Logo Passei Direto
Buscar
Uma Constituição pode ser classificada de acordo com diversos critérios. A que se refere ao modo de elaboração, quando o texto é fruto de um trabalho legislativo específico e reflete os valores de um momento específico da história, é uma constituição:
A histórica
B cesarista
C dogmática
D consuetudinária
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 24 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 24 horas

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao modo de elaboração da Constituição: A) Histórica - Refere-se a constituições que são resultado de um processo histórico e não necessariamente de um trabalho legislativo específico. B) Cesarista - Este termo não é comumente utilizado para classificar constituições em relação ao modo de elaboração. C) Dogmática - Refere-se a constituições que são elaboradas de forma sistemática e formal, geralmente em um único ato legislativo, refletindo valores de um momento específico da história. D) Consuetudinária - Refere-se a constituições que se baseiam em costumes e práticas, não em um texto legislativo específico. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se encaixa na descrição de uma constituição que é fruto de um trabalho legislativo específico e reflete os valores de um momento específico da história é: C) dogmática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A interpretação constitucional é importante matéria na busca pela compreensão do Texto Maior. Com relação a alguns de seus princípios, analise os itens a seguir. I. Por conta da origem das normas constitucionais e em razão da diferenciação entre Poder Constituinte e Poderes Constituídos, o princípio da supremacia da constituição significa a ocupação de uma posição hierárquica superior pelas normas constitucionais, em relação a toda e qualquer outra norma. II. Devido à sua feição meramente política, da Constituição não se deve atribuir o sentido que assegure maior eficácia e força normativa às suas disposições. III. É possível enxergar que na operação de interpretação das leis em conformidade com a Constituição, empreende-se uma interpretação constitucionalmente guiada da norma infraconstitucional e atribui-se um sentido à norma constitucional. Está correto o que se afirma em:
I. Por conta da origem das normas constitucionais e em razão da diferenciação entre Poder Constituinte e Poderes Constituídos, o princípio da supremacia da constituição significa a ocupação de uma posição hierárquica superior pelas normas constitucionais, em relação a toda e qualquer outra norma.
II. Devido à sua feição meramente política, da Constituição não se deve atribuir o sentido que assegure maior eficácia e força normativa às suas disposições.
III. É possível enxergar que na operação de interpretação das leis em conformidade com a Constituição, empreende-se uma interpretação constitucionalmente guiada da norma infraconstitucional e atribui-se um sentido à norma constitucional.
A I, II e III.
B I e II, apenas.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.
E I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina