Logo Passei Direto
Buscar
Observe a imagem e leia o texto a seguir: Os militares demonstravam firme propósito em dar continuidade à causa educacional do Brasil ante a gerência de um processo civilizador que passaria pela disciplina do corpo e da mente por meio de modos de adestramento (FOUCAULT, 1999). A incorporação do ideário escolanovista se manifestava incontestável em matérias sobre pedagogia e sua relação com a Educação Física, onde esta é exaltada como ciência da educação. A Educação Física é valorizada por meio de idealizadores da Educação Nova no Brasil.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. As aulas de gymnastica na escola tinham forte componente moral e, graças às leis vigentes na época, a educação era garantida a todos, uma vez que o futuro era uma preocupação.
II. Durante o século 19, o ensino do movimento nas escolas se resumia a dois métodos ginásticos. O “de quarto” e as rotinas de exercícios das escolas de ginástica europeias.
III. As aulas de Educação Física no Brasil mantiveram o caráter gímnico e calistênico durante um longo período, só vindo a mudar somente nos anos da ditadura militar.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
User badge image
Portuguesando

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. As aulas de ginástica na escola tinham forte componente moral e, graças às leis vigentes na época, a educação era garantida a todos, uma vez que o futuro era uma preocupação. Essa afirmação é um tanto exagerada, pois, embora as aulas de ginástica tivessem um componente moral, a educação não era garantida a todos na prática, especialmente em um contexto histórico onde havia desigualdades. Portanto, essa afirmação é questionável. II. Durante o século 19, o ensino do movimento nas escolas se resumia a dois métodos ginásticos. O “de quarto” e as rotinas de exercícios das escolas de ginástica europeias. Essa afirmação é verdadeira, pois realmente existiam métodos específicos de ensino de ginástica na época. III. As aulas de Educação Física no Brasil mantiveram o caráter gímnico e calistênico durante um longo período, só vindo a mudar somente nos anos da ditadura militar. Essa afirmação também é verdadeira, pois a Educação Física no Brasil realmente teve um caráter gímnico e calistênico por um longo tempo, com mudanças significativas ocorrendo durante a ditadura militar. Com base na análise, as afirmações II e III são verdadeiras, enquanto a I é questionável. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: Vivemos numa sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e estressada. Paciência e tolerância a contrariedades estão se tornando artigos de luxo. Quando o computador demora para iniciar, não poucos se irritam. Quando as pessoas não se dedicam a atividades interessantes, elas facilmente se angustiam. Raros são os que contemplam as flores nas praças ou se sentam para dialogar nas suas varandas ou sacadas. Estamos na era da indústria do entretenimento e, paradoxalmente, na era do tédio. É muito triste descobrir que grande parte dos seres humanos de todas as nações não sabe ficar só, se interiorizar, refletir sobre as nuances da existência, se curtir, ter um autodiálogo. Essas pessoas conhecem muitos nas redes sociais, mas raramente conhecem alguém a fundo e, o que é pior, raramente conhecem a si mesmas. Este livro fala do mal do século. Muitos pensam que o mal do século é a depressão, mas aqui apresento outro mal, talvez mais grave, mas menos perceptível: a ansiedade decorrente da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir:
I. A depressão é um transtorno de ordem psiquiátrica. Apesar dos benefícios das expressões do corpo, como a dança, elas em nada podem contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas que convivem com esse problema.
II. A depressão é caracterizada por alterações bioquímicas do cérebro. Sabendo que o movimento (as múltiplas formas de expressão corporal, por exemplo) estimula neurotransmissores, torna tal prática benéfica para aqueles que convivem com a depressão.
III. A ansiedade, problema de ordem psiquiátrica, pode ser controlada e prevenida por meio das manifestações corporais, como por exemplo a dança, possibilitando maior qualidade de vida e controle sobre a doença a partir do movimento e as suas variações.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.

