Logo Passei Direto
Buscar
As ações da equipe de saúde devem buscar a integralidade da atenção, de modo a superar a assistência fragmentada. É essencial uma abordagem integral ao usuário, que o compreenda como um ser singular em suas diferentes dimensões biológicas, psicológicas, econômicas, sociais e culturais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I. Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias vinculadas às equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outras), em todos os ciclos de vida.
II. Realizar e/ou supervisionar o acolhimento com escuta qualificada e classificação de risco, de acordo com os protocolos estabelecidos.
III. Realizar estratificação de risco e elaborar um plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe.
IV. Realizar atividades em grupo e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços, conforme o fluxo estabelecido pela rede local.
a.A afirmativa IV está correta.
b.Apenas a afirmativa II está correta.
c.As afirmativas I, II e III estão corretas.
d.Todas as afirmativas estão corretas.
e.As afirmativas I e III estão corretas.
User badge image
EnfermagemEmFoco

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias vinculadas às equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outras), em todos os ciclos de vida. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois reflete a integralidade da atenção à saúde. II. Realizar e/ou supervisionar o acolhimento com escuta qualificada e classificação de risco, de acordo com os protocolos estabelecidos. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois o acolhimento e a classificação de risco são fundamentais na atenção à saúde. III. Realizar estratificação de risco e elaborar um plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois a estratificação de risco e o plano de cuidados são essenciais para o manejo de condições crônicas. IV. Realizar atividades em grupo e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços, conforme o fluxo estabelecido pela rede local. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois a realização de atividades em grupo e o encaminhamento são parte da integralidade da atenção. Diante da análise, todas as afirmativas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A consulta de enfermagem faz parte da estratégia dirigida a grupos de risco que propõe uma adequada intervenção educativa em indivíduos com valores de PA limítrofes, que estão mais predispostos à hipertensão. As medidas são equivalentes às propostas para tratamento não medicamentoso da HAS. Nesse contexto, a consulta de enfermagem objetiva promover a educação em saúde para a prevenção primária da doença, por meio do estímulo à adoção de hábitos saudáveis de vida, e também de avaliar e estratificar o risco para as doenças cardiovasculares.
Em relação à estratificação de risco, analise as afirmativas a seguir:
I. Na consulta de enfermagem deve-se, na prevenção primária da HAS, controlar os seus fatores de risco, como a sobrecarga na ingestão de sal, o excesso de adiposidade, especialmente na cintura abdominal, o abuso de álcool, entre outros.
II. Pesquisar a presença de lesões em órgãos-alvo ou doenças cardiovasculares como a hipertrofia ventricular esquerda; angina ou infarto prévio do miocárdio; revascularização miocárdica prévia e insuficiência cardíaca.
III. Nas ações coletivas, o profissional poderá atuar com estratégias de ações educativas coletivas, com a população em geral orientando a restrição à adição de sal na preparação de alimentos, na identificação da quantidade de sal e/ou sódio presente nos alimentos industrializados.
IV. A avaliação do risco de Framingham pode ser utilizada por profissionais de enfermagem da atenção primária para avaliar o risco global de desenvolver uma doença cardiovascular.
a.III e IV.
b.I, II, III e IV.
c.I, II e IV.
d.I, II e III.
e. II e IV.

A assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) é organizada a partir das necessidades da população, a fim de garantir o atendimento aos usuários, com apoio de uma equipe multiprofissional, que atua no cuidado e na regulação do acesso, na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente. De forma integrada aos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e com outras políticas intersetoriais, a Assistência tem como objetivo garantir resolutividade da atenção e continuidade do cuidado, assegurando a equidade e a transparência, sempre de forma pactuada com os Colegiados do SUS. A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) resultou da necessidade de reorganizar e qualificar a atenção hospitalar no âmbito do SUS.
Sobre a PNHOSP, analise:
I. A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), instituída através da Portaria n. 3.390, de 30 de dezembro de 2013, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece as diretrizes para a organização do componente hospitalar na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
II. Os hospitais privados, enquanto colaboradores da RAS, podem optar ou não por atuar de forma articulada à Atenção Básica de Saúde, que tem a função de coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde.
III. Na Portaria de Consolidação recomenda-se a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais.
a. II e III
b. Somente I
c. I e II
d. I, II, III
e. I e III

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é um compromisso firmado pelo Ministério da Saúde, com objetivos visando à promoção da saúde da população negra, considerando que as iniquidades em saúde são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais.
Em relação ao objetivo geral da Política Nacional de Saúde da População Negra, assinale a alternativa adequada.
a. Identificar as necessidades de saúde da população negra do campo e da floresta e das áreas urbanas e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades.
b. Articular as condições específicas que afetam a saúde da população negra com as demais políticas que integram a Política de Saúde no Brasil.
c. Reconhecer o racismo e as desigualdades étnico-raciais como determinantes sociais das condições de saúde da população negra.
d. Incluir os temas Racismo e Saúde da População Negra no processo de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde.
e. Promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

