Logo Passei Direto
Buscar
A atuação do analista de sistemas deve ser preponderante dentro de uma rotina de qualidade do projeto. A duração de atividades, controle de funcionários e os custos de projetos devem ser mantidos controlados para evitar que ele seja fadado ao insucesso. Dentro dessa rotina existente na análise de projetos, captar as informações do cliente torna-se fundamental para que o produto final atenda às expectativas do contratante do serviço. Para isso, as técnicas de visitas in loco (no local de trabalho onde será destinado o produto final) atuam na captação de características fundamentais ao processo.
Sobre essa técnica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- As visitas in loco devem acontecer de forma a não interferir na rotina das pessoas que estão sendo observadas, para não levar o processo a tendências desnecessárias. PORQUE II- O principal objetivo da visita in loco é coletar informações, critérios e relatos da rotina do local que receberá o produto final da análise do projeto. É correto afirmar que:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa o que foi dito na I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não complementa o que foi dito na I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Sig Novidades

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as asserções: I- As visitas in loco devem acontecer de forma a não interferir na rotina das pessoas que estão sendo observadas, para não levar o processo a tendências desnecessárias. Essa afirmação é verdadeira, pois é importante que a observação não altere o comportamento natural das pessoas, garantindo que as informações coletadas sejam precisas. II- O principal objetivo da visita in loco é coletar informações, critérios e relatos da rotina do local que receberá o produto final da análise do projeto. Essa afirmação também é verdadeira, pois o objetivo das visitas in loco é exatamente entender o ambiente e as necessidades do cliente para que o produto final atenda às expectativas. Agora, vamos verificar a relação entre as duas asserções. A asserção II complementa a I, pois explica o porquê da necessidade de não interferir na rotina das pessoas observadas: para garantir que as informações coletadas sejam fiéis à realidade. Portanto, a alternativa correta é: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa o que foi dito na I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A análise estruturada utiliza ferramentas para fomentar a construção de sistemas e/ou produtos informatizados com qualidade. Ela segue os conceitos da programação estruturada e possui etapas e métodos bem distintos para resolver os problemas.
A técnica utilizada na análise estruturada para resolução de problemas denomina-se:
a. Diagrama de atividades.
b. Diagrama de sequência.
c. Diagrama de entidade e relacionamentos.
d. Diagrama de casos de uso.
e. Diagrama de classes.

A análise e projeto de sistemas envolve situações fundamentais para a qualidade final de um projeto analisado. Os analistas devem coletar situações, aspectos, critérios e normas necessárias para que o produto final da análise atenda às expectativas dos clientes. Uma etapa primordial nesse processo é o desenho.
Sobre essa etapa, é correto afirmar que:
a. Utiliza recursos de modelagem para demonstrar o desejo dos clientes em uma forma interpretável aos olhos dos desenvolvedores.
b. Apresenta fatores relacionados às necessidades do sistema, mesmo que não diretamente ligados às necessidades do cliente, para a conclusão de atividades.
c. Constitui etapa elementar para a produção do software, pois nela são definidas a linguagem de programação e as pessoas responsáveis pela execução de tarefas.
d. Apresenta, de forma simples, o código dos sistemas a serem desenvolvidos, por meio de uma linguagem complexa de desenhos e artefatos.
e. Constitui etapa elementar para a produção do software, pois nela são definidas a linguagem de programação e as pessoas responsáveis pela execução de tarefas.

Uma forma adequada de coletar as principais características de um produto a ser elaborado em um projeto de análise de sistemas são as reuniões. Elas determinam comunicações fundamentais entre os clientes e a equipe técnica do projeto.
Sobre as reuniões, analise as seguintes afirmativas.
I- Devem acontecer com diálogos soltos, tranquilos e sem foco, para captar o maior número de informações.
II- Devem abranger o contexto principal do produto a ser elaborado, sem se preocupar com espaço físico ou documentação no momento da conversa.
III- Devem ocorrer com participantes-chave dentro do processo, de forma organizada, coerente e abrangendo os principais assuntos.
a. III, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I, apenas.
e. II, apenas.

A análise de sistemas orientada a objetos segue critérios rígidos sobre a composição e construção de elementos dentro da modelagem do problema. Ela segue referências da programação orientada a objetos e facilita a vida de desenvolvedores na execução de suas atividades.
Sobre os diagramas presentes na orientação a objetos, analise as seguintes afirmativas:
I- Apresenta as principais funcionalidades e atores presentes na resolução do problema.
II- Apresenta a representação do mundo real por meio de valores para os atributos das classes.
III- Identifica as principais entidades do mundo real, que farão parte do mundo computacional.
IV- Determinam a sequência de passos a ser executada dentro da solução para a obtenção de respostas específicas.
a. III.
b. II.
c. I e IV.
d. I, II, III e IV.
e. II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina