Logo Passei Direto
Buscar
“As pessoas ficam doentes, em média, dez vezes por ano. Em, aproximadamente, seis desses casos, a doença é causada por uma infecção aguda das vias aéreas superiores (IVAS)”. Com embasamentos sobre IVAS na infância, leia as afirmacoes e assinale a alternativa correta:
I. Enquanto as IVAS são comparativamente simples de ser diagnosticadas clinicamente por meio da história e do exame físico, somente os achados clínicos não permitem identificar o microrganismo agressor em um caso individual. II. Sintomas como febre baixa, coriza discreta, tosse, inapetência e mal-estar, podem ser característicos de IVAS, especificamente a otite bacteriana em crianças. III. Sabe-se que, pelo menos, 80% das IVAS são causadas por vírus, porém, “tratamentos cegos” com antibióticos têm se tornado o padrão na maioria dos casos de pneumonia e, até mesmo, em muitos casos de bronquites em muitas instituições em todo o mundo. IV. A morbidade dessas infecções é especialmente alta em crianças devido às crianças, geralmente, terem contato com o organismo agressor pela primeira vez na vida, pela falta de imunidade faz com que elas transmitam organismos agressores em grandes quantidades e por um período de tempo prolongado em comparação aos adultos. V. As vias aéreas das crianças, por serem menores do que as dos adultos, a reação inflamatória na IVAS, leva a um estreitamento mais significativo das vias aéreas, resultando em um quadro mais grave. VI. O enfermeiro pode implementar alguns cuidados importantes em crianças com IVAS, sendo uma delas a umidificar as vias aéreas por meio de inalação com solução salina (0,9%) e ar comprimido, manter o decúbito elevado, avaliar e monitorar o padrão respiratório da criança.
I, III, IV, V e VI estão corretas.
I, II, V e VI estão corretas.
I, II, IV, V e IV estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
II, III, IV e VI estão corretas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Enquanto as IVAS são comparativamente simples de ser diagnosticadas clinicamente por meio da história e do exame físico, somente os achados clínicos não permitem identificar o microrganismo agressor em um caso individual. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o diagnóstico clínico é baseado em sintomas, mas não permite identificar o agente causador específico. II. Sintomas como febre baixa, coriza discreta, tosse, inapetência e mal-estar, podem ser característicos de IVAS, especificamente a otite bacteriana em crianças. Falso, embora esses sintomas sejam comuns em IVAS, a otite bacteriana é uma condição específica e não é caracterizada apenas por esses sintomas. III. Sabe-se que, pelo menos, 80% das IVAS são causadas por vírus, porém, “tratamentos cegos” com antibióticos têm se tornado o padrão na maioria dos casos de pneumonia e, até mesmo, em muitos casos de bronquites em muitas instituições em todo o mundo. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois a maioria das IVAS é viral e o uso inadequado de antibióticos é um problema comum. IV. A morbidade dessas infecções é especialmente alta em crianças devido às crianças, geralmente, terem contato com o organismo agressor pela primeira vez na vida, pela falta de imunidade faz com que elas transmitam organismos agressores em grandes quantidades e por um período de tempo prolongado em comparação aos adultos. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois as crianças têm um sistema imunológico em desenvolvimento. V. As vias aéreas das crianças, por serem menores do que as dos adultos, a reação inflamatória na IVAS, leva a um estreitamento mais significativo das vias aéreas, resultando em um quadro mais grave. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois a anatomia das vias aéreas das crianças contribui para quadros mais graves. VI. O enfermeiro pode implementar alguns cuidados importantes em crianças com IVAS, sendo uma delas a umidificar as vias aéreas por meio de inalação com solução salina (0,9%) e ar comprimido, manter o decúbito elevado, avaliar e monitorar o padrão respiratório da criança. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois descreve cuidados adequados para crianças com IVAS. Agora, vamos compilar as afirmações corretas: - I: Correta - II: Falsa - III: Correta - IV: Correta - V: Correta - VI: Correta As afirmações corretas são I, III, IV, V e VI. Portanto, a alternativa correta é: I, III, IV, V e VI estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com tantos conhecimentos sobre os diversos recursos tecnológicos descobertos, o mundo ainda padece com mortes significativamente relevantes decorrentes da diarreia, devido às condições ambientais e de privações salutares em que vivem as crianças. É uma doença facilmente evitável, quando os ambientes de exposição da criança recebem atenções de saúde públicas adequadas (WHO, 2017). De acordo com o tema, leia as afirmativas e assinale a correta:
I. Diarreia é a alteração do conteúdo líquido das fezes, devido à disfunção intestinal, com perdas excessivas de nutrientes, principalmente água e eletrólitos, traduzindo um desequilíbrio entre os processos de absorção e secreção do intestino. II. Geralmente, a diarreia é acompanhada de aumento da frequência, aumento do volume e da diminuição da consistência das fezes. III. Algumas variáveis poderão estar presentes, dependendo da causa, como vômito, dor abdominal, febre, presença de sangue, muco ou pus, podendo levar à desidratação e, consequentemente, à morte. Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
I e III.
II e III.
I e II.
a.
b.
c.
d.
e.

