Observe a ilustração e o gráfico em seguida:
lustração 1
MARANHÃO, Francisco de Assis. Vamos ler, ouvir, falar o escrover, 5* Sório, ISEB, 1975, P.108.
Gráfico 1
população total e das mulheres de cor ou raça preta e parda na categoria de trabalhadoras doméstica, segundo as Grandes Regiões - 2008
77,9
81,6
71,9
77,6
60,9
51,5
57,1
42.9
56,7
56,5
21,4
31,9
Brasil
Norte
Nordeste
Mulheres de cor ou raça preta e parda na população total
Sudeste
Sul
Mulheres de cor ou raça preta e parda na categoria de trabalhadoras domésticas
Centro-Oeste
Fonte: IBGE, 2009.
A primeira ilustração é de um livro didático muito antigo, de 1975, enfatizando a figura de uma negra na posição de empregada doméstica. Os dados são recentes, de 2009, e confirmam que a maioria das mulheres negras ocupa cargo de doméstica. Com base nessas informações, reflita a respeito das seguintes afirmações:
1- Não é possível estabelecer relação entre a ilustração e o gráfico apresentados, pois, no livro didático, trata-se de uma situação fictícia e, no gráfico do IBGE, os dados são levantados a partir da realidade.
II - Professores devem estar atentos para os estereótipos presentes nos livros didáticos, uma vez que suas ilustrações podem expressar, induzir ou reforçar preconceitos raciais.
Ill - Tanto a ilustração quanto o gráfico indicam que são as mulheres negras quem continuam a desempenhar, em sua maioria, as tarefas domésticas no Brasil, como uma espécie de "continuidade" da condição das escravas negras do
Brasil colonial.
IV - Em todas as regiões do Brasil, as mulheres negras continuam a desempenhar as funções domésticas nos lares brasileiros, ou seja, o número de mulheres negras ocupando cargo de empregada doméstica é sempre superior à média em cada região.
V - No Brasil, vivemos uma democracia racial, visto sermos um país mestiço, em que as diferentes raças e etnias conviver e misturam-se de maneira harmoniosa.
Assinale apenas as afirmações corretas:
A - 1, III, V e V.
B - II, IV e V.
C - II, Ill e IV.
D - 1,lle IV.
E - 1, II, III, IV e V.
Ed
há 6 dias
Vamos analisar cada uma das afirmações: 1. Não é possível estabelecer relação entre a ilustração e o gráfico apresentados, pois, no livro didático, trata-se de uma situação fictícia e, no gráfico do IBGE, os dados são levantados a partir da realidade. Falso, pois a ilustração e o gráfico podem sim estabelecer uma relação, já que ambos tratam da representação das mulheres negras no contexto de trabalho doméstico. II - Professores devem estar atentos para os estereótipos presentes nos livros didáticos, uma vez que suas ilustrações podem expressar, induzir ou reforçar preconceitos raciais. Verdadeiro, essa afirmação é correta e reflete a importância de uma análise crítica dos materiais didáticos. III - Tanto a ilustração quanto o gráfico indicam que são as mulheres negras quem continuam a desempenhar, em sua maioria, as tarefas domésticas no Brasil, como uma espécie de "continuidade" da condição das escravas negras do Brasil colonial. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois aponta para a continuidade histórica da ocupação de mulheres negras em funções domésticas. IV - Em todas as regiões do Brasil, as mulheres negras continuam a desempenhar as funções domésticas nos lares brasileiros, ou seja, o número de mulheres negras ocupando cargo de empregada doméstica é sempre superior à média em cada região. Falso, pois a afirmação é muito generalizada e não necessariamente verdadeira para todas as regiões. V - No Brasil, vivemos uma democracia racial, visto sermos um país mestiço, em que as diferentes raças e etnias convivem e misturam-se de maneira harmoniosa. Falso, essa afirmação é uma visão idealizada e não reflete a realidade das desigualdades raciais que ainda persistem no Brasil. Com base nas análises, as afirmações corretas são II e III. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmações verdadeiras é: C - II, III e IV.