Logo Passei Direto
Buscar
A forma como as cidades latino-americanas evoluíram ao longo do tempo trouxe uma série de benefícios para a ocupação do território de forma geral, além do desenvolvimento dos países. Entretanto, crescimento também trouxe uma série de problemas urbanos, que provocaram e ainda provocam diversas crises urbanas.
Sobre essas crises, assinale alternativa correta:
a. A crise urbana é uma consequência das desigualdades sociais impostas pela urbanização e pela sociedade de consumo: nem todos têm direito à cidade, obrigando uma parte da população a ocupar as periferias e gerando problemas sociais, políticos e econômicos.
b. A crise urbana latino-americana existiu durante a fase de transição entre as cidades industriais e as cidades comerciais, pois, após essa época, as oportunidades aumentaram consideravelmente, melhorando a vida de todas as parcelas da sociedade.
C. Muitos dos problemas urbanos são causados pela própria população, que não respeita as leis e as regras de construção e de habitação, já que existem áreas disponíveis para todas as parcelas da sociedade nos centros urbanos.
d. Boa parte dos problemas urbanos está associada à implantação das cidades coloniais, e, à medida que as cidades sofreram processo de metropolização, a crise urbana foi resolvida.
e. A organização espacial das cidades foi pensada e implantada com objetivo de sanar os problemas referentes ao processo de urbanização, existindo somente questões pontuais relativas ao meio ambiente.
User badge image
Educa-Cultura

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as crises urbanas nas cidades latino-americanas: a) A crise urbana é uma consequência das desigualdades sociais impostas pela urbanização e pela sociedade de consumo: nem todos têm direito à cidade, obrigando uma parte da população a ocupar as periferias e gerando problemas sociais, políticos e econômicos. - Esta alternativa reflete bem a realidade das cidades latino-americanas, onde a desigualdade social e a ocupação das periferias são questões centrais. b) A crise urbana latino-americana existiu durante a fase de transição entre as cidades industriais e as cidades comerciais, pois, após essa época, as oportunidades aumentaram consideravelmente, melhorando a vida de todas as parcelas da sociedade. - Essa afirmação é muito otimista e não condiz com a realidade, pois as crises urbanas persistem. c) Muitos dos problemas urbanos são causados pela própria população, que não respeita as leis e as regras de construção e de habitação, já que existem áreas disponíveis para todas as parcelas da sociedade nos centros urbanos. - Essa alternativa simplifica demais a questão, ignorando as desigualdades estruturais que levam à ocupação irregular. d) Boa parte dos problemas urbanos está associada à implantação das cidades coloniais, e, à medida que as cidades sofreram processo de metropolização, a crise urbana foi resolvida. - Essa afirmação é incorreta, pois a metropolização trouxe novos desafios, não resolveu as crises urbanas. e) A organização espacial das cidades foi pensada e implantada com objetivo de sanar os problemas referentes ao processo de urbanização, existindo somente questões pontuais relativas ao meio ambiente. - Essa alternativa é enganosa, pois a organização das cidades muitas vezes não foi planejada para resolver os problemas urbanos. Diante dessa análise, a alternativa correta é: a) A crise urbana é uma consequência das desigualdades sociais impostas pela urbanização e pela sociedade de consumo: nem todos têm direito à cidade, obrigando uma parte da população a ocupar as periferias e gerando problemas sociais, políticos e econômicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Carta de Atenas é um documento síntese dos trabalhos dos arquitetos presentes no IV CIAM (Congresso Internacional de Arquitetura Moderna), realizado em Atenas, no ano de 1933.
Assinale alternativa que expressa melhor as propostas da Carta de Atenas:
a. A rua apresenta diversas funções e significados. Tem substancial importância na vida urbana porque é lugar de encontro e de troca. A arquitetura moderna não pode considerar a rua apenas como espaço de circulação de automóveis, mas deve fortalecer as relações entre a moradia e a rua, a fim de que seja sempre povoada e segura. Na Carta de Atenas, a rua ganha novos significados, acrescentando à tradiconal ideia de rua como circulação, a função do encontro.
b. A cidade tem valor material e simbólico. Todas as cidades têm uma história escrita nas suas ruas, praças e pontes. A função da arquitetura moderna é preservar toda a edificação e espaços abertos possíveis e zelar pela manutenção das suas formas originais. A cidade deveria se organizar ainda por zonas de uso bem definidas, adivindas da cultura local.
C. A Carta de Atenas conclui que zoneamento das cidades vinha se revelando culpado de diversos males urbanos: ele isola a vida urbana, que, por essência, é feita de diversidade. A Carta de Atenas recomenda que os espaços urbanos devem ser todos multifuncionais, exceto as zonas de preservação natural e as industriais, que devem ser isoladas, enquanto restante da cidade deve ser zona mista.
d. As cidades agradáveis e saudáveis são aquelas em que as edificações não ultrapassam cinco andares. Os edifícios baixos propiciam uma relação dos moradores diretamente com a rua. Eles também não geram grandes áreas de sombra e propiciam a construção da cidade a partir de pequenos núcleos habitacionais. Esses núcleos devem ser implantados em meio a uma grande área verde, distantes das vias de circulação.
e. A cidade deve funcionar como uma máquina. Cada parte da cidade deve ter uma função específica, as ruas devem ser qualificadas pelo fluxo de automóveis. Devem-se construir torres altas, de muitos apartamentos e de térreo livre para liberar mais espaço para as áreas verdes e de lazer. A Carta original tratava problemas e soluções das cidades a partir de quatro pontos: habitação, lazer, trabalho e circulação.

Mais conteúdos dessa disciplina