O Ministério da Saúde divulgou, em setembro de 2019, dados sobre tentativas e óbitos por suicídio no país. A publicação acontece no mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo”. O levantamento aponta que a intoxicação exógena é o meio utilizado por mais da metade das tentativas de suicídio notificadas no país. Com relação aos óbitos, a intoxicação é a segunda causa, com 18%, ficando atrás das mortes por enforcamento, que atingem 60% do total.
Sobre o suicídio análise:
I- O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
II- O suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.
III- Os sinais de alerta devem ser considerados isoladamente. Sempre há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida e se tem algum tipo de tendência suicida.
IV- Um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo.
a. I, II, III e IV
b. I, II e III
c. I, II e IV
d. I, III e IV
e. I e IV

No país, os fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são monitorados por meio de diferentes inquéritos de saúde, com destaque para o monitoramento realizado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - (Vigitel), onde a vigilância epidemiológica de DCNT é de responsabilidade da coordenação-geral de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e promoção da saúde do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS); e essa vigilância se configura como um conjunto de ações e processos que permitem conhecer a ocorrência, a magnitude e a distribuição das DCNT e de seus principais fatores de risco no país, bem como identificar os seus determinantes e condicionantes econômicos, sociais e ambientais. Além disso, uma das ações da vigilância de DCNT é caracterizar a tendência temporal das DCNT. Essas ações são fundamentais para o planejamento, o monitoramento e a avaliação das ações de cuidado integral e das políticas públicas de prevenção e controle das DCNT no Brasil.
Os componentes essenciais da vigilância de DCNT englobam:
I. Monitoramento dos fatores de risco.
II. Monitoramento da morbidade e mortalidade das DCNT.
III. Monitoramento e avaliação das ações de assistência à saúde.
IV. Monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde.
a. Todas as afirmativas estão incorretas.
b. A afirmativa IV está correta.
c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas a afirmativa II está correta.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

A assistência é o fator de proteção na prevenção de suicídio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou como meta aos países a redução de 10% dos óbitos por suicídio até 2020, o Ministério da Saúde lançou no ano passado uma agenda estratégica de prevenção no Brasil. Essa estratégia de prevenção visa incentivar: o desenvolvimento de pesquisas; a realização de projetos nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) e ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a ampliação da gratuidade nas ligações para o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), o 188; e a qualificação profissional das ações de prevenção de suicídio nos seis estados, com maiores taxas de mortalidade por essa causa. A qualificação permitirá uma melhor notificação das tentativas e óbitos por suicídio, orientação sobre o cuidado a pessoas com ideação/tentativa de suicídio e seus familiares; e organizar os fluxos assistenciais.
Sobre os principais sinais de alerta da prevenção do suicídio, assinale a alternativa incorreta.
a. As manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.
b. As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.
c. As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos.
d. O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas.
e. Expressões de ideias ou de intenções suicidas óbvias muitas vezes podem ser ignoradas, como, por exemplo: “Eu não aguento mais”; “Eu prefiro estar morta”.

A Atenção Básica é caracterizada por ser a porta de entrada preferencial do SUS no cuidado das pessoas e cumpre um papel estratégico na rede de atenção à saúde, servindo como base para a integralidade da saúde. E dentro das estratégias do cuidar, o Programa Saúde da Família, criado em 1994, amplia a cobertura de saúde, voltado à população em situação social mais vulnerável e, ao longo dos anos, vem organizando o processo de trabalho com uma equipe multiprofissional, base territorial e responsabilidade sanitária, ampliando suas ações de saúde à população e com a Rede de Atenção à Saúde (RAS), melhorou a resolutividade, o cuidado clínico, terapêutico e o diagnóstico necessário para a Atenção Básica. Diante de todas as atividades, percebeu-se a necessidade de políticas públicas voltadas a esta situação de saúde e, em 2006, foi promulgada a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), inserida no contexto do Pacto da Saúde, e sua segunda edição, em 2011, com a Portaria n. 2.488, de 21 de outubro, com a última revisão em 2017.
Baseando-se na Política Nacional da Atenção Básica, aprovada pela Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017, analise as afirmativas a seguir:
I. A Atenção Básica é caracterizada por ações individuais e coletivas.
II. A Atenção Básica deve resolver os problemas de saúde mais frequentes e de maior relevância em seu território.
III. A Atenção Básica orienta-se pelos princípios e pelas diretrizes da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e da continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
IV. A Atenção Básica é responsável apenas pelas ações de reabilitação e da promoção à saúde.
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. As afirmativas I e III estão corretas.
c. Apenas a afirmativa II está correta.
d. A afirmativa IV está correta.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina