Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal trata sobre a emenda à Constituição. Assim, conforme prevê a Constituição Federal sobre o assunto, assinalar a alternativa CORRETA:
A A Constituição poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.
B A emenda à Constituição será promulgada pela Câmara dos Deputados e pelo Presidente da República, com o respectivo número de ordem.
C A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
D A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
E A proposta será discutida e votada em cada Casa do Supremo Tribunal Federal, em um turno, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 24 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 24 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a emenda à Constituição, conforme previsto na Constituição Federal: A) A Constituição poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. - Esta alternativa está incorreta, pois a Constituição proíbe a emenda durante esses estados. B) A emenda à Constituição será promulgada pela Câmara dos Deputados e pelo Presidente da República, com o respectivo número de ordem. - Esta alternativa está incorreta, pois a promulgação é feita pelo Presidente da República e pelo Presidente do Senado, não pela Câmara dos Deputados. C) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. - Esta alternativa está incorreta, pois a proposta de emenda à Constituição deve ser aprovada por três quintos dos votos das Assembleias Legislativas, e não pela maioria relativa. D) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. - Esta alternativa está incorreta, pois a proposta rejeitada não pode ser reapresentada na mesma sessão legislativa. E) A proposta será discutida e votada em cada Casa do Supremo Tribunal Federal, em um turno, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. - Esta alternativa está incorreta, pois a proposta de emenda à Constituição é discutida e votada nas duas Casas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), e não no Supremo Tribunal Federal. Após a análise, parece que todas as alternativas apresentadas têm erros. No entanto, a alternativa que mais se aproxima do que é correto, considerando a estrutura de votação, é a E, mas com a correção de que se refere ao Congresso Nacional e não ao STF. Portanto, a alternativa correta, considerando a estrutura de votação, é a E, mas com a ressalva de que deve ser no Congresso Nacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A interpretação constitucional é importante matéria na busca pela compreensão do Texto Maior. Com relação a alguns de seus princípios, analise os itens a seguir. I. Por conta da origem das normas constitucionais e em razão da diferenciação entre Poder Constituinte e Poderes Constituídos, o princípio da supremacia da constituição significa a ocupação de uma posição hierárquica superior pelas normas constitucionais, em relação a toda e qualquer outra norma. II. Devido à sua feição meramente política, da Constituição não se deve atribuir o sentido que assegure maior eficácia e força normativa às suas disposições. III. É possível enxergar que na operação de interpretação das leis em conformidade com a Constituição, empreende-se uma interpretação constitucionalmente guiada da norma infraconstitucional e atribui-se um sentido à norma constitucional. Está correto o que se afirma em:
I. Por conta da origem das normas constitucionais e em razão da diferenciação entre Poder Constituinte e Poderes Constituídos, o princípio da supremacia da constituição significa a ocupação de uma posição hierárquica superior pelas normas constitucionais, em relação a toda e qualquer outra norma.
II. Devido à sua feição meramente política, da Constituição não se deve atribuir o sentido que assegure maior eficácia e força normativa às suas disposições.
III. É possível enxergar que na operação de interpretação das leis em conformidade com a Constituição, empreende-se uma interpretação constitucionalmente guiada da norma infraconstitucional e atribui-se um sentido à norma constitucional.
A I, II e III.
B I e II, apenas.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.
E I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina