteração dos hábitos alimentares. A gastrite aguda está associada à ingestão de alimentos contaminados ou muito temperados, ao uso de anti‑inflamatórios, à ingestão excessiva de álcool e ao refluxo da bile. A gastrite crônica está relacionada à presença da bactéria Helicobacter pylori, doença autoimune, uso de medicamentos, alimentação inadequada, consumo de álcool, estresse por traumas, procedimentos cirúrgicos, septicemia, insuficiência hepática, irradiação e infecções sistêmicas. A dor característica de úlcera gástrica é decorrente da erosão do tecido que estimula suas terminações nervosas. É aliviada pela alimentação, já que essa diminui a acidez na cavidade. Os vômitos são decorrentes da obstrução do orifício pilórico, que é consequência do espasmo muscular do piloro, de obstrução causada pela cicatrização ou do edema agudo na mucosa inflamada. Assinale a alternativa incorreta.
O tratamento da gastrite e da úlcera gástrica está baseado no uso de anti-inflamatórios, uma vez que a causa é a inflamação da mucosa gástrica e não se faz necessária a alteração dos hábitos alimentares.
A gastrite aguda está associada à ingestão de alimentos contaminados ou muito temperados, ao uso de anti‑inflamatórios, à ingestão excessiva de álcool e ao refluxo da bile.
A gastrite crônica está relacionada à presença da bactéria Helicobacter pylori, doença autoimune, uso de medicamentos, alimentação inadequada, consumo de álcool, estresse por traumas, procedimentos cirúrgicos, septicemia, insuficiência hepática, irradiação e infecções sistêmicas.
A dor característica de úlcera gástrica é decorrente da erosão do tecido que estimula suas terminações nervosas. É aliviada pela alimentação, já que essa diminui a acidez na cavidade.
Os vômitos são decorrentes da obstrução do orifício pilórico, que é consequência do espasmo muscular do piloro, de obstrução causada pela cicatrização ou do edema agudo na mucosa inflamada.

O manejo da dor é indispensável para o cliente portador de gastrite ou úlcera gástrica, sendo o diagnóstico de enfermagem indicado para este problema, dor aguda e a intervenção, o controle da dor por meio de seu alívio ou redução até um nível de conforto que seja aceitável para o cliente. Assim, assinale a alternativa incorreta referente aos cuidados a serem prescritos neste caso:
Apenas a administração de analgésicos anula os demais cuidados.
Avaliar localização e características da dor.
Observar duração, frequência, qualidade e intensidade.
Verificar fatores que melhoram ou pioram a dor.
Reduzir ou eliminar fatores que propiciem o aumento da dor.

A litíase renal é definida como a presença de cálculos no sistema urinário, 85% constituídos por cálcio, com incidência entre 5% a 15% na população mundial, sendo a terceira causa de alterações no trato urinário.
Assim, assinale a alternativa correta referente aos sintomas de litíase renal localizada na pelve renal:
Dor intensa e profunda na região costovertebral; piúria; náusea e vômito; desconforto abdominal.
Dor aguda, em cólica, que se irradia para a coxa e a genitália; pouca eliminação de urina; hematúria.
Dor discreta na região pubiana, hematúria e retenção de urina; náusea matinal e vômitos discretos.
Dor moderada em região pélvica e ardor intenso ao urinar, podendo estar acompanhado de hematúria.
Dor intensa em região abdominal, acompanhada de febre alta e hematúria moderada; vômitos intensos.

O Planejamento da Assistência de Enfermagem aos portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) envolve a avaliação dos sinais e sintomas, a identificação dos problemas de enfermagem e o julgamento clínico para elaboração dos diagnósticos de enfermagem principais.
Desta forma, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa correta.
Mobilidade física prejudicada: limitação no movimento físico independente e voluntário do corpo ou de uma ou mais extremidades.
Risco de úlcera de pressão: vulnerabilidade à lesão localizada na pele e/ou tecido subjacente, normalmente sobre saliência óssea, em consequência de pressão ou pressão combinada por forças de cisalhamento.
Desobstrução ineficaz de vias aéreas: incapacidade de eliminar secreções ou obstruções do trato respiratório para manter a via aérea desobstruída.
Comunicação verbal prejudicada: habilidade diminuída, retardada ou ausente para receber, processar, transmitir e usar um sistema de símbolos.
Deglutição prejudicada: funcionamento anormal do mecanismo de deglutição associado a déficit na estrutura ou função oral, faríngea ou esofágica.
Desesperança: estado subjetivo no qual um indivíduo não enxerga alternativas ou escolhas pessoais disponíveis ou enxerga alternativas e é incapaz de mobilizar energias a seu favor.
I F Y; II C; III E W; IV B M; V D Z; VI A X.
I A X; II B Y; III C Z; IV D; V E W; VI F M.
I B Y; II C X; III A W; IV D M; V F; VI E W.
I F Y; II C; III E W; IV B M; V D Z; VI A X.
I C Z; II A M; III D; IV B W; V E X; VI F Y.
I D W; II F; III E Z; IV C X; V A Y; VI B M.

Mais conteúdos dessa disciplina