Leia o texto a seguir: “Morador de Feira de Santana dança para ajudar filhas em projeto voltado para crianças autistas” A notícia da apresentação de Joilson ao lado das filhas logo se espalhou pela vizinhança de Viveiros. Na manhã do dia seguinte, a família, dentro de casa, ouviu o barulho no portão. Do lado de fora, uma voz gritava para que ‘ele virasse homem’. ‘Não gosto nem de falar sobre isso, já falaram muita coisa feia para a gente’, lembra Jaqueline. Na família e entre amigos, os comentários logo apareceram. O irmão Juaci Salomé, 50, estranhou. ‘Tá fazendo balé agora, Joilson?’ Até então, o mais velho dos sete filhos da família era um homem reservado, ‘rústico’, nas palavras do irmão. ‘Achei estranho, ele é o mais rústico da família. Mas vi depois que ele tem sensibilidade a ponto de aprender até balé para ajudar as filhas’, diz Juaci. O pai, já falecido, é uma de suas inspirações. ‘Meu pai falava: no dia que um homem perder o nome dele, ele perde tudo que tem. Quero dar conforto às minhas filhas’, lembra. No trabalho, os colegas também fizeram chacota. ‘Quer dizer que você é bruto aqui, mas lá é mansinho’, repete, Joilson, em tom de brincadeira. Hoje, não dá mais importância.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. Ao ensinar uma coreografia dentro do contexto escolar, deve-se levar em conta particularidades como a faixa etária dos alunos, o grau de compreensão e a o entendimento deles acerca da prática, buscando sempre estabelecer o diálogo.
II. A resolução estabelecida pela LDB de 2016 estabelece que a dança e as práticas corporais devem ser incluídas no currículo escolar brasileiro, ficando o seu ensino exclusivo para alunos bailarinos.
III. No ambiente escolar, a dança deve ser encarada com seriedade e não como uma mera atividade recreacional. O seu principal objetivo deve ser promover um espetáculo para a comunidade escolar.
IV. O ensino da dança e das atividades que envolvem o corpo, por muitas vezes esbarra em preconceitos e ideias infundadas dentro da comunidade escolar. Sendo eles reproduzidos até mesmo por docentes.
I e IV.
I e II.
II e III.
I e III.
II e IV.

Observe atentamente a imagem abaixo e leia o texto a seguir: Há exatos 40 anos, estreava a novela ‘Dancin´ Days’, um marco da televisão brasileira. Com um interessante retrato social traçado por Gilberto Braga (o autor) e Daniel Filho (o diretor), a produção, que virou coqueluche nacional, fez multiplicar discotecas pelo país afora, impulsionadas pela sua repercussão. A metáfora na letra da música de abertura convidava o público: 'abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia, entre nessa festa!'. Mas apenas através da vitrine de ilusões do horário mais nobre da TV. Em pleno contexto do Regime Militar ('a gente às vezes sente, sofre, dança sem querer dançar'), tudo era devidamente vigiado de Brasília: as asas ainda eram podadas e nada de soltar as feras contra o Governo Federal. O convite era apenas à fantasia, à fuga da realidade: 'na nossa festa vale tudo...'
Considerando as informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas:
I. Outras formas de dança, que não o balé, tiveram destaque no último século, rompendo com a tradição em detrimento da modernidade.
II. O estabelecimento do cinema e posteriormente da televisão como formas de entretenimento impulsionaram profundas mudanças na forma de vida.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Leia o texto a seguir: Uma criança não nasce para ficar quieta, para não tocar as coisas, seja paciente ou entretenha-se. Uma criança não nasce para ficar sentada assistindo TV ou jogando no tablet. Uma criança não quer ficar quieta o tempo todo. Crianças precisam se mover, navegar, procurar notícias, criar aventuras e descobrir o mundo ao seu redor. Elas estão aprendendo, são esponjas, jogadores natos, caçadores de tesouros, terremotos em potencial. Elas são livres, almas puras que buscam a voar, não ficar de lado. Não as façamos escravas da vida adulta, da pressa e falta de imaginação dos mais velhos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Crianças expressarem-se é algo natural e espontâneo, por isso propor o ensino de uma dança ou coreografia para essa faixa etária costuma ser uma atividade bem recebida.
II. Desde muito cedo crianças são incentivadas ao movimento, sobretudo no ambiente escolar. Havendo a construção do estereótipo do aluno disciplinado – aquele que interage e movimenta-se espontaneamente.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina