Logo Passei Direto
Buscar

Geologia

Outros
A partir da figura apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. A isostasia é o excesso aparente de massa das cadeias montanhosas e dos continentes que não é compensado por causa de uma maior densidade de seus materiais o que os torna materiais ascendentes a crosta terrestre.
II. A falta de massa dos oceanos e planícies aparentemente não vistas é compensada por um aumento na densidade do material interior, o que os torna depositados em níveis inferiores a superfície.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa verdadeira da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada asserção: I. A isostasia é o excesso aparente de massa das cadeias montanhosas e dos continentes que não é compensado por causa de uma maior densidade de seus materiais o que os torna materiais ascendentes à crosta terrestre. Essa afirmação é confusa e imprecisa. A isostasia refere-se ao equilíbrio da crosta terrestre, onde áreas de maior massa (como montanhas) são compensadas por uma "raiz" mais profunda, mas não é correto afirmar que isso se deve a uma maior densidade dos materiais. Portanto, a asserção I é falsa. II. A falta de massa dos oceanos e planícies aparentemente não vistas é compensada por um aumento na densidade do material interior, o que os torna depositados em níveis inferiores à superfície. Essa afirmação é mais precisa, pois sugere que a crosta oceânica é mais fina e menos densa em comparação com a crosta continental, e que a densidade do material abaixo da crosta ajuda a explicar a profundidade dos oceanos. Portanto, a asserção II é verdadeira. Com base nessa análise, temos: - A asserção I é falsa. - A asserção II é verdadeira. Assim, a alternativa correta é: d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as asserções a seguir:
Relacione a primeira afirmação com a segunda:
I. A Isostasia é o excesso aparente de massa das cadeias montanhosas e dos continentes sobre a superfície em que está apoiada.
II. Este excesso é compensado por uma maior densidade de seus materiais, enquanto que a falta de massa dos oceanos e planícies fica compensada por uma menor densidade do material exterior.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa verdadeira da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Avalie a figura:
De acordo com o que foi discutido e ilustrado em sala de aula de acordo com a rocha A e B, assinale a afirmação correta:
a) Rocha A é um Gnaisse, tipo de rocha Ígnea com formação extrusiva. A Rocha B é um granito, tipo de rocha sedimentar com formação de diagnese.
b) Rocha A é um Marmore, tipo de rocha Ígnea com formação intrusiva. A Rocha B é um granito, tipo de rocha Ígnea com formação extrusiva.
c) Rocha A é um Arenito, tipo de rocha sedimentar com formação extrusiva. A Rocha B é um Basalto, tipo de rocha Ígnea com formação extrusiva.
d) Rocha A é um Basalto, tipo de rocha Metamórfica com formação extrusiva. A Rocha B é um granito, também uma rocha metamórfica.
e) Rocha A é um Basalto, tipo de rocha Ígnea com formação extrusiva. A Rocha B é um granito, tipo de rocha Ígnea com formação Plutônica.

Informações geofísicas demonstram que existem algumas descontinuidades no interior da Terra, identificadas por anomalias na velocidade de propagação das ondas sísmicas, sendo a primeira descontinuidade denominada Descontinuidade de Mohorovicic, mais comumente chamada de Moho.
Essa descontinuidade está localizada entre o (a):
a) núcleo interno e o núcleo externo.
b) núcleo externo e o manto inferior.
c) manto inferior e o manto transicional.
d) crosta e o manto superior.
e) crosta oceânica e a crosta terrestre.

Mais conteúdos dessa disciplina