Buscar

provas e títulos

Em que momento do concurso público um candidato pode  ingressar com um mandado de segurança ?antes ou depois da apresentação de provas e títulos?

💡 3 Respostas

User badge image

Vinicius Gomes

O mandado de segurança poderá ser impetrado sempre quando alguém tiver seu direito liquido e certo lesado ou na eminencia de ser lesado. Considerando o isto deve se pensar quando o direito foi lesado, se antes ou depois da presentação de provas e títulos. Há que se falar que o mesmo tem um prazo de 120 dias (prazo decadencial) a partir da do conhecimento do fato.

0
Dislike0
User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

O mandado de segurança se baseia em dar a segurança ante a um ato coator de uma autoridade: a partir do ato coator e da ciência deste se corre o prazo de 120 dias para impetrar o MS. Não importa o momento do processo administrativo, mas sim o ato a ser impugnado para evitar demais danos.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

 A impetração de Mandado de Segurança independe do momento do concurso. A rigor, o que se exige é que o candidato, assim como qualquer pessoa, tenha sofrido violação de direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, e que a impetração do MS se dê no prazo de 120 dias da ocorrência da violação, nos termos da Lei 12.016/2009:

Art. 1o  Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça. 

Art. 23.  O direito de requerer mandado de segurança extinguir-se-á decorridos 120 (cento e vinte) dias, contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais