Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros
Em 1988 foi identificado o primeiro receptor canabinóide, posteriormente denominado receptor endocanabinóide 1 (CB1). Em 1993, um segundo receptor foi descoberto e designado receptor endocanabinóide 2 (CB2). Ambos os receptores pertencem à família de proteínas de membrana celular acopladas às proteínas Gi/o. A distribuição tecidual dos receptores CB1, principalmente nos gânglios da base, cerebelo, hipocampo, córtex, medula espinhal e em nervos periféricos, explica a maior parte dos efeitos psicotrópicos das substâncias endocanabinóides. Os receptores CB2 são encontrados nas células do sistema imune, o que em parte pode explicar os efeitos dessas substâncias sobre a dor e a inflamação.

(LESSA, M. A.; CAVALCANTI, I. L.; FIGUEIREDO, N. V.. Derivados canabinóides e o tratamento farmacológico da dor. Revista Dor, v. 17, n. 1, p. 47–51, jan. 2016.)

Por promoverem sensações de relaxamento e bem-estar são utilizados em decorrência das suas propriedades ansiolíticas. Sobre os efeitos ansiolíticos da Cannabis, assinale a alternativa correta:
O uso excessivo de THC não causa efeitos tóxicos comparando com as outras substâncias ansiolíticas normalmente utilizadas, sendo então uma opção mais segura. Nem todos os usuários de cannabis experimentam efeitos ansiolíticos, e em algumas pessoas, o uso da cannabis pode aumentar a ansiedade. Pelo uso recente desta substância pouco se conhece sobre o seu efeito ansiolítico. O THC (tetraidrocanabinol), representa o princípio ativo da Cannabis sativa e representa o responsável pelo efeito ansiolítico. Certos componentes presentes na cannabis como o THC podem conferir atividade ansiogênica
User badge image
Thayanne Cruz

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre os efeitos ansiolíticos da Cannabis: 1. O uso excessivo de THC não causa efeitos tóxicos comparando com as outras substâncias ansiolíticas normalmente utilizadas, sendo então uma opção mais segura. - Esta afirmação é enganosa, pois o uso excessivo de THC pode sim causar efeitos adversos e não é necessariamente mais seguro que outras substâncias ansiolíticas. 2. Nem todos os usuários de cannabis experimentam efeitos ansiolíticos, e em algumas pessoas, o uso da cannabis pode aumentar a ansiedade. - Esta afirmação é verdadeira. A resposta à cannabis pode variar entre os indivíduos, e em alguns casos, pode até aumentar a ansiedade. 3. Pelo uso recente desta substância pouco se conhece sobre o seu efeito ansiolítico. - Embora a pesquisa sobre cannabis esteja em crescimento, já existem estudos que demonstram seus efeitos ansiolíticos, portanto, essa afirmação não é precisa. 4. O THC (tetraidrocanabinol), representa o princípio ativo da Cannabis sativa e representa o responsável pelo efeito ansiolítico. - Embora o THC tenha propriedades ansiolíticas, não é o único componente da cannabis que pode ter esse efeito, e a afirmação é um tanto simplista. 5. Certos componentes presentes na cannabis como o THC podem conferir atividade ansiogênica. - Esta afirmação é verdadeira, pois o THC pode, em algumas pessoas, causar aumento da ansiedade. Após essa análise, a alternativa correta é: "Nem todos os usuários de cannabis experimentam efeitos ansiolíticos, e em algumas pessoas, o uso da cannabis pode aumentar a ansiedade."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina