Logo Passei Direto
Buscar

Geologia

Outros
Avaliando regiões com predominância de rochas sedimentares, avalie as seguintes afirmacoes:
A respeito das informações estão corretas as afirmações:
I- Qualquer rocha exposta à ação do vento, da chuva, da temperatura passa a sofrer a ação do intemperismo, ou seja, do conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que provocam a desintegração das rochas já existentes.
II- As rochas sedimentares clásticas (ou detríticas) são formadas por fragmentos de minerais ou rochas pré-existentes que são transportados através do ar, água ou gelo. Ex.: siltitos, arenitos, etc.
III- Rochas sedimentares quimiogênicas: São formadas por materiais resultantes da precipitação química de substâncias dissolvidas em solução aquosa. Ocorre precipitação química quando uma substância se separa do líquido em que se encontrava dissolvida ou suspensa, sedimentando-se.
a) I
b) II
c) III
d) I, II
e) I, II, III
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações: I- Qualquer rocha exposta à ação do vento, da chuva, da temperatura passa a sofrer a ação do intemperismo, ou seja, do conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que provocam a desintegração das rochas já existentes. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois descreve adequadamente o processo de intemperismo. II- As rochas sedimentares clásticas (ou detríticas) são formadas por fragmentos de minerais ou rochas pré-existentes que são transportados através do ar, água ou gelo. Ex.: siltitos, arenitos, etc. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois define corretamente as rochas sedimentares clásticas. III- Rochas sedimentares quimiogênicas: São formadas por materiais resultantes da precipitação química de substâncias dissolvidas em solução aquosa. Ocorre precipitação química quando uma substância se separa do líquido em que se encontrava dissolvida ou suspensa, sedimentando-se. Verdadeiro, essa afirmação está correta e descreve bem as rochas sedimentares quimiogênicas. Como todas as afirmações (I, II e III) estão corretas, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: e) I, II, III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as asserções a seguir:
Relacione a primeira afirmação com a segunda:
I. A Isostasia é o excesso aparente de massa das cadeias montanhosas e dos continentes sobre a superfície em que está apoiada.
II. Este excesso é compensado por uma maior densidade de seus materiais, enquanto que a falta de massa dos oceanos e planícies fica compensada por uma menor densidade do material exterior.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa verdadeira da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Avalie a figura:
De acordo com o que foi discutido e ilustrado em sala de aula de acordo com a rocha A e B, assinale a afirmação correta:
a) Rocha A é um Gnaisse, tipo de rocha Ígnea com formação extrusiva. A Rocha B é um granito, tipo de rocha sedimentar com formação de diagnese.
b) Rocha A é um Marmore, tipo de rocha Ígnea com formação intrusiva. A Rocha B é um granito, tipo de rocha Ígnea com formação extrusiva.
c) Rocha A é um Arenito, tipo de rocha sedimentar com formação extrusiva. A Rocha B é um Basalto, tipo de rocha Ígnea com formação extrusiva.
d) Rocha A é um Basalto, tipo de rocha Metamórfica com formação extrusiva. A Rocha B é um granito, também uma rocha metamórfica.
e) Rocha A é um Basalto, tipo de rocha Ígnea com formação extrusiva. A Rocha B é um granito, tipo de rocha Ígnea com formação Plutônica.

Informações geofísicas demonstram que existem algumas descontinuidades no interior da Terra, identificadas por anomalias na velocidade de propagação das ondas sísmicas, sendo a primeira descontinuidade denominada Descontinuidade de Mohorovicic, mais comumente chamada de Moho.
Essa descontinuidade está localizada entre o (a):
a) núcleo interno e o núcleo externo.
b) núcleo externo e o manto inferior.
c) manto inferior e o manto transicional.
d) crosta e o manto superior.
e) crosta oceânica e a crosta terrestre.

Mais conteúdos dessa disciplina