Logo Passei Direto
Buscar
(IBFC / 2017 - Adaptada) "A sociedade de consumo não é nada além de uma sociedade do excesso e da fartura - e portanto da redundância e do lixo".
Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:
As novas tecnologias permitem que se produza mais com menos recursos, o que tem evitado a degradação ambiental.
Os centros urbanos, mas não só estes, tem encontrado soluções para a questão do descarte de lixo de seus habitantes, impondo cotas de despacho de resíduos sólidos, por exemplo.
Com o aperfeiçoamento tecnológico todas as mercadorias tendem a se transformar em bens de consumo duráveis.
A obsolescência acelerada dos produtos é marca deste momento.
A facilidade com que se descartam as mercadorias em nada refletem na sociabilidade dos sujeitos na modernidade líquida a que se referem Bauman.
User badge image
Questões Para o Saber

há 14 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 14 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à afirmação sobre a sociedade de consumo: 1. As novas tecnologias permitem que se produza mais com menos recursos, o que tem evitado a degradação ambiental. - Embora a tecnologia possa aumentar a eficiência, a afirmação não aborda diretamente a questão do excesso e do lixo. 2. Os centros urbanos, mas não só estes, têm encontrado soluções para a questão do descarte de lixo de seus habitantes, impondo cotas de despacho de resíduos sólidos, por exemplo. - Essa alternativa fala sobre soluções, mas não reflete a crítica à sociedade de consumo como um todo. 3. Com o aperfeiçoamento tecnológico todas as mercadorias tendem a se transformar em bens de consumo duráveis. - Isso não é verdade, pois a tendência é o oposto, com produtos se tornando cada vez mais descartáveis. 4. A obsolescência acelerada dos produtos é marca deste momento. - Esta alternativa se alinha bem com a ideia de que a sociedade de consumo gera excesso e lixo, já que produtos são projetados para se tornarem obsoletos rapidamente. 5. A facilidade com que se descartam as mercadorias em nada refletem na sociabilidade dos sujeitos na modernidade líquida a que se referem Bauman. - Essa afirmação é complexa e não aborda diretamente a crítica à sociedade de consumo. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se relaciona com a afirmação sobre a sociedade de consumo sendo uma sociedade do excesso e do lixo é: d) A obsolescência acelerada dos produtos é marca deste momento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual das duplas temáticas abaixo não se enquadra nos estudos de Bauman que possam ajudar a entender aspectos da sociedade brasileira?
Individualismo e política
Criatividade midiática e urbanidade
Relações humanas e individualismo
Trabalho e desigualdade
A vigilância e o medo

Mais conteúdos dessa disciplina