Logo Passei Direto
Buscar
A EC n° 48/2005, que fez acrescer o parágrafo terceiro ao artigo 215 da CF/88, institui uma importante ferramenta para planejamento e ação estatal na área de políticas públicas.
Trata-se do:
A Plano Nacional de Educação, de duração quinquenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime autônomo dos entes federativos e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis.
B Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do país à integração das ações do poder público.
C Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, de duração decenal, visando estabelecer metas para a consolidação da legislação trabalhista com vistas à inovação e adequação das novas formas de trabalho aos princípios gerais de dignidade.
D Plano Nacional de Saúde, de duração bienal, que visa o planejamento planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde para o período de 24 meses.
E Plano Nacional de Cultura, de âmbito plural e duração bienal, visando ao desenvolvimento e defesa dos valores ligados à independência e unificação cultural dos povos que habitam o território nacional e difusão do patrimônio histórico.
User badge image
Portuguesando

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

A Emenda Constitucional n° 48/2005, que acrescentou o parágrafo terceiro ao artigo 215 da Constituição Federal de 1988, estabelece a obrigatoriedade da elaboração de um Plano Nacional de Cultura. Esse plano tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural do país e integrar as ações do poder público nessa área. Analisando as alternativas: A) Plano Nacional de Educação - Foca na educação, mas não é o que a EC n° 48/2005 trata. B) Plano Nacional de Cultura - Esta opção menciona o desenvolvimento cultural e a integração das ações do poder público, o que está alinhado com a EC n° 48/2005. C) Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo - Não é o foco da emenda. D) Plano Nacional de Saúde - Relaciona-se à saúde, não à cultura. E) Plano Nacional de Cultura - Embora mencione cultura, não está alinhado com a descrição correta da EC n° 48/2005. Portanto, a alternativa correta é: B) Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do país à integração das ações do poder público.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A "Museologia social" ou "Sociomuseologia" são termos comumente utilizados de forma indistinta e até mesmo como sinônimos. A partir dos ensaios do português Mário Moutinho e de outros autores do campo museológico é que se pode delimitar a linha tênue entre ambas as terminologias. Acerca desse debate é possível afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
A - A Sociomuseologia é uma área disciplinar, que reflete tanto acerca das "museologias indisciplinadas", como das "museologias colonizadoras e colonizadas". A museologia social é, por sua vez, uma prática museológica que tem como pressuposto o homem como produtor de suas referências culturais, engajado nos problemas sociais do seu espaço e tempo.
B - A Sociomuseologia tem como principais referências o MINON (Movimento Internacional para uma Nova Museologia) e a museologia pós-moderna.
C - Os militantes da Sociomuseologia enfatizam apenas a "função social" dos museus, enquanto os defensores de uma Museologia Social buscam exclusivamente a reflexão acerca do desenvolvimento sociocultural das comunidades.
D - A Museologia Social inspira-se no movimento da "Nova Museologia", enquanto a Sociomuseologia fundamenta-se no MINON (Movimento Internacional para uma Nova Museologia), que possibilitou a criação do conceito de ecomuseus.
E - A Sociomuseologia tem como principais referências o MINON (Movimento Internacional para uma Nova Museologia) e a Museologia Social, a Mesa de Santiago do Chile (1972).

Mais conteúdos dessa disciplina