Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Observe a imagem e assinale a alternativa CORRETA que apresenta as regiões indicadas pelos números 1, 2 e 3, respectivamente.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as regiões indicadas pelos números 1, 2 e 3, respectivamente:
A 1 – Ventrículo esquerdo; 2 – Veia pulmonar; 3 – Ventrículo direito.
B 1 – Átrio direito; 2 – Veia cava inferior; 3 – Ventrículo esquerdo.
C 1 – Átrio esquerdo; 2 – Artéria pulmonar; 3 – Ventrículo direito.
D 1 – Ventrículo direito; 2 – Artéria pulmonar; – Átrio esquerdo.
User badge image
Desafios para Aprender

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder corretamente a essa pergunta, é necessário conhecer a anatomia do coração e as funções de suas partes. Como não tenho acesso à imagem mencionada, vou analisar as alternativas com base no conhecimento geral sobre a anatomia cardíaca. A análise das alternativas é a seguinte: A) 1 – Ventrículo esquerdo; 2 – Veia pulmonar; 3 – Ventrículo direito. - O ventrículo esquerdo bombeia sangue para o corpo, a veia pulmonar leva sangue oxigenado dos pulmões para o átrio esquerdo, e o ventrículo direito bombeia sangue para os pulmões. Essa opção parece confusa. B) 1 – Átrio direito; 2 – Veia cava inferior; 3 – Ventrículo esquerdo. - O átrio direito recebe sangue desoxigenado da veia cava inferior, e o ventrículo esquerdo bombeia sangue oxigenado para o corpo. Essa opção não faz sentido, pois o ventrículo esquerdo não está diretamente relacionado ao átrio direito. C) 1 – Átrio esquerdo; 2 – Artéria pulmonar; 3 – Ventrículo direito. - O átrio esquerdo recebe sangue oxigenado dos pulmões, a artéria pulmonar leva sangue desoxigenado do ventrículo direito para os pulmões. Essa opção parece correta. D) 1 – Ventrículo direito; 2 – Artéria pulmonar; 3 – Átrio esquerdo. - O ventrículo direito bombeia sangue desoxigenado para a artéria pulmonar, que leva o sangue para os pulmões, e o átrio esquerdo recebe sangue oxigenado. Essa opção também parece confusa. Com base na análise, a alternativa que parece mais correta, considerando a anatomia do coração, é a C) 1 – Átrio esquerdo; 2 – Artéria pulmonar; 3 – Ventrículo direito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Essas células não possuem núcleos, são fragmentos de citoplasma derivados de megacariócitos da medula óssea que entram em circulação, estando relacionados com a cicatrização de feridas e com a reparação de vasos sanguíneos frente a uma lesão.
Qual o termo dado a estrutura se relaciona à descrição supracitada?
A Hemocitopoese.
B Plaquetas ou trombócitos.
C Leucopenia.
D Agranulócitos.

Existem diferentes tipos sanguíneos nos seres humanos. A classificação do tipo de sangue é A, B, AB e O, e o que determina isto é a presença de glicoproteínas na membrana dos eritrócitos.
Sobre a determinação do tipo de sangue em um indivíduo, analise as sentenças a seguir:
I- A presença ou ausência de antígeno 'D' determina o fator RH positivo ou negativo.
II- O tipo sanguíneo 'O' não apresenta nenhum tipo de antígeno de superfície.
III- O tipo de sangue 'A' apresenta o antígeno 'B' e o tipo de sangue 'B' apresenta o antígeno 'A'.
IV- O tipo de sangue 'A' possui anticorpos no seu plasma circulante anti-A e o tipo 'B' anti-B.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

O hematócrito, também conhecido como Ht ou Hct, é um parâmetro laboratorial que indica a porcentagem de células vermelhas, conhecidas por glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos.
Sobre o termo utilizado para os casos em que a hemoglobina eritrócitos está abaixo do esperado, assinale a alternativa CORRETA:
A Leucemia.
B Leucopenia.
C Anemia.
D Plaquetopenia.

Os linfócitos são células arredondadas com núcleo denso e fazem parte da resposta imune adaptativa. Os linfócitos são o segundo tipo mais comum de leucócitos no sangue.
Acerca dos linfócitos, analise as sentenças a seguir:
I- Os linfócitos realizam defesa seletiva e estão associados a infecções parasitárias.
II- Os linfócitos B realizam a defesa em nível humoral.
III- Os linfócitos T realizam a defesa em nível celular.
IV- Os macrófagos são especializados em apresentar antígenos para os linfócitos T.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Como no dito popular "sangue é vida". Fisiologicamente falando, o sangue é um tecido conjuntivo viscoso e denso que está numa temperatura de 38º aproximadamente e um pH em torno de 7.4, constituído por uma parte líquida, o plasma, e uma parte celular, os elementos figurados.
Acerca da constituição do sangue, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No plasma encontra-se água, proteínas e glicose.
( ) Entre os elementos figurados estão os eritrócitos, plaquetas e linfócitos.
( ) No plasma encontra-se eritrócitos, enzimas e hormônios.
( ) Aminoácidos e vitaminas são considerados elementos figurados.
A V - V - F - F.
B F - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - F.

O coração humano pesa em média 250 g para as mulheres e 300 g para os homens. O coração tem um aspecto de um cone com a região pontiaguda do ápice e a base em que chegam e saem os grandes vasos.
Acerca do nome dado as faces do coração, assinale a alternativa CORRETA:
A - Faces esternocostal e diafragmática.
B - Faces do ápice e da base.
C - Faces atrial e ventricular.
D - Faces da margem esquerda e direita.

Na parede do átrio direito, próximo à desembocadura da veia cava superior, há uma pequena massa de células musculares cardíacas especializadas em gerar estimulação elétrica, popularmente conhecido como marcapasso do coração ou marcapasso cardíaco.
Dessa forma, sobre o nome dado à estrutura que gera o impulso elétrico do coração, analise as sentenças a seguir:
I- Nó atrioventricular (NAV) e ramos direito e esquerdo do fascículo atrioventricular.
II- Fibras de Purkinje.
III- Nó Atrioventricular (NAV).
IV- Nó Sinoatrial (NSA).
A Somente a sentença IV está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina