Logo Passei Direto
Buscar
A neurocisticercose (NCC) é a infecção parasitária mais comum do sistema nervoso central (SNC), sendo causada pela larva da T. solium. De uma forma geral, o ciclo da doença compreende o homem como hospedeiro definitivo da T. solium, e os suínos como hospedeiros intermediários, infectados pela forma larvária.
Sobre essa patologia, é incorreto afirmar:
a) A epilepsia é a síndrome que não aparece na neurocisticercose parenquimatosa.
b) Nas formas parenquimatosas, pode ser assintomática ou sintomática com lesões neuropsicológicas, podendo haver manifestações cognitivas mínimas até demências graves.
c) A ação patogênica do parasito no sistema nervoso (SN) ocorre por efeito mecânico provocado pelo volume e localização da vesícula, levando ao bloqueio do sistema ventricular e suas consequências: hipertensão intracraniana (HIC) e hidrocefalia.
d) Os antígenos tóxicos da larva do cisticerco produzem reação inflamatória que, durante a instalação da doença, pode manifestar-se com diversas apresentações neurológicas, e até mesmo pacientes com cistos calcificados podem desenvolver epilepsia.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 22 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 22 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a afirmação incorreta sobre a neurocisticercose: a) A epilepsia é a síndrome que não aparece na neurocisticercose parenquimatosa. - Esta afirmação é incorreta, pois a epilepsia é uma das manifestações mais comuns na neurocisticercose parenquimatosa. b) Nas formas parenquimatosas, pode ser assintomática ou sintomática com lesões neuropsicológicas, podendo haver manifestações cognitivas mínimas até demências graves. - Esta afirmação está correta, pois a neurocisticercose pode variar em gravidade. c) A ação patogênica do parasito no sistema nervoso (SN) ocorre por efeito mecânico provocado pelo volume e localização da vesícula, levando ao bloqueio do sistema ventricular e suas consequências: hipertensão intracraniana (HIC) e hidrocefalia. - Esta afirmação também está correta, pois descreve bem os efeitos da infecção. d) Os antígenos tóxicos da larva do cisticerco produzem reação inflamatória que, durante a instalação da doença, pode manifestar-se com diversas apresentações neurológicas, e até mesmo pacientes com cistos calcificados podem desenvolver epilepsia. - Esta afirmação está correta, pois reflete a complexidade das reações inflamatórias e suas consequências. Portanto, a alternativa incorreta é a) A epilepsia é a síndrome que não aparece na neurocisticercose parenquimatosa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a teníase/cisticercose, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) O complexo teníase/cisticercose constitui-se de duas entidades mórbidas distintas, causadas pela mesma espécie de cestódeo, em fases diferentes do seu ciclo de vida. A teníase é provocada pela presença da forma adulta da T. solium ou da T. saginata no intestino delgado do homem. A cisticercose é causada pela larva da T. solium nos tecidos, ou seja, é uma enfermidade somática. A teníase é uma parasitose intestinal que pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, flatulência, diarreia ou constipação.
( ) T. saginata é a tênia da carne de porco e a T. solium é a da carne bovina. Esses dois cestódeos causam doença intestinal (teníase) e os ovos da T. solium desenvolvem infecções somáticas (cisticercose).
( ) A teníase é adquirida através da ingesta de carne de boi ou de porco malcozida, que contém as larvas. Quando o homem ingere, acidentalmente, os ovos de T. solium, adquire a cisticercose.
( ) O homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da T. solium e da T. saginata. O suíno ou o bovino são os hospedeiros intermediários, por apresentarem a forma larvária em seus tecidos.
( ) As complicações da cisticercose são obstrução do apêndice, colédoco e ducto pancreático. E da teníase, deficiência visual, loucura, epilepsia, entre outros.
a) V – F – F – V – V
b) F – V – F – F – V
c) V – F – V – V – F
d) F – V – V – F – F

Mais conteúdos dessa disciplina