Logo Passei Direto
Buscar
Qual é a importância da Carta de Pero Vaz Caminha?
I - A Carta de Caminha é considerada o primeiro documento redigido no Brasil e, por esse motivo, é o marco literário do País.
II - A Carta de Caminha faz parte da primeira manifestação literária pertencente ao movimento do Quinhentismo.
III - A Carta de Caminha trouxe descrições e informações sobre o Brasil da época do descobrimento.
IV - A Carta de Caminha serve apenas como registro histórico, não é considerada literatura.
a. I e II
b. I, II, III, IV.
c. I, III, IV
d. I, II, III
e. II e IV
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 horas

Vamos analisar cada afirmativa: I - A Carta de Caminha é considerada o primeiro documento redigido no Brasil e, por esse motivo, é o marco literário do País. Verdadeiro, a carta é realmente considerada um marco literário e histórico. II - A Carta de Caminha faz parte da primeira manifestação literária pertencente ao movimento do Quinhentismo. Verdadeiro, a carta é uma das primeiras manifestações literárias do Quinhentismo no Brasil. III - A Carta de Caminha trouxe descrições e informações sobre o Brasil da época do descobrimento. Verdadeiro, a carta contém descrições detalhadas sobre a terra, os habitantes e a cultura que os portugueses encontraram. IV - A Carta de Caminha serve apenas como registro histórico, não é considerada literatura. Falso, embora tenha um valor histórico, a carta também é considerada uma obra literária. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas itens verdadeiros: - a. I e II (corretos) - b. I, II, III, IV (IV é falso) - c. I, III, IV (IV é falso) - d. I, II, III (todos corretos) - e. II e IV (IV é falso) A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: d) I, II, III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Barroco Brasileiro é uma estética da Era colonial da literatura brasileira, cujo marco é “A prosopopeia” de Bento Teixeira (1601). Como não havia independência política, o barroco aqui produzido faz parte tanto da literatura brasileira quanto da lusitana. Diante disso, assinale a alternativa correta: a. Ainda assim, é possível observar ecos da vida colonial na literatura barroca. Nas artes e na arquitetura, não houve muitas manifestações barrocas, mas principal nome brasileiro o de Aleijadinho. b. Passada a fase do Barroco baiano, suntuoso e pesado, o estilo atingiu, no século XVIII, a província do Rio de Janeiro. Nessa época e local, Aleijadinho (1738-1814) elaborou uma arte profundamente internacional. c. Nessa época, já havia, no Brasil, condições para o desenvolvimento de uma atividade literária propriamente dita. O que se viu foi alguns escritores se espelhando nas fontes estrangeiras, principalmente nos portugueses e espanhóis. No barroco literário brasileiro também teve os dois estilos empregados do "cultismo"/"jogo de palavras" e o "conceptismo"/"jogo de ideias". d. Da mesma forma como se deu na Europa, o barroco na literatura brasileira é marcado pela contradição e pela dualidade. Os principais nomes desse período foram Bento Teixeira, Gregório de Matos e Botelho de Oliveira. Na prosa, há os sermões de Padre Antônio Vieira. e. Ainda assim, é possível observar ecos da vida colonial na literatura barroca. Nas artes e na arquitetura, também houve manifestações barrocas, sendo o principal nome brasileiro o de Monteiro Lobato.

Mais conteúdos dessa disciplina