O fim das mortes evitáveis por crianças pode ser alcançado com o aleitamento materno imediato e exclusivo, melhorando o acesso a profissionais de saúde para assistência pré-natal, nascimento e pós-natal, melhorando o acesso à nutrição e micronutrientes, promovendo o conhecimento dos sinais de perigo entre os membros da família, melhorando o acesso à água (BRASIL, 2012). Muitas dessas intervenções, que podem transparecer simples, e de fato são, encontram-se muito distantes da realidade de diversas comunidades. O enfermeiro, diante do atendimento da criança com diarreia, deverá realizar uma abordagem clínica coletando dados importantes na anamnese, tais como:
As alternativas corretas são:
I. Identificar o início do quadro (em horas/em dias).
II. Verificar o número de evacuações: nas últimas 24 horas e o perfil desse número nos últimos meses.
III. Perguntar ao cuidador se existe presença de muco ou sangue nas fezes.
IV. Verificar se ocorreu/ocorre febre, náuseas e vômitos (quanto tempo, número de episódios diários e nas últimas 4 horas).
V. Perguntar se os amiguinhos da escola (se frequentar), se alguém da família, ou conhecidos próximos, que mantiveram contato com a criança estão com os mesmos sintomas.
I, III, IV e V.
III, IV e V.
I, III, IV e V.
II e III.
III e IV.
I e IV.

O enfermeiro deve saber conduzir casos de crianças com diarreia, principalmente, pela facilidade e pela rapidez com que essa doença pode levar à desidratação e, muitas vezes, ao óbito. O tratamento das crianças com diarreia e ainda não desidratadas deve seguir:
As afirmativas corretas são:
I. O Plano A, que é o tratamento realizado em casa, pela mãe/cuidador, baseando-se em orientação e vigilância para a criança não evoluir para a desidratação e manter-se hidratada.
II. Além do Plano A, seguir o Plano B, que, basicamente, trata-se da Terapia de Reidratação Oral (TRO) com Solução de Reidratação Oral-SRO.
III. A TRO, que tem por objetivo corrigir o desequilíbrio hidroeletrolítico pela reidratação, buscando restabelecer os níveis apropriados de água e eletrólitos que foram reduzidos durante a diarreia, assim como manter e recuperar o estado nutricional.
IV. A TRO, utilizando-se o SRO, que possui em sua fórmula componentes e concentração adequados para evitar a desidratação, ou tratá-la quando inicialmente instalada, evitando a gravidade dos casos e também a mortalidade em consequência da diarreia.
I, III e IV.
I e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
I e II.

O enfermeiro é o profissional responsável pelo processo de administração de medicamentos, atuando na liderança da equipe de enfermagem e, portanto, amplamente responsável também em relação ao cuidado da criança que se encontra em terapia medicamentosa.
Sabendo-se que a dosagem recomendada uma criança, de Amicacina (aminoglicosídeo), que tem apresentação em ampolas, com 2ml: 50mg/ml, é de 15 mg/kg/dia (dividido em 3 doses no dia), pela via endovenosa, se a criança pesar 10kg, receberá:
50mg/dose, ou seja, 150mg/dia, ou seja, 1 ml/dose.
75mg/dia, ou seja, 25mg/dose, ou seja, 0,5 ml/dose.
50mg/dose, ou seja, 25mg/dose, ou seja, 0,5 ml/dose.
75mg/dia, ou seja, 150mg/dia, ou seja, 1 ml/dose.
150mg/dose, ou seja, 50mg/dia, ou seja, 2 ml/dose.

A escolha da via intramuscular (IM) é importante, quando se deseja uma rápida absorção do fármaco, todavia, o músculo escolhido dependerá do peso da criança, da medicação e da quantidade de droga necessária para a injeção.
Sobre a utilização da Via IM para administração de fármacos em crianças, assinale a correta:
A região Vasto Lateral é indicada para crianças menores de 1 ano, por ter mais músculo possui poucos nervos e vasos sanguíneos, a região Ventroglútea é indicada para crianças maiores de 7 meses e a região Dorsoglútea é indicada apenas para o escolar.
A região Dorsoglútea é indicada para crianças menores de 1 ano, por ter mais músculo possui poucos nervos e vasos sanguíneos, a região Ventroglútea é indicada para crianças maiores de 7 meses e a região Vasto Lateral é indicada apenas para o escolar.
A região Vasto Lateral é indicada para crianças menores de 1 ano, por ter mais músculo possui poucos nervos e vasos sanguíneos, a região Ventroglútea é indicada para crianças maiores de 7 meses e a região Dorsoglútea é indicada apenas para o escolar.
A região Dorsoglútea é indicada para crianças menores de 1 ano, por ter mais músculo possui poucos nervos e vasos sanguíneos, a região Vasto Lateral é indicada para crianças maiores de 7 meses e a região Ventroglútea é indicada apenas para o escolar.
A região Vasto Lateral é indicada para crianças menores de 1 ano, por ter mais músculo possui poucos nervos e vasos sanguíneos, a região Dorsoglútea é indicada para crianças maiores de 7 meses e a região Ventroglútea é indicada apenas para o escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina