Logo Passei Direto
Buscar
O diagrama de Moody é um dos diagramas mais utilizados na Engenharia. Ele apresenta o fator de atrito de Darcy para o escoamento em um tubo como uma função do número de Reynolds e de rugosidade relativa em um amplo intervalo.
Com base neste conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os valores de rugosidade equivalentes da maioria das tubulações comerciais são para tubos novos e a rugosidade relativa desses tubos pode aumentar com o uso.
II- A corrosão do material do tubo, o acúmulo de resíduos na superfície interna (incrustações) e a precipitação de substâncias insolúveis são fatores que aumentam a rugosidade média da tubulação.
A A asserção I é uma proposição verdadeira mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
B A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições falsas e a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada asserção: I- Os valores de rugosidade equivalentes da maioria das tubulações comerciais são para tubos novos e a rugosidade relativa desses tubos pode aumentar com o uso. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a rugosidade de tubos novos é geralmente especificada, e com o tempo, devido ao desgaste e outros fatores, a rugosidade pode aumentar. II- A corrosão do material do tubo, o acúmulo de resíduos na superfície interna (incrustações) e a precipitação de substâncias insolúveis são fatores que aumentam a rugosidade média da tubulação. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois todos esses fatores contribuem para o aumento da rugosidade interna dos tubos. Agora, vamos avaliar as opções: A) A asserção I é uma proposição verdadeira mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I. (FALSO, ambas são verdadeiras) B) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. (FALSO, a I é verdadeira) C) As asserções I e II são proposições falsas e a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I. (FALSO, ambas são verdadeiras) D) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I. (VERDADEIRO, ambas são verdadeiras e a II justifica a I) Portanto, a alternativa correta é: D) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Não existem valores precisos de números de Reynolds que definem os regimes de escoamento. A transição de um regime de escoamento laminar para turbulento vai do grau de perturbação do escoamento por rugosidade da parede do tubo, vibrações da tubulação e flutuações no escoamento a montante.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a classificação de um regime laminar:
A Re maior que 4000.
B Re menor que 2300.
C Re maior que 5000.
D Re maior que 2800.

Uma bomba tem capacidade de escoar água a uma vazão de 5 L/s. Qual será o tempo necessário para esvaziar um reservatório de 12 m³? A) 42 minutos. B) 36 minutos. C) 40 minutos. D) 30 minutos.

[Laboratório Virtual – Experimento de Reynolds] Na prática experimental do laboratório virtual desta disciplina, você conheceu o Experimento de Reynolds, executado para observação e caracterização dos regimes de escoamento de um fluido com base nas forças inerciais e forças viscosas atuantes.
Com base no sumário teórico, roteiro da prática e na condução do experimento no laboratório virtual, qual foi a dependência principal observada pelo engenheiro Osborne Reynolds nos seus experimentos envolvendo escoamento de um fluido em uma tubulação, em torno de 1880?
A Reynolds observou a relação e dependência entre as forças inerciais e a força de velocidade do fluido no escoamento dentro da tubulação.
B Reynolds observou a relação e dependência entre as forças centrípetas e a força gravitacional do fluido no escoamento dentro da tubulação.
C Reynolds observou a relação e dependência entre as forças inerciais e forças viscosas do fluido no escoamento dentro da tubulação.
D Reynolds observou a relação e dependência entre as forças centrípetas e forças viscosas do fluido no escoamento dentro da tubulação.

[Laboratório Virtual – Experimento de Reynolds] Na prática experimental do laboratório virtual desta disciplina, você conheceu o Experimento de Reynolds, executado para observação e caracterização dos regimes de escoamento de um fluido com base nas forças inerciais e forças viscosas atuantes.
Com base no sumário teórico, roteiro da prática e na condução do experimento no laboratório virtual, quais são os tipos de regime de escoamento que podem ser observados no fluxo de um líquido dentro de uma tubulação neste experimento?
A Escoamento acelerado, escoamento de transição e escoamento estacionário.
B Escoamento laminar, escoamento de transição e escoamento turbulento.
C Escoamento variado, escoamento acelerado e escoamento estático.
D Escoamento contínuo, escoamento permanente e escoamento variado.

Mais conteúdos dessa disciplina