I. Portarias são atos administrativos internos, pelos quais o chefe do Executivo (ou do Legislativo e do Judiciário, em funções administrativas), ou chefes de órgãos, repartições ou serviços, expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou nomeiam servidores para funções e cargos secundários
PORQUE
II. Portarias são as mesmas coisas do que leis, sendo que essas palavras são frequentemente utilizadas como sinônimos, sendo que o uso de cada expressão fica ao critério de cada doutrinador e Portaria tem sido utilizado uma forma mais moderna de se referir às leis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A. () As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B. () A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C. () As asserções I e II são falsas.
D. () A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
E. () As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Ed
anteontem
Vamos analisar as asserções: I. Portarias são atos administrativos internos, pelos quais o chefe do Executivo (ou do Legislativo e do Judiciário, em funções administrativas), ou chefes de órgãos, repartições ou serviços, expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou nomeiam servidores para funções e cargos secundários. Essa afirmação é verdadeira. Portarias realmente são atos administrativos que têm essa função. II. Portarias são as mesmas coisas do que leis, sendo que essas palavras são frequentemente utilizadas como sinônimos, sendo que o uso de cada expressão fica ao critério de cada doutrinador e Portaria tem sido utilizado uma forma mais moderna de se referir às leis. Essa afirmação é falsa. Portarias e leis são diferentes; as leis são normas gerais e abstratas que têm um processo legislativo, enquanto as portarias são atos administrativos que têm um alcance mais restrito e são expedidas por autoridades administrativas. Agora, vamos às alternativas: A. As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (FALSO) B. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO) C. As asserções I e II são falsas. (FALSO) D. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (VERDADEIRO) E. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: D. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.