Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros
As famílias são consideradas sistemas abertos, dinâmicos e complexos. Ao atuarem na perspectiva do território, as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) podem compreender de forma mais adequada o contexto de vida e de saúde das famílias acompanhadas, bem como as possíveis disfuncionalidades que prejudicam o bem-estar biopsicossocial dos seus membros (BRASIL, 2012)
Em relação à família enquanto objeto de intervenção, é correto afirmar que:
a. o chamado “ciclo vital” diz respeito às diversas etapas pelas quais as famílias passam, assim como aos desafios e tarefas a serem cumpridos em cada etapa
b. as equipes de atenção primária à saúde devem organizar as ações de cuidado às famílias, tomando por base uma abordagem essencialmente tecnicista
c. o contexto social, econômico e político no qual a família e seus membros estão inseridos são irrelevantes na organização do cuidado por parte das equipes de saúde
d. o estudo do chamado “ciclo vital” das famílias impede que as equipes e profissionais de saúde construam uma visão panorâmica e focal, simultaneamente
e. as famílias que possuem muitas conexões com a comunidade e entre seus membros são aquelas que necessitam de maior investimento das equipes de saúde
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 22 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 22 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à família enquanto objeto de intervenção na Atenção Primária à Saúde: a) O chamado “ciclo vital” diz respeito às diversas etapas pelas quais as famílias passam, assim como aos desafios e tarefas a serem cumpridos em cada etapa. - Esta afirmação está correta, pois o ciclo vital realmente aborda as fases da vida familiar e os desafios associados. b) As equipes de atenção primária à saúde devem organizar as ações de cuidado às famílias, tomando por base uma abordagem essencialmente tecnicista. - Esta afirmação é incorreta, pois a abordagem na APS deve ser mais holística e considerar o contexto da família, não apenas uma visão tecnicista. c) O contexto social, econômico e político no qual a família e seus membros estão inseridos são irrelevantes na organização do cuidado por parte das equipes de saúde. - Esta afirmação é falsa, pois o contexto é fundamental para entender as necessidades de saúde da família. d) O estudo do chamado “ciclo vital” das famílias impede que as equipes e profissionais de saúde construam uma visão panorâmica e focal, simultaneamente. - Esta afirmação é incorreta, pois o estudo do ciclo vital pode, na verdade, ajudar a construir uma visão mais abrangente. e) As famílias que possuem muitas conexões com a comunidade e entre seus membros são aquelas que necessitam de maior investimento das equipes de saúde. - Esta afirmação é questionável, pois famílias com boas conexões geralmente têm mais suporte e podem não necessitar de tanto investimento. Diante da análise, a alternativa correta é: a) o chamado “ciclo vital” diz respeito às diversas etapas pelas quais as famílias passam, assim como aos desafios e tarefas a serem cumpridos em cada etapa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No cotidiano dos serviços de saúde, os trabalhadores demandam um olhar diferenciado, que considere as relações entre o trabalho que desenvolvem e/ou desenvolveram e o seu processo saúde-doença (BRASIL, 2018, p.17). Nesse sentido, a Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel fundamental, enquanto principal porta de entrada para o sistema de saúde.
Sobre a APS e sua relação com a Saúde do Trabalhador (ST), é correto afirmar que
A) as ações desenvolvidas pela APS no território não contemplam a identificação da população trabalhadora, tampouco o seu perfil sócio-ocupacional.
B) a notificação de agravos relacionados ao trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) pode ser realizada no âmbito da APS.
C) as equipes de atenção primária são dispensadas de acompanhar usuários em seu território, caso estes se encontrem em situação de domiciliação do trabalho.
D) a APS é proibida de emitir o laudo de exame médico da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), sendo, nesse caso, necessário um serviço especializado.
E) devido à especificidade da área, não é recomendado incorporar conteúdos de ST nas estratégias de educação permanente para as equipes de atenção primária.

Mais conteúdos dessa disciplina