Logo Passei Direto
Buscar
Em se tratando da Constituição de 1988 e certo afirmar que:
a) A Constituição Federal de 1988 tem supremacia dentro do rol legislativo da União Federativa do Brasil.
b) A Constituição Federal de 1988, no artigo 225 declara que o meio ambiente é um bem de uso comum da humanidade, é um direito de todos, tê-lo de maneira ecologicamente equilibrado, sendo que a defesa do meio ambiente e preservação para as presentes e futuras gerações é dever do Poder Público e de toda a sociedade.
c) A Constituição Federal de 1988 trata das obrigações da sociedade e do Estado Brasileiro para com o meio ambiente, reconhecendo que as questões pertinentes ao meio ambiente são de vital importância para a sociedade, tanto no que diz respeito a preservação de valores economicamente imensuráveis, como a defesa dos recursos naturais é preceito constitucional que fundamenta a atividade econômica.
d) Todas as alternativas estão corretas (correta)
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das alternativas: a) A Constituição Federal de 1988 tem supremacia dentro do rol legislativo da União Federativa do Brasil. - Esta afirmação é verdadeira, pois a Constituição é a norma suprema do ordenamento jurídico brasileiro. b) A Constituição Federal de 1988, no artigo 225, declara que o meio ambiente é um bem de uso comum da humanidade, é um direito de todos, tê-lo de maneira ecologicamente equilibrado, sendo que a defesa do meio ambiente e preservação para as presentes e futuras gerações é dever do Poder Público e de toda a sociedade. - Esta afirmação também é verdadeira e reflete o que está disposto no artigo 225. c) A Constituição Federal de 1988 trata das obrigações da sociedade e do Estado Brasileiro para com o meio ambiente, reconhecendo que as questões pertinentes ao meio ambiente são de vital importância para a sociedade, tanto no que diz respeito à preservação de valores economicamente imensuráveis, como a defesa dos recursos naturais é preceito constitucional que fundamenta a atividade econômica. - Esta afirmação é verdadeira, pois a Constituição realmente aborda as obrigações em relação ao meio ambiente. d) Todas as alternativas estão corretas. - Como as alternativas a), b) e c) são verdadeiras, esta alternativa também é correta. Portanto, a resposta correta é: d) Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os Municípios possuem a atribuição de elaborar o plano diretor, em que o planejamento urbano é de fundamental importância, para isso é necessário que siga a legislação vigente. Foi nesse sentido que o Estatuto da Cidade veio possibilitar a instrumentalização efetiva da gestão da ocupação do solo urbano pautado nos princípios abaixo.
Assim relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e depois marque a alternativa correta:
( ) visa a evitar a utilização inadequada dos imóveis urbanos; a proximidade de usos incompatíveis ou inconvenientes; o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infraestrutura urbana; a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infraestrutura correspondente; a retenção especulativa de imóvel urbano, entre outros.
( ) A função social da propriedade deve ser atingida por meio do equilíbrio entre o interesse público e o privado, devendo este submeter-se àquele. Assim, o uso que se faz de cada propriedade possibilitará uma urbanização mais adequada e a garantia de um equilíbrio nas relações da cidade.
( ) deve priorizar a participação da população em todas as etapas do projeto, na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos. Para tanto, alguns instrumentos são imprescindíveis para o alcance dos objetivos, tais como: instituição de órgãos de política urbana, debates, audiências, consultas públicas, conferências, planos e projetos de lei de iniciativa popular, referendos e plebiscitos.
( ) – é a garantia do direito a cidades sustentáveis, à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e serviços urbanos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações. Assegurando o pleno exercício do direito à cidade é a questão primordial da política urbana, que deve ser implantada nas cidades brasileiras, tendo os cidadãos como prioridade.
( ) tem como objetivo o desenvolvimento das cidades, à distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente.
a) I, III, IV, V e II
b) II, I, V, IV e III
c) V, IV, I, II e III
d) V, I, III, II e IV (correta)

Em se tratando de Sustentabilidade, quais definições abaixo se refere a Sustentabilidade Social?
a) busca de equilíbrio na configuração rural-urbana e melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e atividades econômicas; melhorias no ambiente urbano; superação das disparidades inter-regionais e elaboração de estratégias ambientalmente seguras para áreas ecologicamente frágeis a fim de garantir a conservação da biodiversidade e do ecodesenvolvimento
b) no âmbito nacional baseia-se na democracia, apropriação universal dos direitos humanos; desenvolvimento da capacidade do Estado para implementar o projeto nacional em parceria com empreendedores e em coesão social. No aspecto internacional tem sua eficácia na prevenção de guerras, na garantia da paz e na promoção da cooperação internacional e na aplicação do princípio da precaução na gestão do meio ambiente e dos recursos naturais; prevenção da biodiversidade e da diversidade cultural; gestão do patrimônio global como herança da humanidade; cooperação científica e tecnológica internacional
c) abrange a necessidade de recursos materiais e não-materiais, objetivando maior equidade na distribuição da renda, de modo a melhorar substancialmente os direitos e as condições da população, reduzindo-se o índice de GINI ², ampliando-se a homogeneidade social; a possibilidade de um emprego que assegure qualidade de vida e igualdade no acesso ao recursos e serviços sociais. (correta)
d) respeito à cultura de cada local; garantindo continuidade e equilíbrio entre a tradição e a inovação

Mais conteúdos dessa disciplina