Logo Passei Direto
Buscar
Partindo da prática reflexiva apresentada por Schön (1992), Maurice Tardif (2000) intensifica em seus estudos a necessidade de se ampliar o espaço de formação do professor para a prática. A rigor, cabe destacar que: Os cursos de formação para o magistério são globalmente idealizados segundo um modelo aplicacionista do conhecimento: os alunos passam um certo número de anos a assistir a aulas baseadas em disciplinas e constituídas de conhecimentos proposicionais. Em seguida, ou durante essas aulas, eles vão estagiar para “aplicarem” esses conhecimentos. Enfim, quando a formação termina, eles começam a trabalhar sozinhos, aprendendo seu ofício na prática e constatando, na maioria das vezes, que esses conhecimentos proposicionais não se aplicam bem na ação cotidiana (Tardif, 2000, p. 18).
Com base nos escritos de Tardif (2000) referente à formação docente, assinale a alternativa correta.
a. O conceito “aplicacionista” apresentado por Tardif (2000) demonstra o vínculo existente entre a teoria e a prática proposta no componente curricular.
b. Segundo Tardif, a formação de professores está calcada na teoria, o que vem reforçando positivamente a atuação dos professores na sala de aula.
c. Tardif (2000) ressalta a importância da divisão dos cursos de licenciatura em dois momentos: o momento do conhecimento propositivo trabalhado nas disciplinas teóricas e o momento do estágio.
d. Tardif (2000) apresenta uma crítica direcionada ao modelo dos cursos de formação de professores, identificando-os como “aplicacionista”, ou seja, um modelo que desvinculava a teoria da prática.
e. Para Tardif (2000), os estágios presentes no currículo formativo são suficientes para o aluno poder vincular a teoria com a prática pedagógica.
User badge image
Portuguesando

há 1 hora

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 1 hora

Vamos analisar as alternativas com base nos escritos de Tardif (2000) sobre a formação docente: a. O conceito “aplicacionista” apresentado por Tardif (2000) demonstra o vínculo existente entre a teoria e a prática proposta no componente curricular. - Esta alternativa não está correta, pois o modelo aplicacionista é criticado por desvincular a teoria da prática. b. Segundo Tardif, a formação de professores está calcada na teoria, o que vem reforçando positivamente a atuação dos professores na sala de aula. - Esta alternativa também não é correta, pois Tardif critica a formação que se baseia apenas na teoria. c. Tardif (2000) ressalta a importância da divisão dos cursos de licenciatura em dois momentos: o momento do conhecimento propositivo trabalhado nas disciplinas teóricas e o momento do estágio. - Embora Tardif mencione essa divisão, a crítica é mais profunda e não se limita a essa descrição. d. Tardif (2000) apresenta uma crítica direcionada ao modelo dos cursos de formação de professores, identificando-os como “aplicacionista”, ou seja, um modelo que desvinculava a teoria da prática. - Esta alternativa está correta, pois reflete a crítica central de Tardif ao modelo de formação docente. e. Para Tardif (2000), os estágios presentes no currículo formativo são suficientes para o aluno poder vincular a teoria com a prática pedagógica. - Esta alternativa não é correta, pois Tardif argumenta que os estágios não são suficientes para essa vinculação. Portanto, a alternativa correta é: d. Tardif (2000) apresenta uma crítica direcionada ao modelo dos cursos de formação de professores, identificando-os como “aplicacionista”, ou seja, um modelo que desvinculava a teoria da prática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 2002, são publicadas pelo CNE, duas resoluções que tratam da formação de professores, buscando contribuir no processo de compreensão da prática como um componente curricular, inclusive definindo a carga horária mínima destinada à prática e ao estágio. Desse modo, a Resolução n.º 2/2002 define a carga horária mínima de 2.800 horas para os cursos de licenciatura, explicitando o foco na relação teoria e prática ao apresentar a distribuição dessa carga horária entre os seus componentes curriculares.
Considerando o Art.1 da Resolução n°2/2002, analise as asserções abaixo assinalando a correta:
I- A Resolução n.° 2/2002 estabelece 1200 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico cultural;
II- A Resolução n.° 2/2002 estabelece 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais;
III- A Resolução n.° 2/2002 estabelece 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;
IV- A Resolução n.° 2/2002 estabelece 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso;
V- A Resolução n.° 2/2002 estabelece 600 (seiscentas) horas de aulas para os conteúdos complementares de natureza cultural.
a. Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
e. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Na unidade II destaca-se que os Pareceres do Conselho Nacional de Educação – Câmara Plena (CNE/CP) n. 28 e n. 9, de 2001, que fundamentaram as Resoluções CNE/CP n. 1 e 2, de 2002, discutem a prática como componente curricular no contexto da formação de professores da Educação Básica. Nesses documentos, tanto a prática como o estágio são momentos para trabalhar a reflexão sobre a atividade profissional.
Diante disso, assinale a alternativa correta.
a. A Resolução CNE/CP n. 2/2002, determina que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados ao trabalho de reflexão sobre a atividade profissional, nesse momento a prática deve limitar-se a um espaço isolado do ambiente educacional.
b. A prática como componente curricular está associada aos aprendizados das teorias formativas da docência, tendo a pesquisa teórica como eixo principal para a formação de professores.
c. A Resolução CNE/CP n. 2/2002, determina que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados ao trabalho de reflexão sobre a atividade profissional, entretanto, a prática não deve limitar-se a um espaço isolado, tampouco ser reduzida ao estágio.
d. A formação pautada unicamente por meio da teoria é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, tornando-se elemento essencial para o desenvolvimento da habilidade investigativa e contribuindo para a sua formação profissional, artística, científica e política.
e. Os pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP) n. 28 e n. 9, de 2001, que fundamentaram as Resoluções CNE/CP n. 1 e 2, de 2002, discutem a prática como componente curricular no contexto da formação dos alunos inseridos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Mais conteúdos dessa disciplina