Logo Passei Direto
Buscar

Legislação

Colégio Objetivo
O órgão consultivo e deliberativo responsável pelo SISNAMA e pelo SNUC é o
a) Ministério do Meio Ambiente.
b) Conselho Nacional do Meio Ambiente. (correta)
c) Instituto Chico Mendes.
d) Conselho de Governo.
User badge image
Estudando com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que são o SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente) e o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação). O órgão consultivo e deliberativo que coordena e supervisiona as políticas ambientais no Brasil é fundamental para a gestão ambiental. Analisando as alternativas: a) Ministério do Meio Ambiente - Embora seja um órgão importante, não é o órgão consultivo e deliberativo responsável pelo SISNAMA e SNUC. b) Conselho Nacional do Meio Ambiente - Este é, de fato, o órgão consultivo e deliberativo responsável por essas questões, sendo a alternativa correta. c) Instituto Chico Mendes - Este instituto é responsável pela gestão das unidades de conservação, mas não é o órgão consultivo e deliberativo. d) Conselho de Governo - Não é o órgão específico para as questões do SISNAMA e SNUC. Portanto, a alternativa correta é: b) Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os Municípios possuem a atribuição de elaborar o plano diretor, em que o planejamento urbano é de fundamental importância, para isso é necessário que siga a legislação vigente. Foi nesse sentido que o Estatuto da Cidade veio possibilitar a instrumentalização efetiva da gestão da ocupação do solo urbano pautado nos princípios abaixo.
Assim relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e depois marque a alternativa correta:
( ) visa a evitar a utilização inadequada dos imóveis urbanos; a proximidade de usos incompatíveis ou inconvenientes; o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infraestrutura urbana; a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infraestrutura correspondente; a retenção especulativa de imóvel urbano, entre outros.
( ) A função social da propriedade deve ser atingida por meio do equilíbrio entre o interesse público e o privado, devendo este submeter-se àquele. Assim, o uso que se faz de cada propriedade possibilitará uma urbanização mais adequada e a garantia de um equilíbrio nas relações da cidade.
( ) deve priorizar a participação da população em todas as etapas do projeto, na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos. Para tanto, alguns instrumentos são imprescindíveis para o alcance dos objetivos, tais como: instituição de órgãos de política urbana, debates, audiências, consultas públicas, conferências, planos e projetos de lei de iniciativa popular, referendos e plebiscitos.
( ) – é a garantia do direito a cidades sustentáveis, à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e serviços urbanos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações. Assegurando o pleno exercício do direito à cidade é a questão primordial da política urbana, que deve ser implantada nas cidades brasileiras, tendo os cidadãos como prioridade.
( ) tem como objetivo o desenvolvimento das cidades, à distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente.
a) I, III, IV, V e II
b) II, I, V, IV e III
c) V, IV, I, II e III
d) V, I, III, II e IV (correta)

Em se tratando de Sustentabilidade, quais definições abaixo se refere a Sustentabilidade Social?
a) busca de equilíbrio na configuração rural-urbana e melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e atividades econômicas; melhorias no ambiente urbano; superação das disparidades inter-regionais e elaboração de estratégias ambientalmente seguras para áreas ecologicamente frágeis a fim de garantir a conservação da biodiversidade e do ecodesenvolvimento
b) no âmbito nacional baseia-se na democracia, apropriação universal dos direitos humanos; desenvolvimento da capacidade do Estado para implementar o projeto nacional em parceria com empreendedores e em coesão social. No aspecto internacional tem sua eficácia na prevenção de guerras, na garantia da paz e na promoção da cooperação internacional e na aplicação do princípio da precaução na gestão do meio ambiente e dos recursos naturais; prevenção da biodiversidade e da diversidade cultural; gestão do patrimônio global como herança da humanidade; cooperação científica e tecnológica internacional
c) abrange a necessidade de recursos materiais e não-materiais, objetivando maior equidade na distribuição da renda, de modo a melhorar substancialmente os direitos e as condições da população, reduzindo-se o índice de GINI ², ampliando-se a homogeneidade social; a possibilidade de um emprego que assegure qualidade de vida e igualdade no acesso ao recursos e serviços sociais. (correta)
d) respeito à cultura de cada local; garantindo continuidade e equilíbrio entre a tradição e a inovação

Mais conteúdos dessa disciplina