Logo Passei Direto
Buscar

SUS

Outros
Julgue os itens a seguir, relativo ao controle social no SUS.
Os seguintes itens são verdadeiros ou falsos?
21. Na composição do conselho de saúde, um prestador de serviços de saúde ou profissional com cargo de direção ou de confiança na gestão do SUS não pode ser representante dos segmentos de usuários ou de trabalhadores.
22. O bom funcionamento dos conselhos de saúde depende da capacitação dos conselheiros quanto às suas atribuições e às normas de funcionamento do SUS; dessa forma, membros eleitos do Poder Legislativo, representantes do Poder Judiciário ou do Ministério Público cumprem os requisitos necessários ao cargo de conselheiro de saúde.
23. Os membros dos conselhos de saúde são remunerados em razão da dedicação e da relevância pública das atividades relacionadas ao órgão.
24. No caso de haver um município que não tenha conselho de saúde constituído, cabe ao conselho estadual de saúde assumir, junto ao Poder Executivo municipal, a convocação e realização da conferência municipal de saúde, que terá como parte de seus objetivos a estruturação e composição do conselho municipal.
25. Na ausência de número suficiente de entidades, instituições e movimentos organizados para compor o conselho de saúde de um município, a representação desse órgão será definida pelo conselho estadual de saúde.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos lá! Vou te ajudar a julgar os itens sobre o controle social no SUS: 21. Verdadeiro - Um prestador de serviços de saúde ou profissional com cargo de direção ou de confiança na gestão do SUS não pode ser representante dos segmentos de usuários ou de trabalhadores. 22. Falso - Membros eleitos do Poder Legislativo, representantes do Poder Judiciário ou do Ministério Público não cumprem os requisitos necessários ao cargo de conselheiro de saúde, pois não podem ser conselheiros. 23. Falso - Os membros dos conselhos de saúde não são remunerados; eles atuam de forma voluntária. 24. Verdadeiro - Se um município não tiver conselho de saúde constituído, o conselho estadual de saúde pode assumir a convocação e realização da conferência municipal de saúde. 25. Verdadeiro - Na ausência de número suficiente de entidades, instituições e movimentos organizados, a representação do conselho de saúde será definida pelo conselho estadual de saúde. Espero que isso ajude na sua carreira acadêmica! Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a opção que apresenta a correta relação entre a legislação indicada e o seu conteúdo.
A Norma Operacional da Assistência à Saúde 1/2001 (NOAS/SUS/01/2001) — planos diretores de regionalização e de investimentos e redes de assistência no SUS.
B Lei n.º 8.080/1990 — participação popular, controle social e financiamento no SUS.
C Lei n.º 8.142/1990 — organização e funcionamento dos serviços de saúde no SUS.
D Norma Operacional Básica (NOB/SUS/1996) — comissões intergestoras tripartite e bipartite.
E Emenda Constitucional n.º 29/2000 — exclusão dos estados na participação do financiamento dos serviços de saúde dos municípios do SUS.

Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito do princípio da integralidade da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Priorização da oferta de ações e serviços aos segmentos populacionais que enfrentam maiores riscos de adoecer e morrer em decorrência da desigualdade social.
B Ações de promoção, recuperação e reabilitação da saúde e prevenção de riscos, com garantia de continuidade do atendimento na rede de serviços de saúde, abrangendo-se as dimensões biológicas, psicológicas e sociais.
C Distribuição racional dos recursos de saúde no território brasileiro, de acordo com as necessidades da população.
D Ordenação do sistema de saúde e o estabelecimento de fluxos assistenciais entre os serviços.
E Atendimento disponível a todos os cidadãos, independentemente da classe social, cor, crença religiosa, idade, escolaridade e local de residência.

Mais conteúdos dessa disciplina