Logo Passei Direto
Buscar
Com relação ao catabolismo das proteínas, assinale a alternativa que julgar incorreta.
Os aminoácidos são degradados quando não são necessários para a síntese de novas moléculas, já que não temos reservas de aminoácidos livres no organismo.
Quando a quantidade de aminoácidos ingerida é maior que a necessária, então o excesso é catabolizado, já que o corpo não é capaz de estocar aminoácidos.
Quando a oferta de calorias na dieta é baixa, a degradação de aminoácidos pode aumentar para fornecer energia ao organismo.
A deaminação é a transferência da amônia entre dois aminoácidos e é um processo necessário para que essa substância tóxica não alcance a corrente sanguínea.
A retirada do nitrogênio dos aminoácidos é necessária para que o seu esqueleto carbônico possa ser usado no metabolismo energético.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 22 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 22 horas

A alternativa incorreta é: "A deaminação é a transferência da amônia entre dois aminoácidos e é um processo necessário para que essa substância tóxica não alcance a corrente sanguínea." Na verdade, a deaminação é o processo de remoção do grupo amino de um aminoácido, resultando na formação de amônia, que é uma substância tóxica. A amônia é então convertida em ureia no fígado para ser excretada pelos rins. A transferência de amônia entre aminoácidos é realizada por meio de um processo chamado transaminação, não deaminação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A substância que converte o pepsinogênio (forma inativa) em pepsina (forma ativa) no estômago é:
Lipase gástrica
Bicarbonato
Ácido hidroclorídrico
Sais biliares
Suco pancreático

A substância secretada pelas células epiteliais presentes no intestino delgado, responsável pelo estímulo às secreções biliodigestivas e promoção da digestão de proteínas e lipídeos, é denominada:
Quimiotripsinogênio
Proelastase
Tripsinogênio
Pepsinogênio
Colecistoquinina

O balanço nitrogenado equilibrado é a diferença entre o nitrogênio ingerido através das proteínas dietéticas e a quantidade de nitrogênio excretada após o processo de digestão e absorção. Dados de um estudo divulgado no livro Nutritional Management of Renal Disease apontam que quase todo o nitrogênio no corpo é encontrado nas proteínas, então, por isso, as técnicas clássicas de balanço de nitrogênio são uma ferramenta poderosa, sensível e usualmente precisa para poder avaliar a resposta nutricional e metabólica e mudanças no estado nutricional.
Baseado na passagem acima, selecione a alternativa que não é um exemplo de um estado de balanço nitrogenado negativo:
Gestação
Queimados
Neoplasia
Desnutrição
Jejum prolongado

Mais conteúdos dessa disciplina