Logo Passei Direto
Buscar
O período de introdução da alimentação complementar é de elevado risco para a criança, tanto pela oferta de alimentos inadequados, quanto pelo risco de sua contaminação devido à manipulação ou preparo inadequados, favorecendo a ocorrência de doença diarreica e desnutrição.
Sobre o período de introdução da alimentação complementar, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. As situações mais comuns relacionadas à alimentação complementar oferecida de forma inadequada são: anemia, deficiência de vitamina A e outras deficiências de micronutrientes, excesso de peso e desnutrição.
II. O enfermeiro deve orientar o cuidador para iniciar a alimentação complementar aos poucos e aumentar gradativamente, até atingir cerca de 4 a 6 colheres de sopa. Começar sempre com um só tipo de fruta, cereal ou legumes e a cada 2 a 3 dias ir substituindo por outro para a criança conhecer novos sabores e texturas nos alimentos.
III. Caso a criança recuse determinado alimento, oferecê-lo novamente em outras refeições. É necessário oferecer várias vezes um determinado alimento para que ele seja aceito pela criança.
IV. O enfermeiro deverá oferecer adequada orientação para as mães, durante esse período, não somente sobre a transição gradual dos alimentos complementares, assim como as práticas de higiene deles, como meios de prevenção e redução da ocorrência das doenças diarreicas e suas consequentes repercussões negativas para o estado nutricional das crianças.
I, II, III e IV.
I, II e III.
II e III.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. As situações mais comuns relacionadas à alimentação complementar oferecida de forma inadequada são: anemia, deficiência de vitamina A e outras deficiências de micronutrientes, excesso de peso e desnutrição. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois menciona problemas nutricionais que podem surgir devido à alimentação inadequada. II. O enfermeiro deve orientar o cuidador para iniciar a alimentação complementar aos poucos e aumentar gradativamente, até atingir cerca de 4 a 6 colheres de sopa. Começar sempre com um só tipo de fruta, cereal ou legumes e a cada 2 a 3 dias ir substituindo por outro para a criança conhecer novos sabores e texturas nos alimentos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e reflete uma prática recomendada na introdução de alimentos complementares. III. Caso a criança recuse determinado alimento, oferecê-lo novamente em outras refeições. É necessário oferecer várias vezes um determinado alimento para que ele seja aceito pela criança. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois é comum que as crianças precisem ser expostas a um alimento várias vezes antes de aceitá-lo. IV. O enfermeiro deverá oferecer adequada orientação para as mães, durante esse período, não somente sobre a transição gradual dos alimentos complementares, assim como as práticas de higiene deles, como meios de prevenção e redução da ocorrência das doenças diarreicas e suas consequentes repercussões negativas para o estado nutricional das crianças. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e é fundamental que o enfermeiro oriente sobre práticas de higiene. Como todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas, a alternativa correta é: I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou a estratégia global para alimentação de lactentes e crianças pequenas, que visa a revitalizar os esforços no sentido de promover, proteger e apoiar adequadamente a alimentação das crianças.
De acordo com as recomendações e as diretrizes para uma adequada alimentação da criança, o enfermeiro deve-se atentar para as orientações e a vigilância em saúde, levando em consideração que:
I. A partir dos seis meses de idade, a alimentação complementar, é indicada a fim de complementar a energia e micronutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças.
II. As situações mais comuns relacionadas à alimentação complementar oferecida de forma inadequada são: anorexia, excesso de peso e desnutrição.
III. A anemia por deficiência de ferro, em termos de magnitude, é, na atualidade, o principal problema em escala de saúde pública do mundo. As reservas de ferro da criança que recebe com exclusividade o leite materno, nos seis primeiros meses de idade, atendem às necessidades fisiológicas, não necessitando de qualquer forma de complementação nem de introdução de alimentos sólidos.
IV. Os hábitos alimentares são formados por meio de complexa rede de influências genéticas e ambientais. Por esse motivo, considera-se a mudança de comportamento alimentar um desafio para os profissionais de saúde.
V. Em geral, as crianças tendem a rejeitar alimentos que não lhe são familiares e esse tipo de comportamento manifesta-se precocemente. Porém, com exposições frequentes, os alimentos novos passam a ser aceitos, podendo ser incorporados à dieta da criança.
I, III, IV e V estão corretos.
I, II e V estão corretos.
I, III, IV e V estão corretos.
Todas as afirmações estão corretas.

Uma menina com 3 meses de idade, acompanhada pela mãe, foi atendida em um Centro de Saúde por um enfermeiro em uma consulta previamente agendada. Ao relato da mãe pode-se identificar que a criança recebeu aleitamento materno exclusivo até os 2 meses de idade e depois fórmula láctea na mamadeira até 7 vezes ao dia.
Sobre o histórico alimentar da criança, avalie a alimentação oferecida à criança, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. A alimentação oferecida pela mãe até o 2º mês está adequada: aleitamento exclusivo.
II. Embora a oferta de fórmula láctea não seja a recomendada, o enfermeiro deverá verificar como está sendo realizada a diluição do leite, se o tipo de leite está adequado à idade da criança, a aceitação atual da criança (volume) e as condições de higiene do preparo.
III. Deve-se investigar também os hábitos intestinais da lactente e o motivo do desmame.
IV. Até o momento observa-se que o tipo de leite oferecido não representa nenhum risco ao crescimento da criança visto que os percentis do peso e da altura continuam convergentes e no perfil do histórico do nascimento.
I, II, III e IV.
I, II e III.
III e IV.
I e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina