Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a política de gestão de acervos, é correto afirmar:
A É uma ferramenta que realiza o tombamento dos objetos no acervo museológico da instituição, a fim de torná-lo bem cultural público.
B É um documento que orienta os profissionais de museu, e como documento público esclarece como o museu assume a responsabilidade de salvaguarda do acervo.
C É um documento que descreve as informações intrínsecas e extrínsecas de cada objeto museológico salvaguardado na instituição museológica.
D É um documento que orienta a forma de representação dos acervos na instituição museológica por meio da definição e organização dos tipos de exposições museológicas.
E É uma ferramenta de gestão museológica, que estrutura todas as funções museológicas, bem como planeja e coordena a execução do plano anual de atividades.
User badge image
Portuguesando

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a política de gestão de acervos: A) É uma ferramenta que realiza o tombamento dos objetos no acervo museológico da instituição, a fim de torná-lo bem cultural público. - O tombamento é um processo, mas não define a política de gestão de acervos como um todo. B) É um documento que orienta os profissionais de museu, e como documento público esclarece como o museu assume a responsabilidade de salvaguarda do acervo. - Esta opção reflete bem a função de uma política de gestão de acervos, que orienta e estabelece responsabilidades. C) É um documento que descreve as informações intrínsecas e extrínsecas de cada objeto museológico salvaguardado na instituição museológica. - Embora importante, essa descrição se refere mais a um inventário do acervo do que à política de gestão. D) É um documento que orienta a forma de representação dos acervos na instituição museológica por meio da definição e organização dos tipos de exposições museológicas. - Esta opção foca na representação e exposições, mas não abrange a totalidade da gestão de acervos. E) É uma ferramenta de gestão museológica, que estrutura todas as funções museológicas, bem como planeja e coordena a execução do plano anual de atividades. - Embora aborde a gestão, é muito ampla e não se concentra especificamente na política de gestão de acervos. Após essa análise, a alternativa que melhor descreve a política de gestão de acervos é: B) É um documento que orienta os profissionais de museu, e como documento público esclarece como o museu assume a responsabilidade de salvaguarda do acervo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A "Museologia social" ou "Sociomuseologia" são termos comumente utilizados de forma indistinta e até mesmo como sinônimos. A partir dos ensaios do português Mário Moutinho e de outros autores do campo museológico é que se pode delimitar a linha tênue entre ambas as terminologias. Acerca desse debate é possível afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
A - A Sociomuseologia é uma área disciplinar, que reflete tanto acerca das "museologias indisciplinadas", como das "museologias colonizadoras e colonizadas". A museologia social é, por sua vez, uma prática museológica que tem como pressuposto o homem como produtor de suas referências culturais, engajado nos problemas sociais do seu espaço e tempo.
B - A Sociomuseologia tem como principais referências o MINON (Movimento Internacional para uma Nova Museologia) e a museologia pós-moderna.
C - Os militantes da Sociomuseologia enfatizam apenas a "função social" dos museus, enquanto os defensores de uma Museologia Social buscam exclusivamente a reflexão acerca do desenvolvimento sociocultural das comunidades.
D - A Museologia Social inspira-se no movimento da "Nova Museologia", enquanto a Sociomuseologia fundamenta-se no MINON (Movimento Internacional para uma Nova Museologia), que possibilitou a criação do conceito de ecomuseus.
E - A Sociomuseologia tem como principais referências o MINON (Movimento Internacional para uma Nova Museologia) e a Museologia Social, a Mesa de Santiago do Chile (1972).

Mais conteúdos dessa disciplina